O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 16 Compartilhado 25 Comentários

Depois de regular Uber, São Paulo pode integrar serviço ao transporte público da cidade

Se tem uma coisa que não se pode negar sobre o prefeito de São Paulo é que ele tem coragem. Nesta terça-feira, 10/05, Fernando Haddad peitou quase 40 mil taxistas e assinou o decreto que regulamenta o uso do Uber na cidade. E ele vai além: pretende permitir que o Bilhete Único seja usado para pagar as corridas do aplicativo.

A ideia que está sendo elaborada pela SPNegócios aparentemente é bastante promissora. A proposta é facilitar a vida de quem pega mais de um transporte para ir ao trabalho. Com isso, os carros do Uber seriam utilizados para levar o passageiro de casa até estações de metrô e trem, por exemplo.

A proposta é facilitar a vida de quem pega mais de um transporte

Como a corrida seria paga pelo Bilhete Único, os modais secundários não seriam descontados. Pode não ser tão vantajoso para quem mora muito longe de uma estação, já que o valor da corrida seria mais alto do que uma passagem, mas para quem mora perto, ou está atrasado, é um opção a ser considerada principalmente pelo fator conforto. Isso também seria válido para os aplicativos de táxi, como o Easy Taxi e o 99 Taxi.

Ainda não se sabe quando o Bilhete Único será implantado para o pagamento das corridas.

androidpit bra uber sao paulo bilhete unico
Em algumas corridas, talvez valha a pena tentar o Uber com o bilhete único no futuro / © ANDROIDPIT

O decreto que regulamenta o uso do Uber traz alguns pontos que deixarão os taxistas ainda mais furiosos. O  mais polêmico é que quem quiser usar o carro para transporte pelo app não precisará de alvará, apenas de CNH para exercício de função remunerada.

Em contrapartida, a prefeitura vai cobrar uma espécie de concessão das empresas. A taxa vai girar de R$ 0,10 em média por quilômetro rodado. Essa taxa será variável e poderá ser menor para  o motorista que optar trabalhar na periferia.

Uber Install on Google Play

Polêmica sobre possível ligação familiar entre Haddad e funcionário do Uber

Uma semana antes do prefeito assinar a regulamentação dos aplicativos na cidade uma polêmica colocou ainda mais lenha na fogueira entre Uber vs. Taxistas. Foi descoberto que o sobrinho de Fernando Haddad trabalha em um cargo operacional do Uber no Brasil.

A suspeita era de que Guilherme Haddad Nazar, que trabalha na área de Tecnologia da Informação da empresa, agiria como lobista do aplicativo.

Tanto a prefeitura quanto o Uber negaram que a ligação familiar entre Guilherme e o prefeito estaria influenciando nas decisões tomadas em favor da regulamentação dos aplicativos.

Pode até ser que uma coisa não tenha nada a ver com a outra, mas é no mínimo questionável.

E aí? De qual lado você está? Acha que a proposta da prefeitura de São Paulo vai abrir precedente para que outras cidades também liberem o uso do aplicativo?

16 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Kaique Iglesias 11/mai/2016

    Simplesmente fantástico, pra nós que não temos carro, as madrugas de São Paulo serão bem mais fáceis de voltar pra casa hahaha

  • Jairo rios 11/mai/2016

    Embora não seja fã do Haddad , ele conseguiu abrir um belo de um precedente , ou seja, regulamentar o Uber de forma inteligente , atendendo a necessidade da população e arrecadar uns trocados para a prefeitura , o modelo pode não ser perfeito , mas é uma boa iniciativa a ser lapidada e implementada por outras prefeituras , e quanto a lobby .....isto é absolutamente normal , é jogo de interesses , lobby é bem diferente a suborno.

25 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi