O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

3 min para ler 32 Compartilhado 15 Comentários

Pesquisa revela o óbvio: Usuários querem mais bateria!

No final da semana passada fizemos aqui no AndroidPIT uma enquete sobre a autonomia da bateria dos smartphones dos nossos usuários. O resultado foi uma média de uso do aparelho que varia entre 12 e 24 horas, participaram da enquete pouco mais de 1.300 membros da nossa comunidade. Na sequência, a empresa de pesquisa GMI divulgou o resultado de outra pesquisa, onde mil usuários britânicos responderam a seguinte pergunta: "o que gostariam em um novo smartphone?". Para 89% dos entrevistados, uma bateria de longa duração fica acima da qualidade da câmera, da velocidade do processador ou da marca do aparelho.

BatteryNexus5
© AndroidPIT

Na tabela abaixo, é possível verificar os resultados da pesquisa do GMI. Quando perguntados sobre a importância dos recursos de um smartphone, 89% dos entrevistados acreditam que a vida da bateria é "importante", os outros 11% citaram a função como "neutra" ou "não é importante" (juro que queria saber para quem a bateria não é um requisito importante):

Qual a importância dos recursos listados abaixo para você se você fosse comprar um smartphone em 2014? Importante Neutro Não importante
Maior duração da bateria 89% 10% 1%
Marcas populares ou com credibilidade 68%  26% 6%
Processadores mais rápidos 67% 25%  8%
Câmeras de alta qualidade 65% 27% 9%
Telas maiores 60% 31% 9%
Sistema Operacional que se conecta fácil com outros dispsitivos 57% 29% 15%
4G 36% 33% 31%
Tecnologias de pagamento sem contato 20% 27% 53%

Outro dado interessante, é que metade das pessoas que se preocupam com a bateria desligam o Wi-Fi, o Bluetooth ou os serviços de localização quando estes não se fazem necessários. Além disso, 40% deles diminuem o brilho da tela - um dos métodos mais eficazes para preservar a energia do celular.

Existem outros pontos a serem levados em consideração, tais como apenas 5% dos entrevistados possuem uma bateria reserva e 4% possuem um case com uma bateria reserva dentro dele. Metade dos usuários carrega o telefone pelo menos uma vez por dia; 10% carrega mais de uma vez por dia. E, um terço carrega o aparelho a cada dois ou três dias.

Abaixo, você confere o resultado da nossa enquete da semana passada, da qual participaram 1316 usuários até a publicação deste artigo:

pesquisa androidpit bateria
Para a maioria dos usuários do AndroidPIT, a bateria dura entre 12 e 24 horas! / © AndroidPIT

Claro que nenhum destes dados é supresa, visto que a bateria é um dos maiores limitadores do uso de celulares modernos. Porém, é interessante perceber como os critérios de compra se refletem no mercado de smartphones, pois apesar de vermos uma grande insatisfação com relação a autonomia da bateria dos celulares, é nítida a opção por dispositivos com uma tela maior, por marcas específicas e por processadores super rápidos.

Quando a principal demanda dos consumidores começará a se refletir em medidas concretas por parte das fabricantes?

Via The Guardian Fonte: GMI

32 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • - marcosmaiacv 26/mai/2014

    Tem algumas pessoas que querem bateria mas enchem o celular de tranqueiras , e depois reclama da bateria do smarth , quem quiser mais bateria e usa apenas apps mais populares , recomendo o ART , aumentou entre 3-4 hs de bateria aqui

15 Comentários

Escreva um comentário:

  • eu junto com a bateria tambem colocaria , durabilidade , conforto ao segurar o smart !!!! maos sem duvida uma bateria de longa mais longa duraçao seria o melhor !!! :-)


  • Pois é. Que ótimo que ao menos os 60% que querem TELAS MAIORES só precisam comprar um com tela maior. hehe Como essa mania de gigantismo daqui uns tempos os smartphones "mini" , além de menos recursos terão 5". Considero aceitável até o tamanho do MOTO G (4.5") . Mais do que isso começa a incomodar no uso do dia a dia.


  • Comprei um LG G2 e fez 8 dias hj, mas noto que a bateria descarrega muito rápido, n dura 24h, detalhe, fiz um teste quase n uso o aparelho, seria um problema de fabricação ou outro tipo de defeito, atualizei o aparelho para o androide 4.4.2, seria esse o problema, ja que n veio com esta versão do androide???


  • Qual o nome desse programa que Vcs comentaram aí?


  • A industria de celular como o um todo progrediu muito nos últimos anos no desenvolvimento de novos softwares, como vemos existe hoje 3 no mercado de peso, no desenvolvimento de telas com altas resoluções miniaturização das peças como nos iPhones e por ai vai.. só que esse gráfico de progresso não se iguala nas baterias moveis, me parece que estamos ainda usando baterias dos anos 90!
    A verdade é que estagnamos no setor elétrico mundialmente, uma fonte de energia barata e de longa duração não ha conhecemos ainda.
    Costumo comparar as revoluções industriais que tivemos e a ultima foi sustentada pelos progressos no setor elétrico, sem eles não teríamos computadores, robôs, internet etc.
    A mesma coisa esta acontecendo agora.. precisamos de uma nova forma de fazer energia, só assim a industria ira crescer de novo em todos os segmentos, e digo mais, uma fonte de energia alta pode ate mesmo fazer um carro voar com mais autonomia, pq ate agora engenharia tem pra fazer,mas energia não.


  • Com certeza o resultado da enquete foi o obvio, que as OEMs , fabricantes de baterias e processadores corram para minimizar ao maximo este paradigma.


  • É uma dor de cabeça isso e o que mais me irrita nos aparelhos atuais. Um sistema que faça o smartphone durar mais tempo ligado é essencial. A bateria é o maior problema, no meu entendimento, mas é complexo o caso, pois é um somatório de fatores que levam a essa maior durabilidade, tanto de software quanto de Hardware e o próprio uso. Uma pequena atualização pode colocar por água a baixo a durabilidade do sistema ou pelo contrário pode agregar algum período de uso. Esse conjunto deve evoluir muito ainda, .....mas não perco a esperança de ter um smartphone que dure no mínimo uns quatro dias de uso moderado.


  • Esse ART é bom mesmo cara?

    Testei aqui, demorou um ano pra atualizar os apps e alguns nem funcionaram. Porém senti uma diferença no desempenho do meu celular, ficou um pouco mais lento...

    Moto X


    • Ah cara , mais lento ? é normal ele ficar usando menos RAM e bem mais fluído , se você usa apps simples , tipo , Whatsapp , Facebook , Messenger e Instagram , esses mais famosos , pega tudo de boa , e sim , demora pra att os apps , mas só na primeira vez , e alguns apps são incompatíveis , não vale a pena pra quem joga muito no cel , pois vários jogos não funcionam


    • só no seu aconteceu isso cara, meu moto x ficou muito mais veloz com o ART e a bateria dura mais também


      • o meu também ficou lento e travando alguns aplicativos tive que voltar, isso acontece por resíduos de dados no aplicativo ou por alguma falha na transição


  • Tem algumas pessoas que querem bateria mas enchem o celular de tranqueiras , e depois reclama da bateria do smarth , quem quiser mais bateria e usa apenas apps mais populares , recomendo o ART , aumentou entre 3-4 hs de bateria aqui

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações