Tecnologia ART: o que realmente é e quais as suas vantagens? [Atualizado]

br teaser n5
© nextpit

Junto com o Android 4.4 KitKat, lançado no final do ano passado, a Google resolveu embarcar a nova versão da máquina virtual do seu sistema operacional móvel, o ART (Android Runtime), que promete tornar a execução de apps muito mais eficiente. Com o lançamento oficial do Android L se aproximando, já foi anunciado que o ART sairá da sua fase de testes e substituirá efetivamente a máquina virtual Dalvik. Neste artigo, explico com detalhes o que é o ART, como ele irá funcionar e também as suas vantagens e eventuais desvantagens.

br teaser n5
CART e Dalvik! / © NextPit

O que é ART ou Android Runtime?

Para entendermos os benefícios do novo runtime ART, temos que recorrer a detalhes técnicos dos dois sistemas. Os aplicativos executados hoje no Android utilizam uma máquina virtual (MV) chamada Dalvik, criada por Dan Borstein desde a primeira versão do sistema. Basicamente, os programas são escritos em Java e então convertidos em código de máquina chamado bytecode - uma etapa intermediária entre o código-fonte e o código legível pelo hardware. Nesse estágio, o código não está associado a nenhum código de máquina específico e pode ser convertido para rodar em várias arquiteturas distintas (portabilidade). Finalmente, a MV Dalvik traduz o bytecode em um código legível pela máquina em questão, código que é de fato executado pelo processador principal. Essa tradução (compilação) ocorre durante a execução do aplicativo, que dá o nome à técnica utilizada para tal: JIT (Just In Time).

O ART, por sua vez, foi concebido para usar uma técnica de compilação chamada AOT (Ahead Of Time). Sua principal diferença em relação ao Dalvik é que ela ocorre antes da execução do aplicativo - e não durante, como o JIT - o que elimina esta etapa durante o tempo de execução. Com isso, espera-se um aumento de velocidade de execução de até 2 vezes em relação ao Dalvik, reduzindo-se a percepção de atraso.

A título de ilustração, segue um gráfico de benchmark de um simples algoritmo de ordenação de valores (quicksort) executado em um aparelho Android sob ART (vermelho), Dalvik (azul) e Java Native Interface (laranja), técnica que permite que um programa Java acesse aplicações e bibliotecas escritas em linguagem de menor nível, como C/C++/Assembly.

art vs dalvik
O tempo de execução pode ser reduzido em até 2 vezes com o ART / © XDA

Vantagens e desvantagens do ART (Android Runtime)

Os apps ficarão mais rápidos, mas também ocuparão mais memória

Essa é uma consequência da própria natureza da próxima máquina virtual do Android: se um aplicativo é mantido pronto para rodar, claro que ele ocupará mais espaço. Como o código do app é compilado quando você o instala, e depois é mantido na memória em vez de compilar sempre que abri-lo, isso significa que ele ocupará um espaço extra permanente. Isso pode causar problemas para os dispositivos com pouca memória, e a velocidade maior vem sempre com um preço. Ainda é cedo, contudo, para saber as consequências concretas desse fato para dispositivos de entrada, como os da série Android One ou o Moto E.

memu
Será que o ART será um problema para smartphones com pouca memória interna? / © ANDROIDPIT

O ART irá economiza a bateria

Outra consequência óbvia da maneira como o ART funciona: se todos os aplicativos em seu celular forem pré-compilados, o processador terá de trabalhar menos a cada vez que você abri-los, o que leva a um menor consumo de bateria. A desvantagem é que, sempre que iniciar o seu dispositivo pela primeira vez, levará um tempo bem maior, especialmente se ele tiver muito bloatware. O mesmo vale para quando você abrir pela primeira vez um novo app. Depois disso, contudo, tudo será mais rápido.

O ART é mais rápido do que você pensa

A versão atual do ART rodando no Android L é obviamente uma opção para desenvolvedores. Quando o Google anunciou a mudança definitiva para o ART na Google I/O, foi afirmado que a nova máquina virtual será duas vezes mais rápida do que o Dalvik, mostrando um teste de benchmark como prova:

aviao2
A velocidade do ART comparada à do Dalvik em vários testes de benchmark. / © Google / ANDROIDPIT

Mas o que você talvez não saiba é que o Google também disse que outros testes mostraram que o ART pode ser três vezes mais rápido do que o Dalvik. Ainda não sabemos quão rápida será a versão final da máquina, mas a estratégia do Google de anunciar uma velocidade e depois surpreender a todos com um ART ainda mais rápido parece plausível.

Você já vem usando o ART no KitKat? Quais são as suas impressões?

Ir para o comentário (129)
Felipe A. Gavazza de Souza

Felipe A. Gavazza de Souza
Editor freelancer

Apaixonado por tecnologia, busca contribuir para o mundo Android. É formado em Engenharia da Computação pela Unicamp, trabalha na área em Munique e pretende levar um pouco da expertise alemã para as terras brasileiras.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
129 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Thays W. 1
    Thays W. 09/01/2017 Link para o comentário

    Tenho um Moto g ( 1° geração) 8GB de memória. Pelo menos 2semanas atrás quis ver como rodaria o Art do meu celular já que achava q já tinha o maior conhecimento sobre o Dalvik. Notei que a bateria deu uma recaída com relação a tempo de uso, antes eu tinha umas 3 páginas de apps e todos rodavam bem com o Dalvik, quando mudei para o Art, metade fui obrigada a desinstalar, e agora tenho 1 página e meia bem sofrida, para instalar um, tenho que desinstalar outro. Vejo melhoras na rapidez do desenvolvimento de alguns programas mas consumiu minha tampouca memória de 5GB para o usuário. Ass.: T.W


  • Victor Diesco 3
    Victor Diesco 31/03/2016 Link para o comentário

    Eu acho engraçado os fabricantes e desenvolvedores de aplicativos, cade vez que lança modelos novos de aparelhos a memoria interna vem maior, porem vem com mais espaço utilizado. E os aplicativos cada vez mais vem maiores, a nao ser jogos pago, que aí nem sai tanta atualizacao, ja os free to play sempre atualiza e cresce o espaço utilizado. App como whatsapp antes nao passava de 80mb , agora no meu aqui ja ocupa 130mb, nem falo do facebook que muita gente utiliza.


    • Deyvison Amorim 3
      Deyvison Amorim 09/04/2016 Link para o comentário

      é so você apagar as mensagens e midias, o tamanho do whatss ou facebook sempre é o mesmo, o que aumenta a memoria utilizada são os dados que o usuario baixa, tente limpar os dados dos seus app e você verá a diferença


  • 5
    Ítalo Santos 23/02/2016 Link para o comentário

    Então, qual a tecnologia que a Apple usa? Já que os apps deles ocupam bem menos espaço a instalação é rápida e a execução também... Qual seria?


    • Deyvison Amorim 3
      Deyvison Amorim 09/04/2016 Link para o comentário

      maquina virtual nativa, coisa que no android é dificil fazer pelo fato que varias gadgets usam diferentes hardwares e tamanhos de tela


  • Edivaldo 16
    Edivaldo 13/10/2015 Link para o comentário

    Legal


  • 1
    Júlio Silva 17/03/2015 Link para o comentário

    Creio que a resposta para que o ART melhore a fluidez, poupança de bateria e RAM seja bem óbvia... Hard Reset no bicho e antes de qualquer atualização ou instalação, fazer a alteração de Dalvik para ART, pois assim os apps já serão instalados com a nova instrucao!


  • 18
    André Borba 17/01/2015 Link para o comentário

    eu troquei nas opções do desenvolvedor para art meu note 4 ficou virado num caralho tudo bugado e lento pra kcete


  • 1
    uanderson silva 12/12/2014 Link para o comentário

    Ae pessoal...
    alguém pode me tirar de um desespero aqui?
    então, tive a curiosidade de conhecer como funcionaria me g3 com essa tecnologia ART, mas estou tendo um problema na otimização, o aparelho não finaliza a operação, e quando o reinicio ele volta do ponto onde parou...
    por favor me salvem...


  • 3
    Bruno Tadeu 05/12/2014 Link para o comentário

    Alguem pode me falar como faço isso no Xperia Z1 ??


  • 2
    Ramires 11/11/2014 Link para o comentário

    Boa tarde

    Passei para ART. já faz algum tempo. Estou bastante satisfeito
    Não perdi nada e os benefícios são ótimos.


  • 2
    Ramires 11/11/2014 Link para o comentário

    Boa tarde.
    Já estou usando o ART, a muito tempo e realmente ficou mais rápido. Quando passei de DALVIK para ART, não perdi nada. Fiz na raça r na coragem e deu tudo certo. MOTO X.


  • André Filipe da C. 18
    André Filipe da C. 08/11/2014 Link para o comentário

    Afinal... Aumenta o consumo de bateria ou não no Nexus 5?


  • 2
    Edu Fernandes 02/11/2014 Link para o comentário

    Flávio meu também ficou mais lento no ART, consumindo muita RAM quanta a bateria uma pequena melhora!!!! Voltei pro dalvik o aparelho parece outro! Na minha opinião usar o dalvik no moto g 2 o sistema fica mais fluido!!!!


  • 5
    Flávio Schmidt 01/11/2014 Link para o comentário

    No meu Moto G 2014 o ART aumenta relativamente a execução dos apps mas deixa eles muito lentos e deixa o telefone bem lento também não sei porque isso mas cheguei ate a reiniciar ele algumas vezes mas não adiantou, alguem sabe o porque ou se eh normal mesmo por estar na fase de desenvolvimento ?

    Edu Fernandes


    • 9
      Bruno Alexandre 05/05/2017 Link para o comentário

      Moto E a mesma coisa... testei aqui o ART esquece... fica MUITO lento


  • 3
    Fernanda Maria 23/10/2014 Link para o comentário

    Se der problema eu posso voltar pro dalvik que para? gente pelo amor, agora já iniciei socorroooooo


    • 20
      Conta desativada 23/10/2014 Link para o comentário

      Pode voltar sim. Só ir no mesmo lugar e selecionar o Dalvik. Eu fiz isso. ;)


  • 20
    Conta desativada 16/10/2014 Link para o comentário

    No meu Moto G mudei pro ART e a memória usada aumentou de 3.2 GB pra 3.7 GB e os ganhos me pareceram poucos pra compensar tamanho gasto de memória, mas como ainda está com apenas 12 horas pode ser que as compensações se tornem visíveis.


  • 1
    Rodrigo da silva 07/10/2014 Link para o comentário

    Bom logo apos ler este post achei interessante tenho um moto x com android 4.4.4 e fiz o teste aparentemente nao vi nenhuma diferença ''gritante'' os apps ficaram um pouco mais rapido so um pouco porem os apps facebook Skype e youtube ainda continuam com leg para abrir nao sei porque se alguem solber resolver me ajudaria muito, nao alterou em ''nada'' mudar de dalvik para o ART e sobre a bateria a duração ja é boa pelo menos no meu moto x por isso voltei pro Dalvik e como fui na fominhagem não reparei a respeito de quanto de espaço este processo altera mas deve ser igual o que os outros camaradas falaram ai, agora vamos ver quando sair este Android L (não vejo a hora de sair :D) se o ART ja vai estar com todas estas qualidades com resultados bastante consideraveis INDEPENDENTE do modelo do aparelho que esteja com android!


  • 3
    nielson pereira 19/08/2014 Link para o comentário

    Detestei no motorola moto E ele não serve para nada
    so aumentou o espaço dos apks e ainda bloqueu
    alguns apks q não funcionaram de jeito nennhum não
    vi vantagem nenhuma.


    • 1
      Carolina Quintanilha 17/03/2015 Link para o comentário

      Mas é claro, você enche seu celular de apk. Nem milagre melhora teu celular. A questão é que ele melhora sim, quando indivíduo sabe usufruir bem do celular no geral. Vejo gente com o celular IGUALZINHO ao meu e que só trava, quando eu tenho uns 20 aplicativos a mais e muito raramente trava.


      • 9
        Bruno Alexandre 05/05/2017 Link para o comentário

        Não adianta... eu fiz no moto E também, só ficou mais lento... ART só no lollipop mesmo, e mesmo assim não fica mais rápido


  • 2
    Edmar Carvalho 19/08/2014 Link para o comentário

    Fiz a alteração Dalvik > ART no meu LG G3. Percebi que a abertura de aplicativos nativos eh bem mais rápida. melhorou também a velocidade para execução de outros apps.
    Mas em descompensacao ele ta com um aquecimento fora do normal.
    Alguém ai nessa mesma situação ou que já passou por isso e resolveu??


    • 2
      Edmar Carvalho 20/08/2014 Link para o comentário

      Galera boa! Só pra constar:
      O aquecimento antes descrito no dia seguinte pela manhã já não existia (alteração feita a noite pelas 23.00).
      Como dito é notável a maior rapidez na abertura dos apps, principalmente os nativos. Além da menor utilização da RAM. O único conta fica mesmo no aumento de ocupação de espaço dos apps.

      Boa Google! Só alegria...


      • Marcelo Ferreira 4
        Marcelo Ferreira 04/08/2015 Link para o comentário

        Como eu faço para alterar ART pro meu G3?


    • Romilson soares 16
      Romilson soares 04/09/2015 Link para o comentário

      Nao so esquentou como aumentou o xosomo da bateria nao vejo vantagem no meu moto g xt 1069


  • 3
    nielson pereira 18/08/2014 Link para o comentário

    Atualizei ele para o ART e realmente ele devastou a memoria do meu moto E...
    ainda não vi nada de tão diferente assim vou ver com o tempo de utilização do aparelho.


  • Gilglauber Simoes 16
    Gilglauber Simoes 11/08/2014 Link para o comentário

    Oi Camila,eu troquei meu Moto G para art ontem,e por incrível que pareça, ele ficou lento, o que no dalvik não acontecia e comeu metade da memória livre. de 1,8g para 804Mb. Isso aconteceu com outros usuários? Posso voltar para o dalvik?


    • 3
      nielson pereira 18/08/2014 Link para o comentário

      pode sim e so fazer o mesmo proceço que antes e escolher o dalvik.


  • 7
    diego landi 26/07/2014 Link para o comentário

    passei o meu moto g para o modo art fiquei 2 dias e ele parou de funcionar o jogo banana Kong , e começou a dar unas travada. então voltei pro outro modo. Agora só alegria.


  • 5
    Pedro Gonzaga 26/07/2014 Link para o comentário

    Eu uso a bastante tempo, minha única reclamação é, alguns aplicativo eu não consigo instalar.
    Mais o consumo da bateria e bem melhor, a velocidade de utilização do celular ficou mais fluida. Gosto muito desse modo.


  • Jonas D. 35
    Jonas D. 25/07/2014 Link para o comentário

    Eu estou usando ART no meu Moto E há dois dias e diferente dos outros, até agora não presenciei nenhum problema em relação a APKs de fora da Play Store e até mesmo os crackeados como alguns jogos e até uma versão crackeada do Whatsapp. Eu até agora não notei muita diferença na velocidade de execução de apps, na minha opinião o meu Moto E continua rápido como sempre foi.l, a única diferença notável é o tamanho dos apps, antes eu tinha cerca de 700mb livres na memória interna e depois de mudar do Dalvik para o ART fiquei com pouco mais de 250mb livres.


    • 7
      Diego Gonçalves 02/08/2014 Link para o comentário

      Moto e rápido da até medo veii


  • 15
    Isaque Caires 19/07/2014 Link para o comentário

    Olá! Vi o tópico e troquei do dalvic pro art. Meu aparelho tem apresentado super aquecimento quando navego durante algum tempo em um app., qualquer um deles, isso não ocorria no dalvic, ficou um tanto igual, ta 0.5seg mais rápido, apenas isso. O bom é que embora fique quente ele jamais trava, as vezes o touch deixa de pegar por ficar quente. Por último o sinal 4G saltou de 15 mega para 25mega e não menos que isso. Espero que o Android L estabilize meu aparelho. Moto x. ;)


  • Maciel 5
    Maciel 19/07/2014 Link para o comentário

    Também mudei para o ART a pouco tempo, me custou uns 600mb a mais, mas acho que valeu a pena, como amigo ai disse, mais memoria livre, mais rapidez ao abrir os aplicativos. mesmo ainda sendo 4.4.2 no moto x, acho que a mudança é favorável.


    • 15
      Isaque Caires 19/07/2014 Link para o comentário

      O X já está no 4.4.3, o problema é que não se pode mais bugar os jogos, a menos que faça root, nem o supersu pega. ;)


  • 8
    Bira 18/07/2014 Link para o comentário

    não recomendo a ativação do art, no meu moto g depois que ativei meu celular deu problema pra iniciar e quando consegui iniciar eu não conseguia sair da tela de bloqueio, eu desbloqueava e ele volta pro mesmo ponto, tive que restaurar a ROM no recovery mode.


  • Marcelo Rodrigues 26
    Marcelo Rodrigues 17/07/2014 Link para o comentário

    eu tinha ativado esse modo no meu moto G, arrependimento e isso que eu tive toda vez que eu estava um app tinha q tosse pra o aplicativo pegar, quando eu ligava o aparelho ele otimização todos os aplicativo pense numa raiva, além do telefone viver com memória cheia direto, mas de 2GB não recomendo fazer isso até ele sai do beta, tive q formata meu aparelho pq depois q baixei um jogo o aparelho não saia da tela de otimização fico até com medo de se sai a att pro L no moto G atualizá


    • 19
      Andre Lisboa 17/07/2014 Link para o comentário

      também fui testar mas 1gb a menos de memoria faz falta principalmente no meu que e de 8gb


  • 7
    Johnatan Ferreira 17/07/2014 Link para o comentário

    Meu Moto E tem essa opção , mais por enquanto não vou arriscar , inclusive o moto E me surpreendeu muito , muito rápido e sem nenhum engasgo !!


  • 8
    Jeferson Santos 17/07/2014 Link para o comentário

    Estou usando meu nexus 4 no modo art já faz alguns meses, estou super contente pois esta muito fluido e estável, rodando todos os apps inclusive o zap que muitos tem problema. Porém melhora na bateria não tive sucesso! mas vale a pena pela rapidez.


  • Igor Gustavo 2
    Igor Gustavo 17/07/2014 Link para o comentário

    Eu estava testando o ART no meu moto G e funcionava perfeitamente, isso no Android 4.4.2, após a atualização pro Android 4.4.4, o celular liga, depois de um tempo trava e fica travado, só reiniciando para o celular funcionar, mesmo assim ele vai continuar travando após ligar novamente.. Então voltei para o Dalvik.. Alguém sabe me dizer se isso é um bug do art ou é meu celular que esta com problema? No Dalvik ele não trava..


    • 20
      rodrigohmoraes 18/07/2014 Link para o comentário

      Ainda não ocorreu a implementação final do ART, ele se encontra em fase de testes, vira mesmo como padrão no Android L


  • 5
    Eladyr Costa 17/07/2014 Link para o comentário

    Amigos, então a solução será lançar smartphones com a opção de secar para migrar os aplicativos mais pesados para o cartão.


  • antonio de j. 22
    antonio de j. 17/07/2014 Link para o comentário

    Eu estou usando a opção ART no meu moto g e tô gostando muito os aplicativos abrem rápido só consome mais memória mais em compensação aumenta o vida da bateria. Obrigado pela matéria.

    rodrigohmoraes


    • 3
      Fernanda Maria 23/10/2014 Link para o comentário

      Se eu uso o Nova Launcher e outros apps como ex dialer, widget locker e apps do android l vai dar problema? agora to com medo, será que vai dar problema, que medo que me deu rsss


  • 4
    Fabricio Farias 17/07/2014 Link para o comentário

    boa tarde!! pessoal como faço pra baixar no moto g 16g ?? obrigado!


    • 19
      Andre Lisboa 17/07/2014 Link para o comentário

      não baixa olha nas opções de desenvolvedor

      Rafael L.


  • Agnus Oliveira 15
    Agnus Oliveira 17/07/2014 Link para o comentário

    Gostaria de saber se alguém teve problema com o S5, eu cheguei a alterar e percebi que esquentava mais e lentidão e alguns apps não funcionaram. Fiquei pelo menos 3 dias e voltei para o dalvik.


    • 2
      willamspereira 17/07/2014 Link para o comentário

      Não tive problemas com nem um aplicativo. Só acho que a bateria não dura tanto aí voltei mais fora isso aprovado


  • 13
    JP Locutor 17/07/2014 Link para o comentário

    por favor me respondam como faço pra ativar esse ART no meu Xperia Z1?


  • 20
    rodrigohmoraes 17/07/2014 Link para o comentário

    Bom no Nexus 4, kk 4.4.4 stock rom, o ART tem se mostrado mais rápido na execução dos programas, até agora raros são os lags, senti uma leve melhoria na autonomia da bateria, no geral achei tudo bem mais fluido sim no sistema...todos os programas q eu uso estão rodando sem problemas ...

    luisdeni


  • 12
    Rafael Risse 17/07/2014 Link para o comentário

    No moto X 4.4.3 sem problemas, melhorias iguais aos de citados, porém em parte de desempenho gráfico e CPU piorou, Linpack antes fazia 420 pontos hoje faz metade, antutu caiu quase 4K pontos, Quadrant melhorou um pouco. Já nos Nexus foi o contrário, ja fiz full wipe cache sempre que altero reset tudo, ele sempre diminui, mas isso são números, mas no uso de jogos e apps, 150% melhor, bateria.. 2 dias fácil com uso moderado, ótimo caminho para o equilíbrio da tecnologia

    luisdeni


  • Thiago19 40
    Thiago19 17/07/2014 Link para o comentário

    eu uso o art desde que atualizei pro 4.4.3 e a bateria estava durando muito pouco, resultado: meu aparelho ficou mais rápido e os aplicativos ocuparam mais memoria, mas a bateria não teve uma grande mudança, obteve uma hora a mais no máximo, antes de atualizar com o dalvick durava 24 horas e agora dura cerca de 18 horas... :(
    Porem fica a duvida, o Android wear usa o dalvick?

    luisdeni


  • Mateus Barbosa 31
    Mateus Barbosa 17/07/2014 Link para o comentário

    Só não uso o Art por que o xposed não funciona nele. Pelo menos aqui no meu moto x. 😔

    Bony...tão !rodrigohmoraesDaniel Carrara


    • 20
      rodrigohmoraes 17/07/2014 Link para o comentário

      No Nexus 4, xposed funciona normal com o ART...

      luisdeni


    • Bony...tão ! 11
      Bony...tão ! 18/07/2014 Link para o comentário

      realmente o Xposed fez com que meu N5 retornasse ao Dalvik na instalação, acredito que devido as instabilidades na execução dos apps, já que não é pleno ainda né, mas deixa rolar


  • Eduardo Dias 13
    Eduardo Dias 17/07/2014 Link para o comentário

    No meu moto g com kit kat também já estou usando (:

    Daniel Carrara


  • 1
    Fabio Lovatti Pietralonga 24/02/2014 Link para o comentário

    Atualizei o meu Moto G do 4.3 para o 4.4.2 Kit Kat. Notei que a autonomia da bateria dobrou, antes durava apenas um dia e algumas horas. Agora dura cerca de tres dias e duas horas. Passei a usar o ART e não notei nenhuma anormalidade tudo funcionando normalmente inclusive o whatsapp. A unica diferença é que agora os Apps passaram a ocupar mais espaço na memoria, mas a diferença não é tão significativa apenas 320 MB.


  • Maycow Ranover 17
    Maycow Ranover 16/02/2014 Link para o comentário

    No meu moto G apos eu ligar o modo ART e sofreu vários BUGs e trava bastante :/


    • davidsoares 30
      davidsoares 17/02/2014 Link para o comentário

      o meu tbm ta assim tentei usar o art no meu moto g mas trava direto oque pode ser isso?


      • Thiago19 40
        Thiago19 17/07/2014 Link para o comentário

        dados de aplicativos, se não for problema faca uma restauração de fabrica e verá que vai resolver.


  • Henderson Souza 8
    Henderson Souza 15/02/2014 Link para o comentário

    Atualizei o meu Maoto G 16gb ontem (14/02) e o que achei foi:
    1- Meu Moto G está esquentando mais. No 4.3 meu celular não passava dos 33°, para qualquer uso. Agora no 4.4, chega fácil aos 38,5° (está esta temperatura agora, e estou navegando na web pelo WiFi a +- uns 10 minutos).
    2- O APP do YouTube está fando force close direto. Uns 10 minutos de YouTube, já aparece MSG do APP não responde.
    3- Devido a bateria esquentar mais rápido, ela também descarrega mais rápido.
    4- De resto, achei o KitKat muito rápido e bonito. Os ícones na barra de notificações na cor branco ficou bonito e discreto. Faltou apenas a porcentagem da bateria em cor de destaque para ficar perfeito. (A porcentagem na cor branca, mesma cor do ícone da bateria não vale e chega a ser até sacanagem)


  • Nilson Prado 7
    Nilson Prado 02/02/2014 Link para o comentário

    pessoal.. depois de MTA pesquisa vi.. ART NAO TA COM NADA vão no tuto nexus 4 e vejam oq postei sobre as pesquisas da XDA DEVELOPERS E ANDROID POLICE. Em suma: vazem do ART e busquem o dalvik Bionic, esse sim tem diferença.. vale a pena


  • Alex Rocha 6
    Alex Rocha 31/01/2014 Link para o comentário

    Até o momento uso o ART desde o lançamento do KitKat, meu whatsapp até o momento nunca deu problema, funciona perfeitamente no meu Nexus 4.


  • Nilson Prado 7
    Nilson Prado 25/01/2014 Link para o comentário

    +Douglas, voltei hj pro dalvik. De fato, agora q estou olhando de forma mais clínica, nos apps mais pesados vejo q o dalvik apresenta mais legs, porém a bateria dura mais. Fiz esse comparativo usando 2 nexus4 iguais, com mesma configurações. O q tem ART na primeira vez durou 21h, na segunda 25h. o q utilizava o dalvik foi 28 e 32h (durou mto mais). Executei vários APP simultaneamente, a velocidade de execução era qse a mesma, em alguns o dalvik abria mais rápido. Cheguei ate a dar um máster reset e comecei a utiliza-lo inicialmente com art, mesmo assim o desempenho foi o mesmo. Depois fui buscar info no YouTube, e só confirmado pelos vídeos lá postados q o art realmente ainda não ta lá essas coisas. Mas como eu disse: voltei porto dalvik hj e vi q tem mais leg q o art (se não fosse pela bateria ficaria com o art) mas vou ficar atento com minha bateria, se eu ver q com o dalvik q ela vai fica entre 20 e 25h aí o problema é na bat e não no sistema (mas o da minha mãe ta durando 32h no dalvik)


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 25/01/2014 Link para o comentário

    +Nilson Prado, sei não, acho que algumas configurações estão erradas no seu smart. No meu Moto X o ART faz a bateria durar, em média, 31 horas com 6 de tela. No Dalvik não passa de 23 horas com 4 de tela. Os aplicativos são muito mais rápidos e jamais dado lag, coisa comum no Facebook do Dalvik. Para quem se interessa por pontos, que para mim é palhaçada e não serve de referência para desempenho, o ART deu 1750 pontos a mais que o Dalvik no Antutu.


  • Nilson Prado 7
    Nilson Prado 24/01/2014 Link para o comentário

    diminui a memoria interna sim. os app ficam levemente mais pesados pq neles já são integrados os códigos q nos são traduzidos pelo q seria pelo dalvik (pula a parte do dalvik - uma coisa desse tipo). Mas estou estudando bem essa tecnologia, eu acho q ela ainda não compensa não: minha mãe tem um nexus 4 com os mesmos app instalados q o meu, comparei a velocidade de ambos, o dela usando o dalvik está uns 10% mais rápido na execução de app. Achei q a bateria poderia durar mais, mas tb não dura. Vou fazer um wipe d cache pra ver se muda algo, se não, volto pro dalvik.. e esperar sair uma nova atualização do art, pq a ideia parece ser boa


  • Renan B. 12
    Renan B. 24/01/2014 Link para o comentário

    cara aonde ta a opção de desenvolvedor na Cm ? tipo a depuração USB?


  • Nilson Prado 7
    Nilson Prado 23/01/2014 Link para o comentário

    Quando li essa reportagem fui pesquisar mais sobre o ART. Achei mto interessante, então fiz 3 testes no antutu para ver a nota do meu runtime, usando o dalvik as 3notas foram 1077, 1059, 1089.. usando o ART as notas foram 950, 979 e 949, meu cel é um NX4, a nota geral tb caiu, de uma media de 17900 para 17010 (vale lembrar q antutu é suspeito). No mais, usando o ART, percebi q 'alguns' app abrem mais rápidos sim (instagram, tinder, eBay) e outros bem mais lentos (facebook, moon reader), no geral parece mais estável e ate compensa a troca, mas não é tudo que dizem. As pessoas tende a apreciar demais as tecnologias novas simplesmente pq é nova e acham q a atual já ficou ultrapassada e não é sempre assim. A minha nota é (de 0 a 10) 6 para o dalvik e 7,5 para o ART. o ART é melhor mas tem que melhorar mto pra acompanhar o desempenho do IOS (sou fã do Android, mas a opinião e sem paixão).


    • Thiago19 40
      Thiago19 17/07/2014 Link para o comentário

      verifique, tem uma lista de todos os APP que já dão disponíveis em art, você pode fazer o teste nos que ficaram lentos, desinstalando eles limpando a memoria deixada e instalando novamente e verá que o desempenho vai melhorar


  • 9
    Conta desativada 22/01/2014 Link para o comentário

    Usando ART no SII i9100 com Omni 4.4.2. Perfeito. Nenhum app que uso tem problemas e estão mais rápidos e realmente memoria livre. Whatsapp já corrigido para 4.4.2 e até agora, mesmo sendo nightly tudo ok.


    • 8
      Marcelo Rosario 25/07/2014 Link para o comentário

      Opa! Tb estou usando um SII com cyanogenmod 4.4.4 e o bichinho renasceu das cinzas kkk vou testar essa ART então


  • Wellington Nicchio 12
    Wellington Nicchio 22/01/2014 Link para o comentário

    Estou rodando em ART no meu moto G ( android 4.4.2), testei todos os app instalados no smartphone até agora não tive nenhum problema ( whatsapp funciona 100%) , estou gostando muito , mais muito mesmo do desenpenho num geral o sistema todo roda mais rapido ! abrir app ficou impressionante ! a diferença no moto G rodando em ART me agradou d+ , parabens pela materia Felipe A. , e Camila Rinaldi sei q voce tambem tem um moto g rodando kikat , pode habilitar sem medo voce vai adorar o desempenho do moto g fica mais surpreendente do já é !..


    • CDS 12
      CDS 24/01/2014 Link para o comentário

      Vc notou se diminuiu a memoria interna? notei que diminuiu meu espaco disponivel em 300 mb.


      • Wellington Nicchio 12
        Wellington Nicchio 25/01/2014 Link para o comentário

        Eu fui com muita sede ao pote... não cheguei anota espaço livre antes e depois da troca pra poder comparar.. na vedade tinha trocado apenas para teste, não achei que ia fica permanente rodando em ART, mais se for mesmo cerca e 300mb de espaço a mais ocupado pelo sistema acho que compenssa , levando em conta o desempenho que teve !

        Thiago19


    • 2
      Vicente Silva 14/06/2014 Link para o comentário

      Como ficou a autonomia de bateria? Diminuiu ou aumentou?


      • Thiago19 40
        Thiago19 17/07/2014 Link para o comentário

        a bateria aumenta a autonomia, pois precisa de menos trabalho do processador para abrir o aplicativo e rodar o mesmo.


  • 6
    Italo Figueiredo 22/01/2014 Link para o comentário

    meu nexus 7 2012 não tem ART, espero que saia depois


  • 4
    George Santiago 22/01/2014 Link para o comentário

    Eu usei o ART no meu Moto X e gostei muito dos resultados. Os apps ficaram mas rápidos. Contudo, em relação ao whatsapp, que não funcionava, foi informado no google play que no Android 4.4.2 os problemas já haviam sido corrgidos. Sendo assim, quando a Motorola disponibilizar o 4.4.2 para o Moto X vou usar definitivamente o ART, pois só tive problemas no whatsapp.

    Angelo Parrella


    • Thiago19 40
      Thiago19 17/07/2014 Link para o comentário

      o moto x esta na 4.4.3.

      Angelo Parrella


    • Angelo Parrella 15
      Angelo Parrella 17/07/2014 Link para o comentário

      Então na sua opinião já ta valendo apena usar o ART ? Ou você acha melhor esperar ficar mais estável no moto X ?

      Artur Rodrigues


      • Thiago19 40
        Thiago19 18/07/2014 Link para o comentário

        já vale a pena utilizar pois evoluiu bastante e é bom que na se acostuma com o funcionamento...


  • 11
    Matheus de souza 22/01/2014 Link para o comentário

    Gente como ativar no optimus G c cm11 snapshot?


  • 4
    Jorge Aguilar 22/01/2014 Link para o comentário

    Algumas correções precisariam ser feitas no texto.

    - o JIT não recompila o programa inteiro sempre. Pode fazer isso apenas em partes dele de forma a que esse trecho fique em código nativo (e portanto rode mais rápido). Por isso que o uso de "limpadores de memória" e "task killers" em geral deve ser evitado a todo custo! Se um programa, que já foi executado e teve parte de seu código transformado em código nativo for removido da memória, na próxima vez que for executado o JIT terá que refazer todo o trabalho, consumindo mais bateria. Se isso tivesse permanecido na memória, bastaria executar.

    - o JNI não é o Java rodando num computador. JNI é um processo que permite rodar código nativo como se fosse uma chamada a um código Java qualquer. O gráfico apresenta um programa escrito em Java rodando no Dalvik, esse mesmo programa rodando no ART, e esse mesmo programa escrito em código nativo (muito provavelmente C) rodando no mesmo (espero) Android. Tanto é assim que o Google disponibiliza dois SDKs (Software Development Kit), um para usar ao se programar em Java (que eles chamam de Android SDK) e outro para código nativo (chamado de Android NDK, utilizado para programar em C/C++).


    • Felipe A. Gavazza de Souza 9
      Felipe A. Gavazza de Souza 22/01/2014 Link para o comentário

      Jorge. Seus comentários são bem vindos. Sobre eles:
      - O funcionamento do JIT foi simplificado de forma a facilitar a compreensão geral da técnica. A descrição detalhada de cada técnica demandaria uma discussão que foge do escopo do artigo. Ainda, a explicação fornecida no texto está correta.
      - De fato, a descrição da JNI havia sido substituída erroneamente por JVM. Corrigido.


  • Carlos Roberto 4
    Carlos Roberto 22/01/2014 Link para o comentário

    Na CM11 o ART não funcionou, varios aplicativos parou de funcionar , impossibilitando o uso do aparelho, meu aparelho e um Nexus 4. ^^


    • 17
      Conta desativada 22/01/2014 Link para o comentário

      Tem que instalar um gapps compatível né filho


    • Renan C. 24
      Renan C. 18/07/2014 Link para o comentário

      No XDA pode ser encontrado vários tipos de Gapps, é só saber garimpar bem!


  • 17
    Conta desativada 22/01/2014 Link para o comentário

    Estou fechado com o bonde de quem usa ART! CM 11 + Art = Enjoy bitch!!!!!!!

    Diogo Paulo


  • Yuhara 3
    Yuhara 22/01/2014 Link para o comentário

    Depois desse artigo ativei no meu Optimus G, e até no exato momento esta tudo funcionando 100%, sem nenhum problema.. vou manter e ver como fica a rom no dia a dia..


  • Tharcyzo 22
    Tharcyzo 22/01/2014 Link para o comentário

    Eu usei ART no meu S4 com CM11 e só tive problema com Gapps, mas, ficou meio lento diminuiu muitos pontos no Antutu ai decidi deixar Dalvik mesmo


    • Thiago19 40
      Thiago19 17/07/2014 Link para o comentário

      isso provavelmente já foi corrigido, quando foi lançado o kitkat, o art era bem problemático mesmo. Eu não conseguia utilizar e o dalvick acabava sendo mais rápido, agora troquei de novo e a historia é outra.


    • Renan C. 24
      Renan C. 18/07/2014 Link para o comentário

      Pelo o que eu sei foi corrigido no KitKat 4.4.4, pode usar a vontade!


  • Rafa Costa 4
    Rafa Costa 22/01/2014 Link para o comentário

    Eu uso o ART, uso uma ROM baseada na CyanogenMod, e já uso a um bom tempo e é realmente melhor tanto na execução de aplicativos quanto na estabilidade da ROM !

    Tenho um Galaxy s3 -

    A ROM está rápida!
    O ART melhorou a estabilidade!
    Melhor gerenciamento da bateria!
    Melhor gerenciamento da GPU Com a CPU !
    E uma melhora na Ram!


  • 7
    Max Domingues 22/01/2014 Link para o comentário

    o meu Moto X com 4.4 tb tem o modo ART... testei algumas vezes.. mas como ainda nao suporta o Whatsapp eu voltei para Dalvik...


    • Douglas Pacheco 14
      Douglas Pacheco 22/01/2014 Link para o comentário

      Aqui o Whastsapp funciona normalmente com o ART (num Nexus 4). O que acontece aí?


      • João Marcos 10
        João Marcos 22/01/2014 Link para o comentário

        Douglas o Whatsapp só funciona em ART a partir do android 4.4.1.

        Thiago19


  • 10
    Michael Dornelas 22/01/2014 Link para o comentário

    Camila, não camisa... Teclado burr*... Rsrs

    Diogo Paulo


  • 10
    Michael Dornelas 22/01/2014 Link para o comentário

    Camisa, confirmado a opção de troca, porém não é recomendado, diz não ser suportado com CyanogenMod. Configuração apenas para experimentos, e pode causar instabilidade... Acho mais seguro continuar com o Dalvik, já que o próprio CyanogenMod além de estar numa versão nightly, e contribuir um pouco mais pra instabilidade não vale a pena...


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      22/01/2014 Link para o comentário

      Obrigada pela dica, Michael! ;)


    • 7
      Lauro César Alves 22/01/2014 Link para o comentário

      Qual é o seu smartphone? Para o meu (Optimus G) já tem versão milestone2 e tá rodando liso demais, sem nenhum bug até agora.


      • Yuhara 3
        Yuhara 22/01/2014 Link para o comentário

        Lauro César Alves, o seu Optimus G esta funcionando o 4g? aqui no meu só funciona na claro na vivo eu seto pro 4g e ele volta para o 3g automático.. ai eu não sei se é a frequência da vivo que não dar suporte na rom..


  • João Victor 18
    João Victor 22/01/2014 Link para o comentário

    s


  • 10
    Michael Dornelas 22/01/2014 Link para o comentário

    Pergunta, aparelhos com CyanogenMod 11 há possibilidade de alteração a qualquer momento do dalvik e art?


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      22/01/2014 Link para o comentário

      Olá Michael, a CM 11 deveria oferecer a opção a partir de Android 4.4.

      Rafael L.


      • 7
        Lauro César Alves 22/01/2014 Link para o comentário

        E oferece. Basta entrar em { } Opções do desenvolvedor > Selecionar tempo de execução e mudar para art. Em meu Optimus G, rodando CM11 (que é a melhor ROM que usei até hoje) é assim. <as ainda não quis me arriscar e mudar para o art, do jeito que está "tá" tão bom que dá até medo de mudar qq coisa... ;)

        Rafael L.Angelo Parrella


  • Camila Rinaldi 67
    Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    22/01/2014 Link para o comentário

    Excelente matéria, Felipe! A tecnologia ART, como bem disse, ainda está em fase de testes, alguns ainda falam sobre ocupar mais memória, mas isso é tão pequeno em comparação ao Dalvik e, além disso, a velocidade de lançamento e abertura de apps é muito mais importante que alguns Mb a mais na ROM.

    DiogoMzsGilson MachadoJosué dos Santos J.Elvis SantoswendelFlávio IzidioPedro PauloVictor SilvaRafael L.João Victor PerestrelloAngelo ParrellaConta desativadaalexCleiton Silva


    • Bruno S. 24
      Bruno S. 22/01/2014 Link para o comentário

      Olá Camila Rinaldi, achei a matéria muito interessante e essa tecnologia parece bem promissora. Tenho uma curiosidade e talvez vc possa me responder: recentemente foi feito o Hands On do S4 rodando KitKat, e já que vc postou a matéria mencionada poderia me dizer se no S4 rodando o KK há a possibilidade de alternar entre Dalvik e ART ou ela será exclusiva dos aparelhos Nexus?


      • Camila Rinaldi 67
        Camila Rinaldi
        • Admin
        • Equipe
        22/01/2014 Link para o comentário

        Oi, Bruno, na realidade o Galaxy S4 não possui a opção. Mas o mais interessante é que o meu Nexus 7 (2012) também não, porém o Moto G rodando com KitKat possui. Vou verifica os demais aparelhos que tenho em mãos e volto para dar a resposta.

        Para saber se você pode trocar o tempo de execução de Dalvik para ART, acesse as opções de desenvolvedor!

        Elvis SantosRonaldo GuedesRafael DantasToni Junior


      • Bruno S. 24
        Bruno S. 22/01/2014 Link para o comentário

        Obrigado Camila.
        Na verdade eu ainda estou no 4.3 (Note 2), e como foi anunciado o KK para S3 e N2 no final de março (esperança), talvez surgindo no S4 poderia vir tb para S3 e N2.
        Um abraço e se tiver novidades posta pra gente!


      • 5
        sergiobsb 22/01/2014 Link para o comentário

        O moto x rodando Kitkat também possui ART.

        BrenoCleiton SilvaThiago19


      • 1
        Geraldo lima 09/06/2014 Link para o comentário

        Ola Camila. Mudei para art no moto x e percebi pequenos. Lagos e jogos e etc. O que faco para resolver isso? Grato.


      • 1
        Geraldo lima 09/06/2014 Link para o comentário

        *lags


      • 11
        Pedro Lucas 29/06/2014 Link para o comentário

        No meu Moto G tbm reparei alguns lags , No art fora que demora Muito a Iniciar , Perda De FPS No Antutu entre Outras coisas que Reparei , mas na questão da Bateria ... ate os processos estavam puxando menos tipo por Exemplo jogo um Jogo Ele Consome 30% de bateria por hora no dalvik ja no ART apenas 20% e todos os outros processos tbm diminuiram ja Nos testes de antutu deu 17155 pro art e 17330 pro dalvik (Pequena Perda de pontos) Será que e por causa que meu sistema usou durante muito tempo o dalvik ? ou isso não tem nada a Ver


      • Thiago19 40
        Thiago19 17/07/2014 Link para o comentário

        Geraldo, para resolver os lagos e travamentos você tem duas opções, limpar a cache do sistema ( completa) ou dar uma restauração de fábrica, eu recomendo a primeira mas como o art esta em testes a primeira opção não é certeza...

        Cleiton Silva


      • Thiago19 40
        Thiago19 17/07/2014 Link para o comentário

        Pedro Lucas, isso ocorre pela memoria dos aplicativos que foi utilizada em dalvick, basta limpar a cache do sistema.


      • 7
        Danilo Cunha 17/07/2014 Link para o comentário

        Como limpar o cache do sistema?? Abs


      • 15
        Isaque Caires 18/07/2014 Link para o comentário

        Amo o site por causa disso, me ensinam coisas que nem imagino ter no meu aparelho. Estou trocando o tempo de execução pro art. Camila ele irá atualizar junto com o novo android ou a versão atual do art. só virá para aparelhos novos?


      • 2
        Marcelo Silva 18/07/2014 Link para o comentário

        No s4 nao dava para mudar, no s5 ja existe a opcao na rom stock, a bateria esta durando mais, mas acho que é porque o s5 foi pensado na duracao de bateria


    • 6
      Luanbrasil 17/07/2014 Link para o comentário

      Não seria na Ram?


      • Rafael L. 19
        Rafael L. 18/07/2014 Link para o comentário

        Não, é no armazenamento.


    • fabio andrade lopes 9
      fabio andrade lopes 18/07/2014 Link para o comentário

      camila uso uma Rom chamada ArchiDoid versão CM unoficial 4.4.4 no meu S3.acabei de fazer a transição do Dalvk para Art. vou fazer testes e informo.


  • 8
    Thiago Henrique 22/01/2014 Link para o comentário

    Estou usando ART há mais ou menos 2 meses e minha única reclamação é q o aplicativo Nike+Running parou de funcionar, mas os benefícios superam isso:

    Tenho um nexus 5
    - Melhor rendimento da bateria
    - Maior memoria livre
    - Melhor performance do processador
    - O aparelho nao esquenta como antes
    - Nesses dois meses nao desliguei o aparelho e mesmo assim nunca se quer ficou lento

    Elvis SantoswendelFlávio IzidioDáynessom BarbosaHelvecio GuastiRenan C.João Victor PerestrelloDaniel MarquesAngelo ParrellaCleiton Silva


    • 14
      Cleiton Silva 17/07/2014 Link para o comentário

      Os apps que a gente instala por fora param de funcionar no ART, por isso não mudei ainda, porque tenho vários apps crackeados fora da Play Store.

      Flávio Izidio


    • Renan C. 24
      Renan C. 18/07/2014 Link para o comentário

      Eu também só não mudo para o ART por causa dos meus aplicativos crackeados, patchs e outras gambiarras hehehe

      wendelFlávio Izidio


      • Vinícius Nascimento 9
        Vinícius Nascimento 16/11/2014 Link para o comentário

        Paga 1.500 num aparelho, mas não paga 10 reais num app! Depois reclama que o desenvolvedor não atualiza os apps frequentemente.
        Isso que vocês fazem é economia porca!. Quer saber se o app é legal? Blz, até entendo baixar o apk e testar. Viu que é bom? vai lá e compra o o app! Isso ajuda o desenvolvedor e toda a comunidade Android!

        DiogoMzsGilson Machado


    • Marcio A. 19
      Marcio A. 14/08/2014 Link para o comentário

      No art a bateria do meu nexus 5 dura muito menos,

      André Filipe da C.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.