O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
25 Compartilhado 82 Comentários

Em busca do teclado Android perfeito: minha semana com o Fleksy

Há algum tempo, venho na cruzada em busca de um teclado perfeito para o meu Android. Pedi sugestões no AndroidPIT e recebi muitas recomendações para experimentar o Flesky. Então resolvi seguir os conselhos, o instalei em meu smartphone e usei a ferramenta por uma semana. Minhas impressões sobre ela você vê logo abaixo. 

AndroidPIT keyboard fleksy hero 3
Instalado e pronto para usar. / © ANDROIDPIT

Embora eu conheça diversas pessoas que usam o Flesky, admito que estava indo para um salto no escuro durante essa semana. Mas parecia, desde o início, que o teclado apareceu na minha vida em um momento oportuno. 

Pude observar que em sua última atualização, a ferramenta trazia hashtags, etiquetas e GIFs como adições-padrão para o teclado. Eu nunca uso essas coisas, então teria apenas de me livrar delas, bagunçando a interface, mas por uma boa causa. Livre de todos estes temas, pude então configurá-lo com uma agradável aparência de Material Design. 

AndroidPIT keyboard fleksy hero 5
Desenvolvido em Material Design, compacto e sóbrio: o Fleksy me caiu sob medida. / © ANDROIDPIT

O Fleksy é, realmente, um teclado muito bonito. Pude encolhê-lo a um tamanho mais cômodo, por isso ele ficou menos intrusivo. Ponto a favor, até porque gosto muito do estilo minimalista do Google Keyboard.

Depois de passar um tempo com o Fleksy e me acostumar com algumas das suas características, como os gestos de deslize para alterar sugestões e excluir palavras inteiras, ficou claro que ele é um teclado muito ergonômico e extremamente sensível.

Com base na minha experiência muito subjetiva, eu diria que estava escrevendo mais rapidamente com o Fleksy do que qualquer outro teclado que usei antes. É possível que sim, mas também perdi um bom tempo no seu corretor automático, ajustando os termos de maior uso. Destaque especial para o conflito no uso de siglas, em que houve um pouco de “gagueira” e confusão. Mas depois de um resmungo ou outro, o Flesky começou a permitir que eu usasse WTF (sigla em inglês para “mas que p!@##$$ é essa?) sem transformá-lo em ovos.

AndroidPIT keyboard fleksy hero 1
O Flesky tem certa dificuldade em entender siglas. Principalmente as sujas. / © ANDROIDPIT

Uma pressão longa nas teclas traz os símbolos, o que economiza uma tonelada de tempo. E a última palavra digitada aparece na parte superior do teclado em letras pequenas, para que você não tenha que ficar revisando o próprio texto para verificar que tudo está indo bem lá em cima.

AndroidPIT keyboard fleksy hero 2
Pressione as teclas por alguns segundos para acessar os símbolos / © ANDROIDPIT

Na verdade, a única coisa que eu não gostei no Fleksy foi o fato de que, ao inserir uma vírgula após uma palavra, o sistema não corrige automaticamente o termo caso eu tenha escrito de forma errada. Então eu tive que voltar, excluí-la e digitar novamente para efetuar a correção. Felizmente, eu encontrei um Corretor Automático com Pontuação (Autocorrect with punctuation) no menu de Configurações, que corrige isso imediatamente. 

Depois de feita essa alteração - e bloquear as notificações a partir da app - o Fleksy torna-se um companheiro constante e contido. Ele passou a ser o meu novo teclado padrão. Obrigado pela recomendação, meus sempre antenados leitores. 

E qual teclado virtual do Android você gosta mais? Conte para gente!

25 Compartilhado

82 Comentários

Escreva um comentário:

  • Pessoal me ajuda. Instalei o Fleksy no meu ZenFone 3. Mas não estou conseguindo desbloquear o celular pois o teclado não está completo. Não traz os números e nem outras opções de comando. Não sei o que fazer para desbloquear


  • Mesmo assim... Ainda prefiro o eu teclado SwiftKey. Esse sim é o #MitoDeTodos😎😎😎


  • Melhor que o SwiftKey?

    Estou a fim de mudar, apesar de me atender sem problema algum.


  • Usava o teclado padrão do meu primeiro Android, um LG P500. Achava feio e sem função nenhuma.
    Conheci o Swype no seu lançamento e ele foi uma revolução para mim. O modo de escrita deslizando o dedo é a coisa mais revolucionária da história.
    Mas o Swype passou a ter um inconveniente quando testei o Swiftkey: cada vez que eu terminava uma palavra, eu tinha que tirar o dedo do teclado para escrever a próxima. O Swiftkey me proporcionou a possibilidade de escrever frases inteiras sem levantar o dedo do teclado.
    Aos poucos fui abandonando o Swype e nem percebi quando desinstalei ele do meu finado Galaxy S2.
    3 anos de passaram até que resolvi testar novidades. Queria um teclado que suprisse o único inconveniente do Swiftkey: a maldita mania de incluir um espaço ao fim de cada palavra escrita, os outros teclados só incluem o espaço após iniciar uma nova palavra. Mas a ação de escrever frases sempre pesou mais.
    Testei o Google Keyboard quite tem a função de frases, mas é muito burro. Testei o AI Type, o Minus, o GO e nenhum ganhava do Swiftkey. Até que comecei a ler artigos sobre esse Flesky. Sinceramente não gostei, pois minha paixão por deslizar o dedo não funciona a contento. Consegui um recorde de 3 dias com ele.
    Voltei ao Swiftkey, mas precisava de uma grande revolução no modo de aprendizagem. Pois mesmo tendo acesso às minhas redes sociais ele ainda escrevia coisas sem sentido (às vezes, é verdade).
    Aí a própria desenvolvedora criou o Swiftkey Neural, mas só para inglês ver, ou melhor, escrever.
    O tempo passou e lançaram o dicionário português, finalmente.
    Apesar de não ser a versão final, a que está disponível na Play Store, ele já é o teclado mais inteligente de todos os tempos e sem acessar as redes sociais. A precisão das palavras ao deslizar o dedo é coisa de outro mundo.
    Hoje só uso o Neural e ele, assim como o Swiftkey original, possui um recurso que nunca vi nos outros teclados: usar várias línguas simultaneamente sem ficar tendo que trocar através de algum comando específico.
    Swiftkey Neural, sem dúvidas o melhor teclado.


    • "inconveniente do Swiftkey: a maldita mania de incluir um espaço ao fim de cada palavra escrita"

      Eu acho isso ótimo, mas um detalhe, ele é esperto porque se você botar um caractere de acentuação ele junta, agora pense botando uma outra letra sem ter espaço, viraria um palavrão.


  • Cara, incrível...ninguém nunca testou ou utiliza o TouchPal? Não consigo utilizar outro, sempre volto pra ele...

    Zef


    • Cara, vim comentar isso. Pra mim o TouchPal é o melhor. Inteligente, vários idiomas, swipe e ainda tem um recursos ótimo que falta no swiftkey: desativar o pop-up das teclas.


    • Eu também gosto muito do Touchpal, ele é o mais completo na minha opinião. Gosto do fato de ter swipe, deletar palavras com gesto, utilização de atalhos... etc. O único problema é que os desenvolvedores enfiaram um tanto de funções inúteis no app, fazendo com que ele consuma muito mais RAM do que o necessário. Mas não adianta, eu testo, testo outros teclados e sempre volto pra ele.


  • Tenho uma duvida usar esses teclados não se corre o risco das informações digitadas tipo senhas de app e de banco vazarem para o desenvolvedor do aplicativo?


  • Estou com o Chroma keybord, adorei, além de dar um toque personalizável


  • É um ótimo teclado, apesar que ele da umas travadinhas rápidas no meu moto g, mas é ótimo recomendo


  • Uso o Swype e não tenho o que reclamar. Me atende perfeitamente.


  • 🤔Vou testar to cansado do swiftkey


  • Sempre usei o SwiftKey, tentei usar o Fleksy um tempo atrás e ele era horrível. Daí tudo o que eu critiquei na Google Play eles consertaram. Hoje ele tá um teclado excelente, bem próximo do SwiftKey. Na interface e fluidez eu acho o Fleksy melhor, mas em todo o resto, prefiro o SwiftKey. Eu tenho os dois no meu aparelho, fico alternando entre eles toda a semana. Rsrs


  • deveria usar a extensão para inserir uma frase, eu uso. tipo escrevo. "bn" e ele muda para Boa noite! tudo bem com você?


  • Sou muito mais o teclado SwiftKey........ O melhor teclado para smartphone Android e iPhone.....


  • E esse OnePlus X ai da materia?


  • me acostumei ao teclado padrão depois que troquei de cel, usava o Touchpal mt bom também.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi