O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

6 Compartilhado 45 Comentários

Que o visual da nova App Store sirva de inspiração para o Google

Durante a WWDC deste ano, a conferência para desenvolvedores da Apple, a empresa de Cupertino anunciou um novo visual para sua loja de aplicativos, a primeira grande mudança após nove anos. A nova App Store chega com o iOS 11 e sua reformulação tem como foco a descoberta de novos aplicativos, e não apenas aumentar o número de downloads dos mesmos. Isso é algo que o Google deveria ter como base, ou mesmo como inspiração para a Play Store.

O Google tem feito tímidas melhorias que tornaram a descoberta de novos aplicativos e jogos mais fácil. Contudo, o número de aplicativos da Play Store é tão grande que ficamos perdidos em meio a aplicações úteis e inúteis, assim como os jogos. Falta organização e clareza para que o usuário consiga descobrir coisas novas. De modo geral, a Play Store é uma selva, e o Google não tem feito grandes esforços para melhorar isso.

Opinion by Pierre Vitré
O Google se esqueceu que uma loja de aplicativos tem como objetivo apresentar novas descobertas.
O que você acha?
50
50
622 participantes

A Apple também sofre de problemas similares mas, antes de esperar pela queda de downloads em sua loja, como vem acontecendo com a Google Play, a empresa da maçã resolveu reagir. O resultado disso foi uma mudança completa no visual da App Store, que visa instruir o usuário a descobrir novos apps e se sentir mais motivado a isso. Isso visa ir além da obrigação que o usuário tem de entrar na loja, baixar o essencial e retornar apenas para fazer atualizações em apps e jogos já baixados.

O objetivo de uma loja de aplicativos é ajudar o usuário a encontrá-los

A Apple aprendeu algumas coisas bem importantes com o novo trabalho. Uma delas é o fato de que todos os usuários gostam de descobrir novos apps, mas, estes não são necessariamente especializados em encontrá-los. Logo, o sistema operacional deve ser o responsável em organizar e fazer sugestões claras dentro de sua lojinha.

Com isso, a nova App Store beneficiará a navegação do usuário e o guiará através de cinco abas, que são: hoje, jogos, aplicativos, atualizações e busca. Notem que as duas últimas guias não estão posicionadas por último por acaso, visto que essas ações são consequências das três primeiras opções.

new app store ios
Novo visual da App Store / © AndroidPIT

A guia "Hoje" é o ponto de partida do usuário, e servirá como o cartão de visitas para suas descobertas. Todas as recomendações dessa guia serão atualizadas diariamente, como seleções especiais, indicações, apps gratuitos e entre outros. Assim, a Apple conseguiu transformar um espaço dentro da App Store em uma espécie de revista, ou site especializado. Nessa seleção também estarão disponíveis tutoriais com dicas e truques para aplicativos que o usuário já tem ou irá baixar.

O sistema de buscas também foi aperfeiçoado, assim como a divisão entre jogos e aplicativos, que está mais clara e objetiva. Assim, o usuário poderá se dedicar a descobrir atentamente novos apps ou novos games.

O Google deveria redesenhar a Play Store

É claro que algumas partes estéticas da nova App Store são questionáveis, mas a mudança em si faz com que a Apple esteja à frente do Google. Ao contrário da empresa da maçã, o Google não esperou nove anos para mudar sua loja de apps, mas a questão da organização ainda é algo bem caótico.

google play redesign 2017
O recente visual da Play Store / © AndroidPIT

O Google deveria sim pegar esse momento de inspiração da Apple como exemplo e repaginar por completo a Google Play, o que daria maior visibilidade a loja. Os desenvolvedores ganham com isso, assim como os usuários. Com um sistema ágil e objetivo de recomendações para novas descobertas o Big G conseguirá manter a concorrência mais justa.

Você concorda? Acha que a Play Store deveria ser reformulada para ajudar mais o usuário a descobrir coisas novas?

6 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • betinho b. há 5 meses

    "que o visual da app store sirva de inspiração para o visual do app androidpit"

  • Daniel há 5 meses

    O problema na play store não é visual, mais poluição de apks inúteis que só impedem nós usuários de encontrarmos aplicativos promissores, não vi nada demais nessa tal reformulação da App store.

  • Lordney há 5 meses

    A google tem que limpar e ser mais rigorosa com o que entra lá, tem muita porcaria que só está ali para fazer número ao invés de acrescentar em algo de verdade. Quanto ao atendimento por lá eu não sei como é, mas o suporte que eu tive na loja da Apple quanto tive o iPhone, foi excelente!

  • Rodrigo Calile há 5 meses

    O visual acho bonito na play store.. mas é cada app inútil q pqp... google disse q iria fazer uma limpeza e até agora nada...

    A. google deveria mostrar para cada usuário os app baseado no que o usuário procura, assim q eles fazem com propaganda...

    Quando se abre a play store só se vê app de limpeza, temas, iconpack, lauchers e outras inutilidades q. a grande maioria n baixa... isso sim seria um visual novo.

  • Luiz Henrique há 5 meses

    Visual da Play Store é bem mais bonito, se for para mudar que seja apenas na estruturação.

45 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações