O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 22 Compartilhado 19 Comentários

5 motivos para você experimentar o WeChat

O WeChat é um mensageiro conhecido no Brasil porém, pouco utilizado. Na China, o aplicativo já conquistou 480 milhões de usuários desde o seu lançamento, se tornando um dos mais utilizados no país. Testamos o WeChat por 3 dias e resolvemos separar 5 pontos que nos chamaram atenção. Conheça quais são no artigo abaixo.

teaserwechat
Separamos 5 motivos para você testar o WeChat. / © ANDROIDPIT

Ligações

Atualmente, todos os serviços de mensagens contam com a função de ligação para não serem engolidos pelo WhatsApp, que anunciou recentemente a novidade para seus usuários. O WeChat já contava com o recurso de chamada por vídeo há cerca de 2 anos e, recentemente recebeu uma atualização que adicionou o suporte para chamadas por voz. Pude testar o serviço no 4G e no Wi-Fi e, confesso que me surpreendi com a qualidade da chamada. Contudo, a qualidade da ligação pode variar de acordo com a região em que o usuário está, e também com a intensidade do sinal disponibilizado pela operadora.

Quando é realizada uma chamada para um determinado contato, é possível executar outras tarefas mantendo a ligação ativa em segundo plano. Caso o usuário não esteja utilizando um fone de ouvido, a ligação passa a ser executada pelo modo viva-voz quando colocada em segundo plano, o que pode ser um inconveniente na maioria dos casos. 

wechatfigure
Ligação por voz do WeChat rodando em segundo plano. / © ANDROIDPIT

Compartilhamento

O WeChat é praticamente uma rede social, com jogos, linha do tempo e uma função para compartilhar a localização do usuário. O recurso "Olhar ao Redor" funciona como um aplicativo de paquera, localizando usuários que também utilizam o WeChat. Você pode adicionar um contato que tenha sido localizado por esse recurso, contudo, a conversação será iniciada após o outro usuário confirmar sua solicitação de amizade. O feed de notícias e atualizações "Meus Momentos", exibe atualizações de status e permite a publicação de imagens e textos, que são exibidos para outros usuários da sua rede.

wechatredor
WeChat possui função para encontrar usuários que estejam próximos. / © ANDROIDPIT

Privacidade

Você não precisa divulgar seu número de telefone para adicionar um contato no WeChat. Você pode fornecer o seu ID (apelido ou e-mail), criar seu QR Code personalizado ou elaborar um PIN numérico de identificação para o seu perfil. Todos os ajustes estão disponíveis na opção de privacidade do aplicativo, que também configura a visibilidade de recursos como o "Olhar ao Redor" e "Meus Momentos". O usuário também possui a opção de ativar solicitações de amizades, tornando as mensagens menos invasivas.

wechatprivacidade
WeChat conta com recursos completos de privacidade.  / © ANDROIDPIT

Personalização

O WeChat é personalizável em muitos aspectos. O aplicativo acompanha alguns papéis de parede, que podem ser definidos separadamente para cada conversa selecionada. Os "Stickers" são figuras animadas que podem ser baixadas gratuitamente através da loja interna do aplicativo, as conversas ficam mais engraçadas e recebem um toque extra de personalização, indo além dos emoticons convencionais.

wechatpicture
No WeChat os Stickers tornam as conversas mais animadas. / © ANDROIDPIT

WeChat Web

O WeChat Web foi uma das últimas funções adicionadas no aplicativo, e recebeu pequenos refinamentos desde então. Para acessar a versão para navegador do WeChat, basta acessar este endereço: https://wx.qq.com e escaner o QR Code através da opção "Usar WeChat Web" nas configurações do aplicativo. As conversas são sincronizadas entre o computador e seu dispositivo Android. No site do WeChat existe a opção de baixar e instalar o mensageiro no computador, que solicitará o escaneamento do QR Code como na versão Web.

wechatweb
WeChat possui uma versão para PCs e navegadores. / © ANDROIDPIT

Conclusão

O WeChat se comportou de forma satisfatória em todas as situações cotidianas. As mensagens são entregues rapidamente e não foi apresentado nenhum tipo de lentidão ou aquecimento durante o uso do aplicativo. Os recursos apresentados no aplicativo, como chamadas, emoticons animados e opções de privacidade se mostraram muito competentes. Não poderia colocar como ponto negativo a baixa aceitação ao uso do WeChat, já que este é um problema comum para qualquer mensageiro alternativo aos mais utilizados. Contudo, o aplicativo tem recebido poucas atualizações com grandes novidades nos últimos anos, fator que pode ser crucial na corrida pelo aplicativo mais utilizado no mundo.

E aí, você já utilizou ou utiliza o WeChat no seu dispositivo Android? Conte-nos sobre sua experiência com o aplicativo.

22 Compartilhado

19 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi