O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 19 Compartilhado 63 Comentários

A verdade sobre o WhatsApp e o armazenamento do conteúdo das suas ligações!

Recentemente, blogueiros alemães encontraram uma falha na versão 2.12.45 do WhatsApp que permite que o aplicativo armazene as suas conversas de voz na pasta de chamadas. Como gravar o conteúdo das suas conversas pelo telefone é ilegal sem o seu consentimento ou por ordem judicial, o serviço estaria agindo de má fé. Entretanto, a culpa não é totalmente do aplicativo de mensagens, mas de sites que oferecem APKs de forma livre na internet. Saiba como evitar que as suas conversas no WhatsApp sejam gravadas e armazenadas no aplicativo.

whatsapp exclamation
A verdade sobre o WhatsApp e o armazenamento das suas chamadas. / © ANDROIDPIT

Aqui na redação do AndroidPIT testamos a versão 2.12.45 em um Nexus 6 e comprovamos que os arquivos das ligações estavam todos armazenados na pasta "WhatsApp Calls" e sim, todo o conteúdo das conversas podiam ser ouvidos perfeitamente. Para quem não lembra, a versão 2.12.45 foi bastante divulgada por conta da integração entre o WhatsApp e o Google Drive, para o backup de mídias. Entretanto, tal variante não foi publicada oficialmente no site oficial do WhatsApp, como podemos comprovar na lista de changelogs da página de downloads da versão beta do WhatsApp. Logo, a versão 2.12.45 disponibilizada no APK Mirror como sideloading (instalação de fontes desconhecidas) é o problema em questão aqui.

whats app calls recording 2
Os arquivos (à esquerda) podem ser facilmente descompactados e executados. O APK-Mirror (à direita) distribui APKs de forma aleatória e inconsequente. Porém, é sua responsabilidade a instalação de pacotes de fontes desconhecidas. / © ANDROIDPIT

No tempo em que um usuário utilizou a versão 2.12.45, no entanto, todas as chamadas realizadas foram parar no diretório /0/WhatsApp/Media/WhatsApp calls/ e armazenadas como arquivos não criptografados. Em versões posteriores esta lista permanece vazia.

Solução: Atualize o WhatsApp para a versão da Play Store

Logo, para evitar que suas conversas sejam gravadas e armazenadas no WhatsApp à mercê de terceiros, tenha certeza de contar com a última versão oficial do aplicativo na Play Store.

whats app calls recording 1
Na maioria das versões do WhatsApp, o diretório para registros de chamadas no mensageiro ficará em branco. E isso é uma coisa boa! / © ANDROIDPIT
WhatsApp Messenger Install on Google Play

De acordo com a declaração oficial do WhatsApp, o serviço nunca teve a intenção de gravar as conversas dos usuários, tanto que não disponibilizou a versão no seu site oficial, apenas para testadores beta. Entretanto, acredito que o serviço deveria ter um controle maior sobre as versões beta do WhatsApp, visto que incidentes como este podem acontecer o tempo todo.

E aí, qual é a versão do WhatsApp instalada no seu smartphone? Você identificou o mesmo problema? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Fonte: Heise

19 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    29/abr/2015

    Paulo Roberto, em nenhum momento "tiramos o nosso da reta", quando se trata do aplicativo do WhatsApp nossa equipe sempre busca oferecer o download no site oficial do serviço como você pode achar em outros artigos relacionados ao mensageiro. Contudo, sim é verdade que já indicamos o APK Mirror, especialmente quando o APK é certificado pelo Android Police, uma fonte que consideramos ter bastante credibilidade.

    Sabemos da nossa responsabilidade e, depois do que aconteceu com essa versão do WhatsApp, nossas indicações de sideloading serão revistas. Quero deixar bem claro que não é minha intenção ou a do site indicar pacotes de aplicativos que possam vir a danificar o aparelho dos leitores ou invadir a privacidade dos mesmos.

  • Paulo Roberto 29/abr/2015

    E o AndroidPit esta tirando o "seu" da reta não é mesmo.
    Muito hipócrita da parte de vocês, colocarem esta matéria no ar, sem ao menos assumir sua parcela de culpa ou um pedido de desculpas formal aos usuários, afinal de contas muitos de nós utilizamos este site (que ja teve mais credibilidade no passado) como uma fonte confiável e ao que me lembro, cheguei ao site ApkMirror através do link disposto neste site...Ou seja, errou o ApkMirro ao disponibilizar uma versão que seria apenas para usuários Beta e errou o AndroidPit por sempre postar aqui links que levam até este site e agora estar eximindo-se da culpa.

    "Entretanto, a culpa não é totalmente do aplicativo de mensagens, mas de sites que oferecem APKs de forma livre na internet" e de sites que divulgam estes links, ou não?

    Amanha ou depois vocês mesmo estarão postando aqui "App tal" foi atualizado, baixe o apk aqui, e adivinha para onde vai apontar o link?! Hã?! Hã? APKMIRROR

    #ficaadica

63 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi