Malwares aparecem de muitos jeitos, veja como evitá-los

AndroidPIT virus 2
© nextpit

Ninguém quer malware. Vírus, ransomware e outros bichos espreitam nos muitos cantos escuros da Internet, prontos para atacar os desavisados. Naturalmente, é preciso estar preparado e se proteger, daí a variedade de aplicativos e programas disponíveis, como os antivírus. Mas o malware é uma hidra de muitas cabeças, e nem todo serviço se defenderá de cada ataque. Para ajudá-lo, detalhamos os diferentes tipos de malware e suas soluções abaixo.

Malware é basicamente um código malicioso, um software desenvolvido com a intenção de prejudicar ou com efeitos maliciosos. Um malware pode ser usado para roubar informações, sequestrar máquinas de outras pessoas ou até mesmo extorquir dinheiro da vítima. Estes são os 5 principais tipos de malware aos quais você deve ficar atento.

Vírus

Assim como sua contraparte na natureza, um vírus de computador infecta suas vítimas, assumindo o controle de algumas ou todas as suas funções. O vírus destrói dados ou procura por informações como senhas, números de cartão de crédito ou outras informações confidenciais, geralmente enviando os dados para o computador do invasor. Enquanto estiver no controle do seu computador, um vírus pode usá-lo para enviar e-mails de spam (veja sobre worm abaixo) ou coordenar outros tipos de ataques online.

AndroidPIT virus 3
Os vírus podem infectar telefones Android e PCs / © NextPit

Solução: Você provavelmente já ouviu falar dos pacotes de antivírus mais famosos, como bitdefender, Norton, AVG e assim por diante. A maioria destes fornece boa proteção, embora alguns sejam tenha mais funções (inchaço para alguns) – pesadas ​​do que outros. Antivírus não são apenas para o seu PC, também podem ser útil para o seu smartphone.

Worm

Um worm é um vírus que se replica em uma rede. Os worms geralmente são distribuídos por email. Eles chegam, examinam seu catálogo de endereços e enviam uma cópia de si mesmos para todos os seus contatos, mascarados como mensagens da sua conta. É provável que você já tenha visto um deles chegar ao seu e-mail, ou até mesmo através de serviços de mensagens da rede social, como o Facebook Messenger.

Solução: o antivírus também o ajudará aqui, mas cautela e bom senso são um longo caminho. Não abra mensagens de aparência suspeita com linhas de assunto genéricas ou fora dos remetentes que conhece, vídeos ou links misteriosos. Se não tiver certeza, entre em contato com o remetente separadamente para avisá-lo de que pode estar infectado.

Spyware

O spyware monitora seu uso da Internet, enviando informações de volta a um computador central que, em seguida, o direciona para publicidade. Soa como o Facebook, Google e outros, certo? Mas você não se inscreveu para receber essas coisas. O spyware mais invasivo pode registrar suas teclas e escrita ou até mesmo ativar sua webcam. Além disso, o monitoramento pode, na verdade, deixar o computador lento em um rastreamento insuportável, e os anúncios on-line podem se tornar irritantemente intrusivos.

AndroidPIT webcam privacy hero
Para o spyware da webcam, há sempre a solução analógica / © NextPit

Solução: Um spyware pode ser realmente difícil de remover manualmente, mas felizmente a maioria dos softwares antivírus também vem com recursos anti-spyware fortes. Avast, Norton e Kaspersky Labs estão entre os melhores nisso.

Trojan

Um trojan se disfarça como um programa legítimo, mesmo como um software antivírus. Os mais sorrateiros até funcionam de verdade, tudo para disfarçar seus objetivos ocultos. Cavalos de Tróia podem excluir dados, comprometer a segurança, roubar seus dados bancários ou distribuir ransomware conforme descrito abaixo.

Solução: o antivírus geralmente conseguem parar trojans antes que eles possam agir. No entanto, criptografar seus arquivos mais importantes pode fornecer proteção extra. Conjuntos de segurança como o Bitdefender Total Security, o G Data Total Security e o Kaspersky Total Security vêm com opções para criptografar seus dados pessoais.

Ransomware

Possivelmente, o tipo mais devastador de malware e, certamente, um dos mais avançados, o ransomware, está tendo um aumento preocupante na popularidade (entre os invasores) atualmente. Um Ransomware bloqueia o acesso aos dados de uma vítima, ameaçando publicá-los ou excluí-los até que uma quantia monetária seja paga. Os tipos mais avançados de ransomware até criptografam os arquivos. Pior ainda, não há garantia de que pagar um resgate realmente funcione – você está à mercê do atacante.

Wanna cry large
WannaCry é um dos ataques de ransomware mais infames / © Shutterstock

Solução: O antivírus normal não é suficiente para esta situação, mas a Acronis fornece gratuitamente o melhor antiransomware para o seu PC. O Acronis Ransomware Protection também vem com backups locais e na nuvem (5 GB gratuitos, mas você pode comprar mais).

Você já experimentou algum desses tipos de malware? Qual é o nosso software ou técnica favorita para proteger seu computador ou dispositivo móvel?


Este artigo foi escrito em cooperação com a Acronis.

Artigo seguinte
4 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luiz Gustavo lgubarbosa 24
    Luiz Gustavo lgubarbosa 25/07/2018 Link para o comentário

    Uma vez baixei um arquivo sem querer no meu celular,que fui obrigado a formata-lo,e por ter a minha conta no Chrome logado no PC da empresa,tive que formatar o PC também. Tive muitas dores de cabeça,poderia ter detonado o programa que eu uso da empresa, o antivírus do servidor barrou, já o do meu PC nem se mexeu hehehe.


  • AC&MM 72
    AC&MM 25/07/2018 Link para o comentário

    Mas a8nda assim, eu insisto em repetir que não adianta colocar tudo isso em uma só máquina como proteção se o usuário insiste em querer ganhar o tão sonhado unicórnio que vem com um duende que brilha no escuro de brinde e clica no link pra concorrer.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 25/07/2018 Link para o comentário

    Muito interessante esse artigo.


  • J H Gouveia 30
    J H Gouveia 24/07/2018 Link para o comentário

    te odilho matéria paga.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.