O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 9 Compartilhado 11 Comentários

Transporte público no Google Maps agora em 22 cidades [atualizado]

A Google anunciou que todas as cidades que serão sede de jogos da Copa agora contam com o recurso Transit no Google Maps, que traz os dados do transporte público. Ao todo, agora são 22 cidades no Brasil que têm o recurso, seis foram adicionadas nessa última atualização.

maps
Maps: agora com transporte público em 22 cidades / © Brian A Jackson / shutterstock.com

As cidades incluidas na lista dessa vez foram Salvador, Brasília, Manaus, Recife, Natal e Cuiabá. As outras cidades-sede- São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre - já contavam com o serviço. Além dessas, Blumenau, Brusque, Itajaí, Santos, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Guarulhos, Sorocaba, Riberão Preto e Goiânia também contam com o serviço há algum tempo.

O uso é simples, ao procurar o trajeto de um lugar a outro, o Google Maps dá três opções de deslocamento: à pé, de carro e por transporte público; nessa última, o app mostra as linhas de ônibus ou metrô e onde estão as paradas/terminais. Normalmente o Google Maps oferece algumas opções de trajetos, mostrando sempre o tempo necessário para o deslocamento e quanto custará a viagem toda.

Screenshot 2014 04 18 15 02 57
Do aeroporto de Guarulhos até o Itaquerão são cerca de 2h entre ônibus, metrô e caminhada. / © Google Maps

É possível definir um horário de partida, escolher os meios preferidos de transporte (ônibus, metrô, trem, bonde/metrô de superfície) e qual a prioridade para o trajeto (melhor trajeto, menos baldeações, menos caminhada). Testei bastante o Google Transit nas últimas semanas, e ele tem funcionado quase que impecavelmente: algumas vezes a duração total da jornada é um tanto diferente da realidade, mas nada que atrapalhe muito quem já está acostumado com a instabilidade das condições de trânsito hoje em dia.

Screenshot 2014 04 18 15 03 24
Em cinza a parte à pé, em azul, o transporte público / © Google Maps

Uma crítica: em Porto Alegre, as lotações não foram incluidas. Quem aqui usa o Google Transit? Quais suas impressões?

Atualizado para esclarecer algumas dúvidas.

9 Compartilhado

11 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi