O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 6 Compartilhado 37 Comentários

#TBT: também sou parte da geração que ficou órfã do ICQ

Quem não se lembra do clássico aviso sonoro - "Uh-Oh!" - quando chegava uma mensagem no ICQ? Este aplicativo de mensagens, bastante popular no passado, infelizmente não fez um salto, digamos, satisfatório para os dispositivos mais recentes, causando em mim uma certa nostalgia: gosto de voltar no tempo e me lembrar de quando eu o utilizava.

ICQ e MSN definitivamente marcaram a minha juventude (falando assim, até me sinto velha), e eram os mensageiros escolhidos para me comunicar com os amigos. Depois da escola, íamos direto para o computador, onde MSN e ICQ já eram inicializados automaticamente. Com eles, eu batia papo por horas com amigos, o que me levava a filosofar sobre qual mensageiro da época era realmente o melhor.

Opinion by Sophia Neun
O ICQ continua sendo o mensageiro mais legal!
O que você acha?
50
50
146 participantes

Na minha época da escola, posso dizer que o MSN era extremamente popular, porque você podia substituir cada palavra por um "smiley", algo que estava na moda no momento. Meu "Oi" era sempre substituído, por exemplo, por um GIF, que era basicamente a mesma palavra, mas com fonte rosa e em glitter (alguém lembra dessa?).

Também havia diversos GIFs disponíveis para algumas outras palavras que eu e meus amigos utilizávamos. Entre esses GIFs havia também imagens um pouco, digamos, sugestivas, que não eram apropriadas para públicos mais jovens. Mas era algo que fazia sentido na época. 

Algum tempo depois, comecei a minha formação em telecomunicações e me tornei uma pequena fã do programa de mensagens Sidekick. À época, o ICQ veio instalado no meu smartphone, mas nada do MSN. Assim sendo, tentei convencer meus amigos a migrarem para o messenger em questão, o que não foi nada fácil. Eu acabei obtendo sucesso em convencer ao menos uma parte deles, de modo que, a partir de 2006, utilizava o mensageiro para conversar em diversas ocasiões.  Naturalmente, passei a utilizar este programa de mensagens cada vez mais também em meu computador, e, como não tinha o meu número de ICQ salvo ali, lembro-me desse número até hoje! 

Com o tempo, o ICQ acabou por fazer o salto para os smartphones, mas o aplicativo não conseguiu competir com concorrentes fortes como o WhatsApp, por exemplo. Ainda assim, foi mantido o suporte do app para várias plataformas. Enquanto isso, o aplicativo passou a ser propriedade do grupo Mail.ru

androidpit tbt icq windows 1
O ICQ ainda existe! (aqui, na versão para Windows) / © ANDROIDPIT

Embora eu gostasse de usar o MSN e o ICQ, preciso admitir que, à medida que fui trocando de smartphone, ambos lentamente desapareceram da minha vida, já que passei a utilizá-los cada vez menos. O WhatsApp decididamente ocupou o espaço desses aplicativos nos celulares. Às vezes sinto falta dos meus dias de MSN e ICQ e penso que gostaria de usá-los novamente. Porém, temo que seria um tanto solitária nessa empreitada. E você? Gostaria de voltar a utilizar esses mensageiros também? 

Qual aplicativo de mensagens você mais gostou de usar?

Throwback Thursday (#TBT), em português, seria algo como Quinta-feira de Retrocesso. Trata-se de um hashtag que se utiliza para, a cada quinta-feira, as pessoas postarem fotos, vídeos ou qualquer assuntos que tenha acontecido há algum tempo. Toda quinta-feira, você irá acompanhar aqui no AndroidPIT experiências passadas de nossos editores com smartphones, gadgets e tablets. Fique ligado!

6 Compartilhado

37 Comentários

Escreva um comentário:

  • Saudade daquele tempo. Até hoje sinto falta de usar o msn e o orkut ao mesmo tempo...


  • O icq ainda tenho meu número desde 1998, mas o meu ta um cemitério não conheço ninguém que usa. Já o msn eu usei muito também, mas infelizmente a MS fez o favor de matar o aplicativo por causa da porcaria do Skype.


  • ICQ e as redes IRC, bons tempos!


  • Tempo bom, eu entrava madrugada adentro no MSN, ainda usava internet discada (depois da meia-noite era de graça), e também entrava em outros sites de relacionamentos da época.


  • Não uso mas ICQ mas o meu número nunca esqueci 34982507


  • já usei muito hj só ZapZap mês dentre (não whats) e skyle


  • Sou da época em que o ICQ havia começado, apenas em PCs, óbvio, e o login era apenas pelo número (não por e-mail também), alias esses dias me peguei pensando numa sequência de números que não saia da cabeça e eu não lembrava de onde era, até que bateu a lembrança...ICQ!

    Quando o Messenger da Micro$oft chegou (ou vulgo MSN) chegou ninguém deu tanta bola, mas quando viram que ele era mais bonitinho e foram surgindo plugins com aquela poluição de emoticons e stickers roubando a cena o pessoal, aí já era.

    Pra mim o ICQ chegou já "morto" aos dispositivos móveis, nem tanto, mas a massa já estava bitolada nos outros mensageiros, por mais recursos e beleza que se tente reunir. É um fato que o pessoal bate na tecla sobre por exemplo o Telegram/Zap Zap ser bem melhor que o Whatsapp, mas ninguém larga mão.

    Infelizmente rede social ou de mensagens depende de pessoas.


  • Bem... sou até um pouco mais nostálgico ainda que o ICQ. Eu amava realmente os IRC's da vida... Aqui no BR, tínhamos várias rede de IRC, como a BrasIRC e a BrasNET. Como comunicador, o mIRC era fodástico. Madrugadas eram pequena para tanta conversa, para tanta "bagunça" que fazíamos. Tinha canais com notícias, com pessoas do mundo inteiro.. Até jogos de tabuleiro tinha... O bom é que a gente dava comandos, e customizava a bagaça toda. Mandávamos "flood" para os caras chatos dos canais.. Até derrubar rsrsrs... Mas isso era coisa extrema... Bem... bons tempos!!!


  • Só o MSN mesmo, eu ficava até de madrugada conversando no meu Notebook que ficava do lado da cama, daí eu dormia com as mãos em cima do teclado, e a outra pessoa ficava lá escrevendo sosinha, rsrsrs. Era bom mas hoje com o whatsapp já preenche bastante a nescecidade de comunicação por mensagem, chega encher o saco. Mas... Foram épocas legais com o MSN.


  • Muito legal o aviso "Uh-Oh" muito divertido.
    MSN extraordinário, muito bom mesmo!


  • Saudades eu sinto do MSN, onde o povo usava o nick pra botar indireta ou o nome do pessoal, mostrar a música que estava escutando, usar aquela torrente de emoticons doidos, chamar a atenção temendo a janela, botar o gordinho pra bufar na tela... Enfim, nada supera MSN, nem mesmo o lendário ICQ.


  • Nunca usei o famoso ICQ. 😂


  • Utilizei muito o MSN, depois o Skype.


  • eu usava era o MSN...nossa era massa demais


  • Usei o ICQ por um tempo considerável, de 1998 até meados de 2004. A malandragem era conectar depois da meia-noite, mas não podia dar brecha de deixar as caixas de som do PC ligadas no talo quando fosse conectar, pois isso já denunciava o espertinho que deveria estar dormindo. O 'knock-knock' quando alguém da lista de usuários conectava, o barulho da máquina de escrever enquanto digitava, os 'uh-oh' sempre que chegava mensagem.

    O MSN/Live Messenger também teve seu tempo de glória, aliado a expansão do Orkut no Brasil. GIFs no lugar da imagem de usuário, endereços de email que certamente causariam vergonha em quem os criou hoje, apelidos multicoloridos e cheio de caracteres ASCII.

    O único drama é que esses aplicativos por muito tempo foram vinculados ao uso estritamente no PC. Demorou até aparecem aplicativos como o imo, e pelo que me recordo, já começava o declínio, pois o Skype vinha de forma comedida galgando posições de reconhecimento no mercado, com um serviço mais refinado.

    É interessante hoje ver como isso tudo evoluiu. Mas e aí, você ainda lembra o seu UIN?


  • E os corujões nas lan houses? e a pausa no CS para responder as msg do MSG sempre que tomava um headshot rsrsrs, bons tempos, hoje não tem a mesma graça estes novos app's, parece que banalizou tanto, é uma overdose de conexão que nem ligamos mais pra isso...


  • Bons tempos.. .que se foram


  • ICQ forever. Até hoje tenho raiva do MSN por ele ter "matado" o ICQ. Como eu era adolescente o ICQ era perfeito, não tinha burocracia, podíamos fazer contato com qualquer um que tivesse o mensageiro, cansei de virar a noite em minha potente internet discada conversando com pessoas desconhecidas de tudo que é lugar do país. Era muito legal, até surgi o MSN e sua burocrática interface, e limitação de ter que o email dos contatos.


  • Orkut e MSN muito melhor do que Facebook e Whattsapp!


  • Eu lembro que ICQ e MSN eram meus mensageiros favoritos quando comecei a usar internet pelos idos 2007 para 2008. Usava para aprender inglês com pessoas do mundo todo e conheci muitas pessoas incríveis de tudo quanto é lugar, até tive um namoro com uma americana, coisa bem comum era namoro pela internet naquela época. rsrs Depois de 2012 a internet começou a degradar em todos sentidos possíveis e o Facebook foi o entulho que enterrou todas as glórias de Orkut, MSN e ICQ que eram bem melhores que todo lixo de hoje juntos.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações