O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

7 min para ler 34 Compartilhado 80 Comentários

Xperia Z5 vs. Galaxy S6 Edge: o melhor smartphone do ano ganhou um concorrente à altura?

O Sony Xperia Z5 é um dos últimos grandes lançamentos de 2015. HTC, Samsung, LG, Huawei e Motorola já apresentaram suas artilharias para o segundo semestre do ano. A Sony optou em lançar um novo dispositivo para a série Xperia Z poucos meses após o lançamento mundial do Xperia Z3 Plus. Resolvemos comparar a estrela da Sony com o Galaxy S6 Edge, da Samsung. Será que o Xperia Z5 consegue ofuscar o gigante sul-coreano? Confira a seguir.

Xperia Z5 vs. Galaxy S6 Edge: Design e acabamento

Ambos os dispositivos compartilham dos mesmos materiais em sua construção: vidro e alumínio. Podemos dizer que a construção de ambos é bastante semelhante, incluindo o tamanho de tela escolhido por esses fabricantes (diferença de 0,1 polegada). A Sony ainda não otimizou as bordas de seus dispositivos, fazendo com que o modelo japonês seja ligeiramente maior do que o Galaxy S6 Edge.

sony xperia z5 vs samsung galaxy s6 edge back
Duas combinações de alumínio com vidro. / © ANDROIDPIT

Deixando essas semelhanças de lado, podemos dizer que cada fabricante trabalhou alguns aspectos de seus projetos de maneira diferente, como o Xperia Z5, que possui linhas mais retas e botões físicos diferentes do Galaxy S6 Edge. O modelo da Sony está em sua quinta geração e não apresenta mudanças drásticas, enquanto a Samsung, além de substituir o plástico por vidro, trouxe uma nova abordagem visual para o integrante da linha Galaxy S.

sony xperia z5 vs samsung galaxy s6 edge side 3
Galaxy S6 sem slot para microSD. / © ANDROIDPIT

A Samsung, por sua vez, decidiu realizar algumas mudanças nas características visuais da linha Galaxy S. Para obter uma aparência mais premium, a tampa traseira do Galaxy S6 Edge não é removível e o suporte para cartões microSD foi abandonado. Com o Galaxy S6 Edge, a empresa iniciou uma mudança em sua filosofia de design, entretanto, para atingir um resultado quase impecável a remoção de características consagradas da série foi sacrificada.

sony xperia z5 vs samsung galaxy s6 edge side
O botão de energia com leitor de impressões digitais do Xperia Z5 (abaixo) ao lado direito. / © ANDROIDPIT

Ambos os dispositivos contam com um excelente acabamento, e foram projetados com objetivos diferentes: o Xperia Z5 é a continuação da série Xperia Z com poucas mudanças, enquanto o Galaxy S6 Edge representa uma mudança na personalidade da linha Galaxy S.

Xperia Z5 vs. Galaxy S6 Edge: Tela

A tela do Xperia Z5 não ultrapassa o necessário para oferecer uma experiência de alta qualidade ao usuário. O dispositivo possui tela de 5,2 polegadas LCD IPS, com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e 424 ppi. A resolução pode ser decepcionante para os usuários que esperavam por números maiores. Inclusive, o preço de 699 euros (aproximadamente R$ 2949,00) cobrado pelo Xperia Z5 não faz jus ao que o dispositivo oferece em matéria de experiência de exibição.

A tela é o grande diferencial do Galaxy S6 Edge, pois temos uma continuidade do display nas laterais direita e esquerda do celular (dual-edge). A tela do S6 Edge possui um tamanho de 5,1 polegadas, com resolução QHD (2560 x 1440 pixels), e densidade de pixels por polegada de 577 ppi. A tecnologia de tela utilizada pela Samsung é a Super AMOLED, que confere uma exibição de cores mais vívidas e alto nível de contraste.

sony xperia z5 vs samsung galaxy s6 edge screen
Xperia Z5 vs. Galaxy S6 Edge.  / © ANDROIDPIT

O painel do Galaxy S6 Edge é um dos melhores entre os smartphones Android, e seu preço, internacionalmente, é compatível com o Sony Xperia Z5. A diagonal de 5,1 polegadas é excelente para acomodar a resolução QuadHD. Além disso, a eficiência energética proporcionada pela tecnologia AMOLED compensa um pouco a alta densidade de pixels exibida pela tela do modelo.

Xperia Z5 vs. Galaxy S6 Edge: Software e funções especiais

Os recursos especiais são o que diferenciam um modelo do outro. A existência desses recursos contribuem na hora do usuário escolher um desses dispositivos, visto que o trabalho realizado pela Sony não é igual aos recursos entregues pela Samsung. Funções exclusivas, ao menos para os fabricantes, são um chamariz para atrair novos usuários e manter a base de fãs da marca ativa.

Ambos os dispositivos possuem um escâner para impressão digital. A Sony abrigou o botão ao lado direito, enquanto a Samsung o trouxe junto ao botão home característico da linha Galaxy S.

sony xperia z5 vs samsung galaxy s6 edge fingerprint scanner
Os sensores de impressão digital posicionados em lugares diferentes. / © ANDROIDPIT

O Galaxy S6 Edge possui alguns aplicativos úteis embarcados na interface TouchWiz, como o S-Health e o S-Voice. Entretanto, esses aplicativos foram introduzidos em outras gerações da linha Galaxy S, e não são uma exclusividade do dispositivo.

A Sony investe em recursos já conhecidos, como a possibilidade de utilizar o Xperia Z5 conectado ao PlayStation 4. Além disso, a proteção à prova d'água (IP68) é um diferencial que também está presente em seus predecessores.

Xperia Z5 vs. Galaxy S6 Edge: Performance

O desempenho do Galaxy S6 Edge é impecável e, diga-se de passagem, um dos melhores entre os dispositivos rodando com Android, que só foi superado com a chegada do Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge+, que compartilham do mesmo processador (Exynos 7420 de 64 bits), mas com 4 GB de RAM. O S6 Edge possui 3 GB de memória RAM, com boa fluidez durante a operação do sistema e em multitarefa.

O Sony Xperia Z5 oferece um bom processamento graças ao Snapdragon 810 (também utilizado no Xperia Z3+) e 3 GB de memória RAM. No entanto, o processador apresenta um ligeiro problema de aquecimento, embora ele seja um dos mais potentes da categoria. Esse inconveniente de superaquecimento ficou mundialmente conhecido com o episódio da câmera do Xperia Z3+, que parava de funcionar após alguns segundos de seu início.

sony xperia z5 vs samsung galaxy s6 edge usb
É difícil superar o desempenho do Galaxy S6 Edge (acima)./ © ANDROIDPIT

Porém, o aquecimento ocasionado no Xperia Z3+ pode ser uma exceção, visto que no OnePlus 2 (também com Snapdragon 810) esse problema é menos perceptível. A Sony realizou algumas otimizações no software do Xperia Z5 para driblar o superaquecimento e, mesmo que o dispositivo se aqueça, nenhum aplicativo é fechado inesperadamente. O Snapdragon 810 é um processador complexo e eficiente, capaz de concorrer com o Exynos 7420 em algumas situações.

Xperia Z5 vs Galaxy S6 Edge: Câmera

O novo Sony Xperia Z5 tem um sensor diferente dos seus antecessores. O número de megapixels se expandiu para 23 na câmera principal, e foi incluída uma nova tecnologia para estabilização de imagem que funciona muito bem.

sony xperia z5 vs samsung galaxy s6 edge camera
Dois sensores fabricados pela Sony: 23 MP (esquerda) e 16MP (direita). / © ANDROIDPIT

Conforme já mencionamos em outros artigos, o número de megapixels nem sempre é o item mais importante em um dispositivo, visto que o Galaxy S6 Edge captura imagens excelente através de sensor de 16 MP. Esse número foi ultrapassado por alguns concorrentes, como o Moto X Play e o Xperia Z3, ms nenhum eles foi capaz de apresentar resultados tão bons quanto o S6 Edge.

Precisaremos realizar testes mais preciso com a nova câmera do Xperia Z5, e atualizaremos este artigo mais novas informações me breve.

Xperia Z5 vs. Galaxy S6 Edge: Bateria

A Sony e a Samsung estão se esforçando para reduzir o tamanho de suas baterias em prol do design de seus dispositivos. Ainda assim, ambos os dispositivo não decepcionam quando o assunto é autonomia de bateria.

A Sony sempre apresentou resultados satisfatórios com os dispositivos da séria Xperia Z, mesmo com a redução da capacidade entre o Xperia Z2 e o Xperia Z3+. Com o Xperia Z5, a Sony está prometendo autonomia para dois dias inteiros em uso moderado. Teremos que realizar testes mais aprofundados para comprovar essa autonomia prometida pela fabricante.

Xperia Z5 vs. Galaxy S6 Edge: Especificações técnicas

Sony Xperia Z5 vs. Samsung Galaxy S6 – Especificações Técnicas

  Sony Xperia Z5 Samsung Galaxy S6
Dimensões: 146 x 72 x 7,5 mm 143,4 x 70,5 x 6,8 mm
Peso: 157 g 138 g
Tamanho da bateria: 2900 mAh 2550 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas 5,1 polegadas
Tecnologia da tela: LCD AMOLED
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi) 2560 x 1440 pixels (576 ppi)
Câmera frontal 5,1 megapixels 5 megapixels
Câmera traseira 23 megapixels 16 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop 5.0.2 - Lollipop
Interface: Xperia UI TouchWiz
RAM: 3 GB 3 GB
Memória interna: 32 GB 32 GB
64 GB
128 GB

Memória removível: microSD Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 810 Samsung Exynos 7420
Número de núcleos: 8 8
Velocidade máx. 2 GHz 2,1 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Xperia Z5 vs Galaxy S6 Edge: Conclusão preliminar

A incapacidade da Sony em apresentar um modelo realmente inovador é chocante. O Xperia Z5 é um ótimo dispositivo, mas não compete em pé de igualdade com o Galaxy S6 Edge, principalmente na corrida pelo melhor smartphone Android do ano. Entretanto, a Sony é capaz de anunciar o Xperia Z6 dentro de alguns meses com novas otimizações e poucas inovações. Talvez até lá a empresa japonesa tenha aprendido algo com o lançamento do Xperia Z5, e resolva disponibilizar um novo dispositivo que seja capaz de desbancar o atual líder da indústria. Até lá, meu voto fica com o S6 Edge.

Este artigo será atualizado em breve com novas informações. Feito em parceria com o editor Sergio Colado, do AndroidPIT.es.

34 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Augusto Gaffga 4/set/2015

    Sem dúvida o Z5 será muitoooo melhor que o galaxy... tenho z1 que comprei a dois anos quando comparo com galaxy s5 só tenho felicidades... Meu z1 ficou mais rápido e fluido com o tempo... Já o s5 com o tempo ficou engasgando... As atualizações o tornaram cada vez melhor... No modo ultra stamina a bateria dura dois dias quando chega aos 20%.., só tenho alegrias com meu celular.... Só paga 4000 num galaxy que nunca teve um Sony.

  • Dennys Martins Macedo 3/set/2015

    xperia z5: Melhor bateria, a prova de agua, suporte a micro SD, provavelmente uma camera melhor (pelos testes apresentados até agora...), não vejo pq o s6 edge ganharia, se é pra contar apenas o desempenho, o s6 edge é sim mais bruto mas nao quer dizer que o z5 seja lento ou trave. O povo fala que o z5 nao teve inovação por causa do fracasso do z4 que teve poucas melhorias em relação ao z3 , que "prejudicou" o upgrade considerável do z5, até pq acredito que se o z4 tivesse esse upgrade do z5 em relação ao z3, o povo enxergaria com outros olhos. Minha opiniao, #Z5Wins

  • Igor Henrique 4/set/2015

    A incapacidade da Sony em apresentar um modelo realmente inovador é chocante.

    VSF ANDROIDPIT

  • Diêgo Alves 4/set/2015

    Acho que o Z5 sai na frente por apresentar algo nunca visto num smartphone, a tela 4k e a grande maioria das novidades apresentadas pela Samsung na linha S6 em design, a Sony já trazia desde o Xperia Z1. Gostei muito do Galaxy S6 edge, mas ainda considero os modelos da Sony mais interessantes por ter câmeras, design e bateria superiores.

  • Heitor Glauber 4/set/2015

    Legal, o design da Sony sempre foi premiado e admirado em todo o mundo. Contrário a isso o da Samsung era sempre criticado pelo material entregado, principalmente em celulares que se diziam "premium". Samsung foi lá e empregou os mesmos materiais que a Sony já utilizava desde o Zq, mudança radical para uma marca que estava realmente precisando mudar o visual horrível que tinha, ok, tudo bem... Agora me diz pq que a Sony tem que fazer uma mudança radical, como fez a Samsung, em um celular premium, com design estilso e diferenciado? Na minha opinião, não é de hoje que a Sony tem o melhor design em Smartphones no mercado, até hoje ainda não vi nenhum celular bater o design da Japonesa. Já vi todos esses lançamentos de 2015, menos é claro, o Z5, pois trabalho nas Casas Bahia! Então, por que pacas há a necessidade de mudar esse design lindo da Sony? Eu sei, isso é só implicância de gente que ver o fracasso da Marca, pq quem admira está muito satisfeito com o que tem visto.

80 Comentários

Escreva um comentário:

  • Após vender celulares por 9 anos, não troco Sony por nada!


  • São ótimos dispositivos, mas acho o Sony com acabamento menos frágil e por isso é o meu preferido.


  • fico em dúvida. qual eh melhor??


  • Achei o comparativo bastante tendencioso. Acredito que ambos são ótimos aparelhos, MAS, ainda assim acho o Z5 vence essa disputa disparado. sinceramente o próprio texto mostra isso mas o autor sempre deu um jeito de minimizar o Z5 e exaltar o S6, parece discurso político onde o candidato ta fazendo merd@ mas o eleitor insiste em enxergar coisa boa. #Z5WINS


  • Sempre sofri com os Samsung com travamentos falta de memoria erros inesperados e bateria durar metade do dia kkkk dai comprei um Xperia c e gostei mto, agr tenho o z2 ta top de linha mas quando exijo um pouco mais dele ele aquece tirando isso nunca travo nem erros inesperados e falando em bateria. o dia todo.


  • É verdade que realmente o S6 se sobre sai um pouco... pra mim, em 2 quesitos: resolução de tela, e o super amoled... E só... de resto, são bem compatives, competindo em pé de igualdade... porém, o Z5 leva uma grande vantagem em 4 quesitos: é dual ship, tem memória Sd card, é a prova d'agua ( como exemplo, a entrada micro USB a prova d'agua) e tem som estéreo na parte frontal.. .
    E se por um lado o Z5 perde na resolução, ele ganha no tamanho da tela... de resto, os dois se equiparam, pois são de qualidade premium...
    E por falar em premium, a Sony já lançou o Z5 premium 4k...
    agora vem tentar me convencer que o S6 vence essa.. fala sério meu....


  •   2

    transfer data between any two smartphones from iPhone or android

    facebook.com/KSOFT.CC/videos/725839117521403/


  • Dúvida cruel..


  • Estou com um S6 Edge, até poucas semanas atrás estava usando a linha "Z" , uso desde o lançamento do Z1, ÓTIMOS aparelhos, assim como o S6 indiscutivelmente também é, sinto falta da proteção contra água da Sony e acho a customização da Sony melhor que a da Samsung, porém foi só anunciar que o Z5 viria com o snapdragon 810 eu não tive dúvida, meu smart em 2015 não seria ele, e peguei o S6 edge, arrependimento ZERO, porém se a Sony resolver o problema de aquecimento no "Z6" ou na próxima linha, dificilmente deixarei de voltar para a Sony.


  • Ficaria com o Xperia Z5, muito mais bonito e top. Futuramente pretendo trocar meu galaxy A7, vamos ver qual top de linha vai me chamar mais atenção!


  • Não foi apenas otimizações de software.
    Veja o link
    droidosx .blogspot .com .br/2015/09/xperia-z5-to-use-dual-heat-pipes-to.html?m=1


  • Sem comparação pegar o top de linha da samsung, no caso o S6 EDGE, e com parar com o Sony Z5, que não é a versão top de linha. Se você comparar com o Sony Z5 premium, com certeza a sony passa na frente! Com 2 sistemas de resfriamento em seu processador. tela 4K, bateria super potente e entre outros!


    • Com comparação sim. Se fosse para comparar com os top de linha, compararia o Z5 PREMIUM com o S6 EDGE PLUS(+) OU O Note 5 com a função caneta S-pen e A suas funcionalidades! E ainda sim, o Z5 PREMIUM perderia para a Samsung.
      A autonomia da bateria do S6 EDGE PLUS duraria muito com a sua tela AMOLED.
      Imagine só o S7 com uma tela SUPER AMOLED!


    • o S6 EDGE não é necessariamente um top de linha. Ele fica na mesma colocação do Z5. Já o Z5 PREMIUM compararia com o S6 EDGE PLUS ou o NOTE 5


      • kkkkk S6 edge não é um top de linha kkkkkk onde vc tirou essa amigo kkkkkkkkk vc já teve um S6 edge pra dizer uma tamanha besteira dessa amigo eu tenho um S6 edge de 128Gb que trouxe da Europa e vc diz uma besteira dessas...


      • Ele se expressou mal EDI. É óbvio que o S6 e S6 Edge são tops de linha, mas o S6 Edge plus tá um degrau acima, se formos comparar com o Z5 Premium


  • são ótimos aparelhos, mas o S6 é o melhor na minha opinião!


  • Mais grosso, mais pesado, mais feio, mais caro e se com 16 megapixels a câmera já esquentava o celular, com vinte e poucos vai dar pra fritar ovo, kkkkkkkkkkk, ridiculu!!!!!!!! sensor de digital na lateral, kkkkkkkkkkkkk, vai ler a palma da mão por acaso???????


    • Meu Deus, quanta asneira em um só comentário! kkkkkkkkkkkkkkk


    • 1- feio pra voce, gosto é gosto, pois pode ser mais bonito pra qualquer um.
      2- idai que é mais grosso? Graças a isso temos uma bateria maior, que dura mais nao só pelo tamanho mas pela tela com menor resolução :)
      3- Todo celular esquenta
      4- o que tem a ver a palma da mão com sensor na lateral? Muito melhor do que em outro lugar, assim acaba desbloqueando o celular naturalmente.
      5- Mal lançou o preço ainda e já ta falando que é mais caro (nao colocaram os impostos ainda), e outra, se for mais caro, terá motivo devido a certificação IP68 , e se for mais caro nao será tanta diferença.
      6- 16 MP?
      7- Desde quando é a quantidade de MP que faz o telefone esquentar?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações