O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 11 Compartilhado 31 Comentários

Em breve você poderá testar aplicativos no Android sem precisar baixá-los

Já imaginou poder testar um aplicativo para Android sem precisar instalá-lo? Pois é justamente isso que a Google está oferecendo, por enquanto, apenas nos Estados Unidos. Em anúncio no seu blog oficial, a companhia informou que usuários que fizerem pesquisas no Google Search através de um dispositivo Android poderão ver informações que estão dentro de aplicativos. Além disso, será possível testar o próprio programa diretamente do navegador do celular, sem precisar baixar nada.

O motivo para isso, segundo a empresa, é que nos primórdios do Google, na época em que a internet ainda engatinhava, pesquisar alguma coisa no PC era sinônimo de sentar numa cadeira, abrir o buscador Google e procurar pelos sites com as melhores informações sobre o assunto. Hoje em dia, se você quer pesquisar alguma coisa, seja onde estiver, basta sacar o smartphone e digitar ou falar os termos da pesquisa. Em outras palavras, as coisas evoluíram e hoje são muito diferentes do que há 10 anos, por exemplo.

Muitas vezes, a resposta mais precisa para a sua pergunta se encontra dentro de um aplicativo. Para o usuário ter acesso a ela, porém, precisa baixar o app, o que pode levar alguns minutos e só então buscar a informação dentro dele.

appsstreaming
Google já testa uso de apps em streaming, sem precisar instalá-los. / © Google

Um exemplo de como essa nova opção do Google Search funcionará: suponhamos que você tenha feito uma viagem e reservado um hotel. Porém, uma série de imprevistos fizeram você precisar sair desse hotel e agora necessita encontrar um outro, urgente! Basta abrir o Google Search e pesquisar por “Hotel na cidade X para agora”. Um dos resultados da busca será um aplicativo de hotéis que mostrará as opções disponíveis no momento.

Muitas vezes, a resposta mais precisa para a sua pergunta se encontra dentro de um aplicativo. Para o usuário ter acesso a ela, porém, precisa baixar o app. Até agora.

Este programa será executado via streaming para o seu celular, dispensando a necessidade de baixar o app para procurar um novo quarto de hotel. Isso, de longe, é mais eficiente e rápido para o usuário.

Entretanto, a empresa informa que nem todos os apps serão compatíveis com a novidade. Por enquanto, apenas 9 programas são compatíveis. Além disso, não é qualquer pessoa que pode testar, apenas residentes nos Estados Unidos. Se a ideia funcionar como o esperado, esse recurso poderá ser levado para outros lugares, como o Brasil.

Isso abre possibilidade também para outras utilidades. Por exemplo, suponhamos que você queira um aplicativo pago mas está em dúvida se ele atende às suas necessidades. Basta testá-lo via streaming, sem precisar instalar. Outro exemplo: você pesquisa uma rota para um determinado destino e a busca do Google vai achar a resposta dentro do Waze, caso você não o tenha instalado, ele será executado via streaming na tela do seu celular. Claro, são apenas suposições, mas que são perfeitamente plausíveis de acontecer.

E você, o que acha desse novo recurso?

11 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

31 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações