O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
17 Compartilhado 40 Comentários

Por que um Android com esta tecnologia ainda não vale a pena

A cada ano, as fabricantes de smartphones se comprometem a introduzir o melhor em seus produtos, não apenas para impressionar, mas também para melhorar a experiência do usuário. E durante o último ano, vi a chegada do já famoso USB Type-C. Mas antes de ter um telefone com este tipo de conexão, dê uma olhada nas minhas considerações sobre tal tecnologia!

Por que o USB Type-C merece a sua atenção?

Todos os modelos que contam com o USB Type-C trazem diversas vantagens. A mais notável é o fato do padrão ser simétrico, ou seja, não é mais necessário procurar o lado certo pra conectar o cabo ao aparelho. Também é bastante útil por ser compacto, permitindo que o design do smartphone fique mais fino.

A mais notável é o fato do padrão ser simétrico

Além disso, ele foi desenvolvido para suportar um total de 10 mil ciclos de uso, o que vale tanto para carregar a bateria quanto para transferir dados. Estes benefícios podem ser adicionados ao fato de que o padrão pode aumentar a transferência de dados (sempre e quando o dispositivo ao qual o smartphone está conectado seja compatível com o USB 3.1). 

E agora você está pensando em adquirir um smartphone com USB Type-C, certo? Errado! Antes disso, é melhor você conhecer também o lado obscuro deste padrão. E repensar sua compra. 

nexus 5x nexus 6p usb type c charging
USB-Type C: na teoria, uma revolução. Mas a longo prazo... / © ANDROIDPIT

1. Pequeno número de aparelhos oferecem USB Type-C no Brasil

Sim, o USB Type-C já é complicado de encontrar lá fora. No Brasil, mais ainda. Isso porque teremos apenas um único aparelho a contar com esse padrão por aqui: o LG G5. E o modelo – apesar de sabermos oficialmente que chegará em terras brasileiras - sequer tem data para começar a ser vendido.  

androidpit lg g5 15
Já sabemos que LG G5 chegará ao Brasil com o USB Type-C. Mas quando? / © ANDROIDPIT

O Xiaomi Mi 5, que também traz essa conexão, também tem boas chances de aportar no Brasil no segundo semestre. No entanto, assim como o G5, ainda não tem uma data específica para o início das vendas. 

Portanto, se você está pensando em trazer um modelo com esse tipo de conexão usar aqui, pense na dificuldade que será achar algum tipo de acessório para ele nas lojas. E se achar, pode contar que será caro. 

2. Ele é pouco amigável e conversa mal com outros gadgets

Este é outro problema sério do USB Type-C. Ele não será compatível com boa parte dos acessórios que encontramos por aí. Logo, você tem duas opções: renovar todo seu aparato de periféricos, trazendo outros que tragam essa conexão. O que seria bem caro. Ou comprar um adaptador que transforma os conectores de A para C. O que é complicado de encontrar.

O USB Type-C não é compatível com boa parte dos acessórios que encontramos por aí

Aliás, a falta de acessórios talvez seja, inclusive, a principal razão para a Samsung não ter adotado esse padrão nos Galaxy S7 e S7 Edge (eles ainda trazem o microUSB). 

androidpit samsung galaxy s7 edge 8
O Galaxy S7 ainda prefere o bom e velho microUSB / © ANDROIDPIT

Conclusão: é melhor esperar para adotar o USB Type-C

Como em todo novo padrão que o mercado tenta implementar, a recomendação é esperar mais um pouco antes começar a adotá-lo. Isso porque ainda temos poucos dispositivos que trazem o USB Type-C e, no caso do Brasil, ele é praticamente inexistente. 

E se você está pensando em trazer um aparelho com esse tipo de conexão do exterior, já prepare o bolso para incluir no pacote, pelo menos, uns dois ou três cabos adicionais. Até porque será muito difícil encontra-los por aqui. E não se engane: lá fora, acessórios com o USB Type-C também não são baratos. 

Androidpit usb type c 0401
O melhor ainda é esperar para ver como a indústria vai se comportar com o USB Type-C / © ANDROIDPIT

Mesmo com todas vantagens do USB Type-C, não tenha pressa em começar a utilizá-lo. Vamos esperar para ver como a indústria ainda vai se comportar na hora de abraçar este padrão. 

E o que você acha do USB Type-C? Você está ansioso para testar esse novo padrão ou prefere esperar mais um pouco?

17 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

40 Comentários

Escreva um comentário:

  • Nossa, concordo que poucos usam este USB, mas existe adaptadores para resolver isso.


  • Que venha mais o USB Type C.


  • Como sempre, sou a favor de adotar TODAS as tecnologias que possam melhorar os aparelhos, as performances, a nossa vida e principalmente acessibilidade em todos os sentidos!


  • Se fosse comprar um celular novo, preferiria com o Type-C. Poderia usar adaptador nos periféricos velhos, mas o contrário não é possível ou seria desperdício: Um pen-drive de alta velocidade ou um monitor 4K em uma USB 2.0, por exemplo.


  • Se o pessoal ficar esperando, aí sim que não vai popularizar. Existe uma coisinha bacana chamada adaptador que resolve o problema de quem tem acessórios com padrão antigo, inclusive tem aparelho que até já vem com adaptador. Type-C é uma evolução muito importante e vale a pena sim trabalharmos para popularizar o mesmo cada vez mais.


  • Negativo.
    O USB Type-C é um avanço realmente útil, e que merece ser "adotado" o quanto antes, para que possamos ver sua usabilidade se expandindo o quanto antes.


  • Matéria ridícula, não falou nada sobre os verdadeiros benefícios do UBS Type-C como transferências de dados com velocidades de até 10 GBps e ainda citou umas desvantagens que não existem, basta usar um simples adaptador e pronto, alias tem smarts chineses com USB Type-C que ja vem com um adaptador por padrão, e também tem o fato que um adaptador desses custa menos de 10 reais no aliexpress, ou seja, quem vai importar um smart com essa tecnologia pode muito bem importar um adaptador. Já usamos adaptadores para tudo nessa vida (HDMI, VGA, tomada elétrica, saída de áudio). Um adaptador a mais não vai matar ninguém.


  •   44

    Acho que faltou na matéria a coisa mais importante do tipo C, a simetria do cabo, e não da entrada, ou seja, nas duas pontas do cabo sao USBs C, diferente das de hoje. Isso permite voce carregar um telefone a partir de outro. O que eu acho uma boa.


  • novas tecnologias sempre sera bem vinda, Ruy o senhor enfatizo um detalhe mt interessante que nao tinha pensado ainda, sobre a Samsung nao ter colocado tal padrao em seu high-end, bom mas se fossemos atras de trabalhos da Samsung lembraremos que ela foi pioneira no NFC em seu galaxy S3, tecnologia que ate hoje nao usei kkk


  • não faiz a mínima diferencia pra mim


  • Essa resistência em adotar "novas" tecnologias é bem típica da Apple, mas se até eles trocaram o padrão de cabos, não entendo o porquê o Android ainda não fez o mesmo.


  • Na minha opinião deve demorar um pouco ainda. Lembram quando saiu o HDMI? BLURAY? Levou mais de 1 ano para a indústria adotar. E esse tempo em se tratando de tecnologia, parece uma eternidade rsrsrs

    CAV


  • Citar como vantagem a simetria do USB Type-C está valendo, mas dizer que ele permite a criação de smartphones mais finos foi um exagero absurdo. Por mais fino que seja um smartphone o USB (seja do modelo que for) não influi em nada. O que pode interferir na espessura no aparelho é a bateria e o conjunto conjunto da câmera.


  • O USB Type-C será uma grande evolução. Mas não custa esperar o mercado adotá-lo por "completo".


  • Se lançarem uma gama de aparelhos compatíveis o padrão se populariza logo. Mas até o USB 3.0 que é velho são poucos aparelho que têm.


  • faltou na matéria explicar que a conexão type C tem velocidade de até 10gb /s ... sabe quantas vezes isso é mais rapido do que o usb que voce usa hoje ??
    veja a comparação .
    • A porta USB 1.0, da primeira geração, levava 9h18 minutos para transferir um filme de 25 GB, de alta definição.

    • Já uma conexão USB 2.0 reduziu esse tempo para apenas 14 minutos para transferir os mesmos 25 GB.

    • Atualmente, a porta USB 3.0, transfere um filme inteiro de 25 gigabytes (GB), em apenas 70 segundos.

    • Dentro de um ano, com as portas USB Tipo C vamos reduzir esse tempo de 70 para apenas 10 segundos.
    só vejo vantagens ,


  • Hum... temos que ter cuidado por ter poucos ou só um aparelho hoje no mercado, bem como poucos equipamentos compatíveis, por enquanto... E isso por acaso foi diferente no início de alguma tecnologia? Se evitarmos as novas tecnologias, como estas serão populares e mais acessíveis um dia?


  • Eu uso hj tipo C, e não tenho dificuldade de nada. Pq ninguém lembra que produtos da Apple tb já são nesse formato, e eles tem um arsenal de coisas para essa entrada.

    Ela não é novidade nenhuma, só é no Android.

    Matéria desnecessária!


  • Nem usb 3.0 eu uso, quanto mais usb type-c. Enquanto usb 2.0 estiver na moda, as outras tecnologias não crescem.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi