O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 4 Compartilhado 19 Comentários

Tizen: confira como funciona o OS! [Vídeo]

Apesar de ainda não ter a data de lançamento do primeiro smartphone rodando com Tizen, o novo OS foi apresentado durante o MWC, em Barcelona. Aproveitei que estava do lado do estande do Tizen e saquei meu Moto X para gravar uma pequena demonstração do novo sistema operacional da parceria entre a Samsung, a Intel e a Panasonic. Confira o vídeo abaixo.

Tizen OS MWC 2014
Ao que tudo indica, o Tizen oferece a mesma possibilidade de customização do Android! / © AndroidPIT

Primeiro vimos a Nokia produzindo um OS baseado no Android (logo, Linux) muito parecida com o Windows Phone no Nokia X, e agora é a vez da Samsung, em parceria com a Intel e Panasonic, mostrar a interface do Tizen, uma espécie de sistema operacional com a alma do robozinho verde, mas com a máscara da skin TouchWiz. A estratégia aqui é clara: obviamente as empresas envolvidas não querem perder a clientela fiel, já bem acostumada com as funcionalidades do Android.

Samsung tizen
Os widgets são chamados de "Caixas dinâminas"! / © AndroidPIT
Tizen samsung demo
O menu de configurações vem com ícones idênticos aos do Galaxy S5, que roda com Android 4.4.2 KitKat + TouchWiz! / © AndroidPIT
Tizen mwc 2014
Essa é a aparência das opções para desenvolvedores! / © AndroidPIT

Apesar de já haver lançado dois smartwatches com Tizen e de estar investindo pesado nesta parceria, a Samsung obviamente não pretende abrir mão do Android e, consequentemente, da liderança no mercado mobile mundial. O que eu posso dizer é que não se sente muita diferença entre um Samsung rodando Android ou Tizen, pois o que predomina nos dois casos é a skin TouchWiz da Sammy. Pelo menos essa foi a minha sensação durante a demonstração do OS por um dos gerentes de produto da fabricante. Sem muita novidade, na realidade!

Confira a UI do novíssimo Tizen

Assistir ao vídeo no YouTube.

O que você achou da interface do Tizen? Será que ele tem chances contra o Android?

4 Compartilhado

19 Comentários

Escreva um comentário:

  •   15

    voce e linda


  • prefiro android porque até esse sistema pegar legal vai uns anos então jeito e ficar no android mais uns 2 ou 3 anos depois veremos o potencial desse novo sistema

    por enquanto não vale a pena se aventura em outro sistema


  • eu acho o TW mais bonito de todos..problema que é um pouco pesado,..


  • Achei uma UI muito fraca e lenta, ela aperta duas vezes no botão para abrir esses apps exclusivos (a primeira ela pode ter errado ) e demorou muito para abrir. Acho que foi um tiro no pé da Samsung pois o Android é muito popular, e até o Tizen com o Tizen Store fazer sucesso, a Samsung já terá decaído nas vendas.


  • prefiro android,não sei para que ficar inventando moda


  • Uma das maiores qualidades do Android é o grande repertório de apps e ótima integração com os serviços do Google (meus preferidos), e sem isso eu realmente não vejo vantagem em outro SO... Sem contar que eu pessoalmente odeio o touchwiz, inclusive abandonei a Samsung por conta disso...


  • logicamente ele vai rodar após andróides por ser compatível, mas vai ser de acordo com a versão aberta do Android a qual ele foi feito, e deve dar pra instalar o pacote google igual o do cianogen


  • Não estou ansiosa para o lançamento dele, mas se ele for bom, tiver vários apps, não travar igual aos Smartphone android da samsung, talvez eu invista em um aparelho desses,fiquei impressionada com tanta fluides (em comparação aos outros aparelhos), que venha o TIZEN, e que seja melhor que vários Smart por ai ( acho meio difícil). #VenhaTizen


  • O app da calculadora, parece abrir em "janela", como se estivesse no Windows. Se for isso mesmo, acho que não dará muito certo para a sammy, visto que para processar várias janelas e apps juntos, todo o conjunto tem que ser robusto, Bateria, Processador, Memória e etc., além disso, funcionando parecido com um sistema desktop, irão se abrir varias brechas para malwares. Vamos aguardar.


  • Camila, esse tizen roda os apks do Android? Porque se não rodar fica difícil. Um sistema sem muito diferencial e que cairia no mesmo mal do windows phone, a falta de apps.
    A propósito, sobre essa nova UI da Samsung até acho legal, mas acho que ela não dá muito certo no Android, porque a Samsung está remando contra a maré da interface natural do Android. De forma que, como você pode constatar a experiência não fica homogênea. Não gostei muito dessa mistura, acho que a UI antiga se encaixa melhor com a aparência do sistema.


  • Muito bom!


  • A câmera do moto x não deixa nada a desejar :)
    aparentemente esse tizen roda melhor a touchwiz que o Android, pra que gosta da touchwiz é uma boa, eu gostei dos ícones arredondados.


  • boa estrategia
    Se tiver o mesmo sistema de conectividade com portas usb e hdmi vai ser top


  • Só eu não gostei muito desse OS? Em minha opinião, hoje pra mim só há mercado para 3 sistemas operacionais, e são eles: Android (Google), iOS (Apple) e Windows Phone (Microsoft). Não acho que há necessidade de mais sistemas operacionais para smartphones. Acho que estes três não só são suficientes, como também tem muito mais potencial para crescerem bem mais. Mas como eu disse, é apenas minha humilde opinião.


  • Agora entendi o motivo do S5 com a mistura das interfaces Android e Tizen. Querem "migrar" os clientes aos poucos.


  • se for parecido com touchwiz vai ser mais facil de se adaptar .... e ja que é próprio da Samsung, tomara que seja liso nos aparelhos dela igual o ios é para os iPhones. .


  • Parece bonito, mas nao tera mts apps :w

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi