Telefônica inicia projeto para reduzir custos em banda larga fixa

O Grupo Telefônica, que controla a Vivo, fechou parceria com a japonesa NEC Corporation para lançar no Brasil o primeiro projeto-piloto de vCPE (virtual Customer Premise Equipment), sigla em inglês para "virtualização de parte do equipamento do cliente".

O objetivo é simplificar a instalação do equipamento doméstico da rede de acesso em banda larga da Vivo. Além disso, a empresa afirma que o projeto vai possibilitar uma redução de até 30% nos custos operacionais com serviços de dados por rede fixa.
Numa estratégia da empresa no desenvolvimento de soluções de rede inovadoras baseadas em software e virtualização, a tão falada nuvem, será criado um novo vCPE, baseada em um protótipo criado pela Telefônica e integrado pela japonesa NEC, permitindo que algumas funções IP sejam transferidas do equipamento instalado na casa do cliente para a rede da operadora, pela nuvem. Na prática, a empresa afirma que isso vai possibilitar a implantação rápida de serviços e ajudar na operação e manutenção da rede, além de permitir redução de custos de até 30%.
A Telefônica vai realizar testes este mês em São Paulo e espera que a solução esteja pronta para implementação e lançamento oficial em julho de 2014.
Fonte: Telefonica