Nós usamos cookies em nossos sites. Informações sobre cookies e sobre como você pode se opor ao uso de cookies a qualquer momento, ou encerrar seu uso, podem ser encontradas em Política de Privacidade.

Você assistiria a uma propaganda em troca de 10MB de dados de internet?

Você assistiria a uma propaganda em troca de 10MB de dados de internet?

Pelo menos essa é a proposta de um novo formato de propaganda da Vivo, que oferece esse mini-pacote de dados para quem se dispor a assistir a um vídeo patrocinado de 30 segundos. Mas será que esse é o jeito certo de criar um relacionamento entre uma marca e o internauta?

Vamos do início: basicamente, esse formato de propaganda criado pela Vivo exige que o internauta acesse esse site pelo smartphone. A partir daí, ele checa se há campanhas de acordo com o seu perfil e, em caso afirmativo, basta clicar no vídeo, assisti-lo e responder a pergunta que aparece ao final do anúncio. Feito isso, os 10MB de dados são incluídos em seu plano pré-pago ou Plano Controle. Os pós-pagos terão esse benefício mais para frente. 

VIVOPUBLICIDADE
Assista a um vídeo publicitário e ganhe 10MB de dados para o seu celular / © ANDROIDPIT

A primeira empresa a adotar esse formato foi a Unilever, que usou o vídeo para promover a linha de shampoos Dove. A Universal Pictures é a próxima a fazer uso do formato. De acordo com a Vivo, é possível assistir o vídeo de cada campanha, no máximo, por duas vezes e em cada uma, ele receberá os 10 MB.  

Ainda segundo a operadora, esse formato permite que o usuário ganhe até 1GB de dados, de acordo com o tipo de campanha escolhida pelo anunciante(instalação de apps, vídeo, geração de leads, etc.). 

Será que finalmente achamos um formato razoável de propaganda no mundo mobile?

Confesso que minha primeira reação ao sobre isso foi de escrever um texto criticando esse formato. Afinal, depois de encabeçar a campanha estipulando a franquia limitada de dados na internet fixa, a Vivo se tornou um alvo fácil para “descer a pancada”.  Mas, depois de um café e de pensar melhor, comecei a considerar: será que essa não é uma boa ideia?

Porque pensem comigo: muitos usuários reclamam que a maioria dos formatos de anúncios presentes na internet é invasiva (e é mesmo)  e prejudica a experiência de leitura das páginas acessadas. O mesmo vale para aquelas propagandas que somos obrigados a ver antes de visualizar um vídeo e até o formato de cinco segundos do YouTube é alvo de protestos. 

Esse formato publicitário pode ser um primeiro passo onde todo os lados envolvidos ganham

Com isso, nossa primeira medida é instalar adblocks no nosso navegador para escapar desses aborrecimentos ou simplesmente ignorar a campanha. E isso é bastante prejudicial para os sites que dependem de publicidade, já que eles precisam apresentar números (clicks, pageviews, tempo de visualização, etc) ao anunciante que justifiquem o investimento deste. Logo, acaba sendo um jogo em que ninguém ganha. 

E esse formato criado pela Vivo vai na contramão de tudo isso. Primeiro porque ele não se intromete na página do usuário de alguma forma. Para ter acesso à propaganda, ele terá de ir ao site da campanha. Ou seja, ninguém o forçou o internauta a ir até lá, é algo orgânico.

Segundo, o benefício dado em troca pela operadora é algo tangível e útil. Tudo bem que 10MB não é muita coisa, mas dá para enviar algumas mensagens pelo WhatsApp, acessar rapidamente as redes sociais ou assistir um vídeo em baixa resolução. Ou seja, pode quebrar um galho em casos de emergência ou fará seu plano pré-pago durar mais. 

E, como dissemos antes, 10MB é o mínimo, com a possibilidade de o usuário ganhar até 1GB dependendo do tipo da campanha. Claro que o engajamento para ganhar isso teria de ser maior.  

De qualquer forma, esse formato criado pela Vivo é um bom primeiro passo para acabar com a “guerra” entre anunciantes, sites e internautas. Pode melhorar, é claro. Mas seguindo essa linha de ação, é algo em que todos os lados ganham. 

E o que você achou deste formato de publicidade da Vivo?

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Thiago F. 15/06/2016

    Essa é aquela típica "promoção" engana trouxa!
    Oferecem um serviço bosta, com um pacote de dados bosta e dão 10 míseros MB de bosta pra vc perder 30 Segundos da sua vida!
    Vivo, enfia seus 10MB no seus devidos orifícios circulares corrugados!
    Eu quero é minha Internet ilimitada!

  • Tiago Santana 15/06/2016

    10Mb? Vindo da Vivo, a única vontade que eu tenho é mandar ela para aquele lugar! Na boa, seguindo o que ele escreveu, "...mas dá para enviar algumas mensagens pelo WhatsApp, acessar rapidamente as redes sociais...", se esse é o seu principal interesse na Banda Larga Móvel, e com certeza é o Uso que a Grande maioria da População Brasileira faz, Esquece a Vivo! Vai de Claro! Ela (Claro) te "Redes Sociais Grátis". Essa Operadora (Vivo) é tão sem adjetivo, que isso nada mais é do que uma cópia do que alguns Apps do Android já faz, principalmente os Jogos, Assista esse vídeo e Ganhe não sei quantos Xp's ou sei lá o que!!! Não é que eu seja contra essa ideia, é que soa tão ESMOLA, que me incomoda! Tipo, "Vou Limitar sua Internet fixa, mas fique tranquilo, assista esse vídeo "chato" de 30 seg e nós te damos 10Mb para você usar no seu celular..." Putz!!! Eu queria xingar aqui, pena que eu não posso!!!

  • Luis Goulart 15/06/2016

    Aguentar a Vivo por 10MB de dados? Tô fora....

  •   22
    Conta desativada 14/06/2016

    Um especialista em tecnologia da informação, não me lembro o nome, disse uma vez:
    "Quando te oferecem algo de graça é porque, na verdade, o produto é você!
    Na era do "Big Data", toda informação coletada sobre as pessoas vale milhões para "Eles".
    Isso me causa um desconforto tremendo, pois, é uma forma também, de controle e manipulação de massa.

  • Muraque O. 14/06/2016

    kkk.. é nessa crise finançeira.. acho que não cairia mal.

137 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.