O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 50 Compartilhado 64 Comentários

Teste de bateria com o Android 5.0 Lollipop: Galaxy S5 brilha, Nexus 5 afunda!

O Android 5.0 Lollipop chegou com a promessa de otimizar o consumo de energia dos dispositivos. Agora que a nova versão do SO foi distribuída para mais dispositivos, o site GSM Arena resolveu testar a duração da bateria em aparelhos premium, e o resultado não foi o ideal para o Google. Veja abaixo como se saíram o Nexus 5, o Galaxy S5, o LG G3 e o HTC One M8 rodando com o Android 5.0 Lollipop.

akku smartphone new format
Confira o teste de bateria de 4 carros-chefe com o Android 5.0 Lollipop. / © ANDROIDPIT

A mudança divulgada como uma  das mais significativas no Android 5.0 é o Projeto Volta, o sucessor do Projeto Butter (iniciado para fazer com que a interface do Android se tornasse mais fluida) e do Projeto Svelte (iniciado para fazer com que o Android rodasse com menos memória RAM). Desta vez, o foco está na duração da bateria, e foram feitas diversas mudanças-chave que teoricamente otimizariam o consumo dos aparelhos. Para conhecer melhor o projeto, leia os artigos abaixo:

Como todos sabem, na prática os projetos mais animadores podem se revelar decepcionantes, e apenas testes criteriosos podem comprovar se as melhorias foram realmente implementadas. Como dissemos acima, o primeiro teste abrangente do desempenho da bateria em dispositivos rodando com o Android 5.0 Lollipop foi feito há pouco pelo conceituado site GSM Arena. Nele, foram avaliadas as durações das baterias do Nexus 5, Galaxy S5, LG G3 e HTC One M8 rodando com o KitKat e depois atualizados para o Android 5.0 Lollipop. Foram analisados os critérios duração em standby, tempo de conversa, tempo navegando pela internet e de reprodução de vídeo.

AndroidPIT Galaxy S5 Lollipop KitKat
A bateria do Galaxy S5 ficou realmente melhor com o Android Lollipop. / © ANDROIDPIT

Quem mais se beneficiou com a atualização para o Lollipop foi o Samsung Galaxy S5. O dispositivo ganhou nada menos do que 11 horas de standby (passando de 72 para 83), 6 horas de tempo de conversa (de 21:20 para 27:37) e mateve o mesmo tempo de navegação na internet (aprox. 9:30 horas) e de reprodução de vídeo (aprox. 11 horas).

androidpit flagship battery comparison
A duração da bateria em standby dos quatro aparelhos testados (em horas). / © GSMArena

Por sua vez, podemos considerar que a bateria do LG G3 não se beneficiou e foi levemente prejudicada pelo Lollipop, perdendo uma hora de reprodução de vídeo, 6 horas de standby e permancendo estável nas outras categorias.

O HTC One M8, por outro lado, ganhou 6 horas de standby, perdeu outras 6 em tempo de conversa e recebeu impressionantes 3 horas extras de navegação na internet com o 5.0 Lollipop. Quanto ao tempo de reprodução de vídeo, o aparelho perdeu uma hora.

20141117 IMGL9398
A bateria do Nexus 5 piorou com o Android 5.0 Lollipop.  / © ANDROIDPIT

A grande decepção do teste foi o Nexus 5, cuja bateria já não era lá um ponto forte nos tempos do KitKat. O dispositivo perdeu 2 horas de standby, 6 horas de tempo de conversa e uma hora de reprodução de vídeo, permanecendo estável na categoria tempo de navegação pela internet. Devemos nesse ponto lembrar que o teste foi feito com a versão 5.0 do Lollipop, e resta a esperança de que as versões posteriores tenham otimizado a bateria do dispositivo.

androidpit flagship battery comparison talk time
Na categoria tempo de conversa, o Nexus 5 perdeu nada menos do que 6 horas. / © GSMArena

E você? Tem algum desses aparelhos e confirma os resultados do teste?

Fonte: GSM Arena

50 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

64 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações