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3 min para ler 67 Comentários

Mito ou verdade: usar o smartphone antes de dormir atrapalha o sono?

Quase sempre ouvimos de alguém que não é bom ficar muito tempo olhando para uma tela, seja a do computador ou do celular. Isso é um equívoco? Será que as telas interferem até mesmo em nosso sono? Vamos falar sobre este assunto a seguir.

O smartphone afeta o sono?

Existem muitos mitos e lendas urbanas que envolvem a tecnologia. De vez em quando elaboramos alguns artigos aqui no site que tentam desmistificar algumas dessas bobagens. É claro que algumas coisas não são mitos, mas é claro que precisam ser melhor explicados. Hoje falarei sobre o uso da tela. Será que ela realmente interfere em nosso sono?

O que é a luz azul?

O uso da tela é de fato ruim para os olhos, e pode interferir em nosso sono e em sua qualidade. Para tentar amenizar esse problema muitos fabricantes incorporaram em suas interfaces o famoso modo noturno. Ele estava presente nas versões beta do Android Nougat, mas acabou não indo pra frente. Você pode encontrá-lo em seu aparelho, se disponível, com o nome de "filtro de luz azul", "proteção para os olhos" ou "modo noturno". Todos eles entregam o mesmo resultado: filtrar (ou amenizar) a luz azul da tela.

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Modo noturno da Asus  / © AndroidPIT

Resumidamente, nosso cérebro atribui as cores aos comprimentos de ondas. Logo, dependendo do tamanho da onda como, por exemplo, entre 510-541 o mesmo irá interpretá-la como verde, enquanto uma onda com comprimento entre 478-483 ele vai entender como azul.

A luz azul incomoda a melatonina, um hormônio que regula o sono. A sensação de cansaço visual é maior, afetando o cérebro e as informações que são recebidas por ele. É válido ressaltar aqui que a luz nociva é a artificial, ou seja, aquela que é exibida antes da tela. Muitos profissionais alertam para os perigos dessa luz azul, principalmente para as crianças que estão crescendo com telas de tablets e smartphones ao redor.

Usando um filtro de luz azul

Se a luz azul passar por um filtro, obviamente sua retina e a produção de melatonina serão poupadas. A sensação de fadiga e a qualidade do sono certamente serão melhores. Dito isso, devo ressaltar que a qualidade do nosso descanso está ligada a muitas outras coisas, portanto, não devemos atribuir a culpa de um sono ruim à tela do nosso smartphone ou tirar conclusões precipitadas.

Se o seu celular tem o modo noturno, use e abuse do mesmo de noite. No início do artigo você encontrará um link para o artigo com os melhores apps com filtro de luz azul.

Você usa o modo noturno do seu celular?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ronaldo 17/07/2017

    O que atrapalha o sono são os boletos pra pagar!

  • Phelipe B. 17/07/2017

    Depois de um dia de trabalho, academia, faculdade e transporte público, não há luz azul que tire meu sono.

  • Fernando Henrique 16/07/2017

    O sono não, mas a vista!!
    afeta e muito.

  •   74
    Conta desativada 17/07/2017

    Achei o artigo muito incompleto. Por vezes chegou perto da verdade, mas rodeou, rodeou e não foi a lugar nenhum. A melatonina é um hormônio cuja função mais básica é a indução do sono. Quando nosso corpo está sentindo que o horário para dormir chegou, ou seja, está próximo da fadiga, ele produz melatonina e esta induz àquele sono incontrolável, que às vezes pega a gente até dirigindo. A luz azul diminui e chega a impedir a produção de melatonina e, consequentemente, está diretamente ligada à falta de sono. A luz azul realmente prejudica o sono. Basta perceberem que, mesmo com sono, quando ligamos o tablet, computador, ou mesmo o celular, ele logo passa e conseguimos passar a noite em claro (não no meu caso porque evito), e somente vamos sentir sono meia hora ou uma hora depois de desligar o aparelho.

  • Thiago Lee 17/07/2017

    Existem películas de vidro para celulares, justamente com o intuito de ajudar nessa redução, eu mesmo uso uma no meu Oneplus 5, o interessante é a coloração da película, ela tem um tom roxo, bastante bonito porém no sol reflete tudo na cara.

67 Comentários

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Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • é muitp recomendavel oculos d solda, sao barato tem na loja 199 e vc pode usar o brilho no maximo do face, oq espanta o sono é mosquito no pé do vido


  •   101
    Conta desativada 18/07/2017 Link para o comentário

    No meu caso sim rsrs

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  • A própria insinuação que seja mito já é ridícula. Prejudica e muito, isso é uma FATO comprovado!

    Conta desativadaConta desativada


  • Eu não acho que seja verdade, consigo dormir tranquilamente após o uso do aparelho, mas usar um brilho baixo e um modo noturno melhora, pois não prejudica tanto os olhos, dando um maior relaxamento na hora de ir dormir, amo essa função do meu OP3T.


  • Oq atrapalha meu sono e o despertador pois tenho que acordar cedo para trabalhar!


  • A mim mesmo não afeta em nada. Toda noite antes de dormir uso o smartphone já deitado na cama, e isso não atrapalha em nada, aliás, seria ousado dizer que me ajuda?

    Conta desativadaConta desativada


  • Eu já sabia um pouco sobre filtro de luz azul porém nunca dei importância, mas depois do que li por aqui e do que fui pesquisar, decidi usar o app filtro de luz azul, e no Windows 10 o f.lux.
    E na parte da noite( nesse momento que escrevo) já notei que a leve irritação nos olhos que eu sempre tive por esse horário usando pc e celular sumiu! (no w10 tem a opção nativa de luz noturna, mas o f.lux tem a vantagem de ter o Movie Mode)

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaElerson SoaresConta desativadaConta desativada


  • Alguém já conseguiu usar depois que dormiu?? Kkkkk


  • Conversa... Vivemos em uma realidade líquida.


    •   74
      Conta desativada 18/07/2017 Link para o comentário

      ?
      Não seria Modernidade Líquida?

      Conta desativadaConta desativada


  • Ninguém liga se atrapalha ou não porque parar de usar que é bom ninguém faz. Mesmo assim é bom baixar um app para reduzir a luz azul caso não tenha esse recurso no software nativo do aparelho.

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  • Tudo em excesso faz algum tipo de mal, finais de semana que só fico em casa vendo netflix e jogando no celular é difícil o sono chegar cedo. Mas isso pode ser também por não gastar energia e com isso a noite não sentimos necessidade de dormir. Como uma leitora falou antes, pode até prejudicar a visão, agora o sono já é relativo, não que não atrapalhe.


  •   74
    Conta desativada 17/07/2017 Link para o comentário

    O que está acontecendo hoje é uma explosão das vendas de melatonina, pois as pessoas não entendem porque têm insônia. Claro que depois de ficar horas na frente do computador ou do smartphone. Deem uma olhada no MercadoLivre a quantidade de gente vendendo melatonina e a quantidade comprando. É assustador.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaElerson Soares

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