O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 15 Compartilhado 58 Comentários

Três vantagens que o Snapdragon 835 trará ao seu próximo Android

Os processadores desenvolvidos para smartphones de gama alta enchem os olhos dos mais atentos em tecnologia e em resultados de benchmarks. O Snapdragon 835 veio com a promessa de ser superior ao seu predecessor, como esperado, e traz inúmeras novidades nas áreas de realidade virtual, conectividade e qualidade de som e imagem. Estivemos na sede da Qualcomm, em São Paulo, onde pudemos conhecer alguns detalhes sobre o novo chipset. Ao invés de trazer número e especificações para vocês, resolvi separar três diferencias que você, usuário comum, conseguirá notar na prática caso venha a utilizar um smartphone embalado por esse SoC.

1. Duração de bateria e carregamento turbo

Um dos problemas do Snapdragon 810 era o superaquecimento, que fez com que a Qualcomm lançasse uma segunda  versão revisada no mercado. Temos no 835 uma redução de 35% em seu tamanho físico, devido ao processo de fabricação em 10 nanômetros, mas mesmo assim o novo SoC não perdeu seu poder de fogo. Pelo contrário, afirma Helio Oyama, diretor de produto da Qualcomm, o novo chipset está ainda mais eficiente com relação ao consumo de energia.

O usuário notará isso na prática, com efeitos na durabilidade diária da bateria. O processador em si é econômico, cerca de 25% a mais que seu predecessor, o Snapdragon 821. É claro que o rendimento do sistema dependerá de inúmeros fatores, como o trabalho feito pelo fabricante na modificação do sistema, por exemplo. Mas, segundo Oyama, o 835 é um chip que consome menos energia.

galaxy j7 prime bateria usb
Modelos com Snapdragon 835 virão com Quick Charge 4.0 / © AndroidPIT

Ainda sobre a bateria, o Snapdragon 835 oferece suporte para a tecnologia Quick Charge 4.0, que promete oferecer ao usuário 5 horas de uso em 5 minutos de carga para uma bateria com aproximadamente 3.000mAh. Essa capacidade de bateria é quase um padrão entre os modelos mais tops, e o carregamento turbo é algo que os usuários gostam bastante.

2. Gráficos otimizados para VR

A realidade virtual fará parte do cotidiano dos usuários que adquirirem smartphones este ano, principalmente high-ends. O investimento nesse tipo de tecnologia não começou agora, mas tem sido intensificado com investimentos do Facebook, do Google e da Samsung nos últimos tempos. A Qualcomm, como fornecedora de processadores, equipou o Snapdragon 835 com uma série de estruturas e processos que oferecerão uma experiência melhor com VR.

O Snapdragon 835 atua em algumas frentes neste aspecto. O que o usuário poderá notar, além de melhores gráficos com a GPU Adreno 540, é maior estabilidade e imersão durante jogos e apps que usam VR. Existe um mecanismo no chip chamado Visual Inertial Odometry (VIO) que ajuda o smartphone, integrado aos sensores, a interpretar os movimentos do usuário.

snapdragon 835 detalhes
Os pontos fortes do Snapdragon 835 / © AndroidPIT

A latência também foi reduzida, ou seja, na prática você poderá se movimentar mais durante jogos sem notar atrasos nos gráficos ou qualquer outro defeito no tempo de resposta de jogos adaptados para realidade virtual (e isso sempre dá tontura ou dor de cabeça quando acontece com frequência). De fato, pude experimentar na prática um jogo VR dos Power Rangers, onde os gráficos rodaram liso, mesmo quando eu me inclinava ou me movimentava bastante.

3. Mais cores e qualidade de imagem

Primeiramente, falando sobre números, o Snapdragon 835 vem com a possibilidade de reproduzir 60% mais cores que seu predecessor. Além disso, temos o suporte para vídeos em 3D otimizado e também para o novo padrão de cor HDR10. O que mais me chama atenção aqui é o HDR10, que deve dar uma sobrevida as telas utilizadas pelos fabricantes, principalmente ao LCD.

Ao invés de aumentar a resolução, os fabricantes poderão otimizar a tecnologia de suas telas, que poderão exibir mais cores e alcançar uma gama melhor de contraste. É exatamente esse efeito que a Sony pretende com o Xperia XZ Premium, que tem suporte para o HDR10, e conta com uma tela IPS com resolução 4K. Neste caso não temos apenas o aumento da nitidez proporcionada pelo resolução alta, mas também uma vivacidade de cores mais ampla.

AndroidPIT Sony XZ Premium 6122
Tela com HDR10 do Xperia XZ Premium / © AndroidPIT

Os novos Galaxy S8 também oferecem suporte para essa tecnologia, mesmo o painel desses dispositivos sendo Super AMOLED. O HDR10 não realiza apenas a compensação da luz como vemos em softwares de câmeras, mas ele é capaz de fazer um processamento de imagem capaz de ampliar a gama de cores, o brilho e também o contraste, eliminando possíveis áreas de sombra.

É claro que o Snapdrgaon 835 traz inúmeras outras novidades, como um novo modem de internet com velocidades mais altas, suporte para Wi-Fi SON, que ampliará possibilidades para o IoT, ou Internet das Coisas. Mas, para este artigo, resolvi separar os pontos fortes e que estarão mais facilmente (e visivelmente) ao nosso alcance. 

Qual dessas tecnologias você quer experimentar? 

15 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

58 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações