O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 93 Compartilhado 44 Comentários

Em breve será possível transferir dinheiro pelo WhatsApp

A função de transferência de dinheiro em aplicativos de mensagens não é bem uma novidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Messenger, do Facebook, já conta com recurso de compartilhamento de dinheiro, bem como o iMessage, que será integrado ao Apple Pay no iOS 11, vai oferecer a mesma função. A boa nova é que os brasileiros, que em sua maioria utilizam o WhatsApp todos os dias, poderão experimentar tal ferramenta em breve.

Como você já deve saber, a transferência de dinheiro por aplicativos de mensagens requer inúmeras mudanças na estrutura do mensageiro, que deve oferecer um ambiente seguro e bem integrado ao serviço bancário. O usuário precisará ter uma conta vinculada ao app, seja conta corrente ou uma carteira virtual, afinal, o dinheiro precisa sair de algum lugar.

É exatamente dentro dessas condições que o Banco do Brasil oferecerá um recurso dentro do WhatsApp, voltado principalmente a grupos de pessoas que pretendem dividir contas. Chamada de "Pagar ou Receber", o recurso estará acessível a partir da tela de início do aplicativo do banco, e irá gerar um código QR com os dados do cliente. Este código irá contar com os dados bancários do usuário, a data estipulada pelo mesmo para recebimento ou pagamento, e o valor do procedimento.

Opinion by Bruno Salutes
O compartilhamento de dinheiro é a novidade mais interessante que o WhatsApp vai ganhar este ano.
O que você acha?
50
50
198 participantes

O outro usuário, ou seja, a pessoa que receber esse QR code pelo WhatsApp, conseguirá ver todos os dados enviados, evitando assim que informações erradas sejam trocadas, como o CPF, o nome completo do cliente, número da agência e conta. Agora, você deve estar se perguntando sobre a sua privacidade nesse processo, certo?

Saiba que, ao receber um código, a pessoa só conseguirá autorizar um pagamento ou transferência de dinheiro com a permissão do pagador. Logo, se eu pedir dinheiro para a Camila Rinaldi, ela terá que abrir o app do banco e confirmar o pagamento digitando a senha ou com a impressão digital. Isso eliminará vários problemas através da autenticação ou validação dessa transação.

É claro que o cuidado aí deve ser redobrado com os golpes, pois sempre será mais seguro transferir dinheiro a um contato que você fala com frequência no WhatsApp. #ficadica

O que você achou dessa novidade no WhatsApp?

93 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  •   33
    Sandro há 5 meses

    Um prato cheio pra malandros... Faço todas minhas transações pelo app do Itaú... Seguro... Pra que arriscar em outro aplicativo que não seja o oficial do banco? Eu não arrisco... E vc?

  • Lucas Goulart F. há 5 meses

    Eu acho meio inútil.
    No último mês eu usei mais o app do meu banco do que o WhatsApp.

  • Lígia B. há 5 meses

    A gente vive num país onde se amarra caneta na lotérica pra que não roubem, onde as pessoas usam a inteligência de preferência a serviço do mal, então... Fica difícil me sentir segura com operações bancárias fora dos apps de banco. Sinto muito, mas por enquanto tô muito fora disso aí.

  • Bruno Amorim há 5 meses

    Desnecessário.
    Senha para bloquear o acesso ao app que é bom não faz né Tio Mark?

  • AC&MM há 5 meses

    Agora imagina que bem na hora da transferência de um valor que a pessoa está precisando tanto o WhatsApp é bloqueado. Como vai ficar esse dinheiro? É só uma hipótese...

44 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações