O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

2 min para ler 11 Compartilhado 38 Comentários

Uso do WhatsApp para trabalho teve impacto considerável na economia do país

Quantas vezes você passou em frente a algum estabelecimento e viu o telefone de alguém identificado como "WhatsApp"? Cada vez mais usuários estão utilizando o mensageiro para trocar informações de trabalho, seja para atender clientes, fechar parcerias comerciais ou realizar vendas. De certa forma, essa facilidade proporcionada pelo aplicativo teve impacto na economia do país.

Quem acompanha as notícias sobre a economia do país sabe que hoje as machetes dos principais jornais está voltada para a questão do PIB (Produto Interno Bruto), que recuou 3,5% em 2016. Entre as inúmeras análises e informações, temos aquelas relacionadas às ferramentas e empresas que mantém o PIB ativo. E o WhatsApp curiosamente divulgou hoje uma informação bem interessante, que diz respeito à contribuição do serviço para o PIB nacional.

Um estudo encomendado pela empresa ao Analysis Group mostra que a receita gerada pelos usuários a partir do WhatsApp é estimada entre 12 bilhões e 28,3 bilhões de dólares, ou o equivalente a 0,38% e 0,88% do PIB do país em 2015. Esse impacto gerado com o uso do aplicativo está relacionado com o que comentei no início do artigo, onde cada vez mais pequenas e médias empresas estão usando o mensageiro para fechar negócios.

A receita global gerada pelos usuários a partir do WhatsApp é estimada entre 12 bilhões e 28,3 bilhões de dólares

Essa pesquisa também foi feita na Índia, Alemanha e Espanha, mas o Brasil é o país no qual mais pessoas utilizam o WhatsApp. Um em cada três entrevistados já utilizaram o mensageiro para se comunicar com algum estabelecimento ou para fechar negócios.  Ainda sobre o Brasil, a pesquisa revelou que metade da população utiliza o mensageiro diariamente.

De acordo com a equipe do WhatsApp, se a base de usuários do app crescesse em 5%, essa aumento adicionaria cerca de 790 milhões de dólares ao PIB do país, caso o uso do app para negócios continuasse a aumentar. O WhatsApp se tornou o principal meio de comunicação em determinadas regiões, onde empresas e comércios substituíram sites e páginas em redes sociais pelo número de telefone vinculado ao app.

Confira o resultado completo deste estudo aqui.

Você já usou o WhatsApp para trabalho? Seria essa uma boa desculpa para que o serviço não seja mais bloqueado no Brasil?

11 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcelo há 8 meses

    kkkkk, daqui a pouco vem alguém e fala:

    "Se tivessem usado o Telegram teria acabado com a crise mundial".

  • Marcelo Fortes há 8 meses

    As pessoas continuam com essa bobagem de ficar comparando Whatsapp com Telegram. Como faço muitas compras pela internet, Mercado Livre, etc, considero extremamente útil a disponibilidade de, além das mensagens, um telefone no qual se possa conversar com alguém, em qualquer lugar em que se tenha internet, sem pagar os absurdos das tarifas interurbanas e internacionais. Não interessa se o Telegram é melhor ou não! O que interessa é conseguir se comunicar!!!! Como já publiquei num outro post, tenho cerca de 300 contatos na minha agenda. Só 45 tem Telegram (muitos ou quase todos instalaram quando o Whatsapp foi bloqueado) e quase todos tem Whatsapp, inclusive empresas com as quais tive que negociar... Portanto, queiram os "Telegram-boys", o Whatsapp continua na frente!!!! Saudações a todos!

  • Phelipe B. há 8 meses

    Antigamente pagava uma fortuna pra ligar para algum lugar, hoje consigo resolver muita coisa pelo Whatsapp, sabendo que o brasileiro adora uma vantagem, com certeza era óbvio que iria dar certo!

  • Joab há 8 meses

    Pessoas, a matéria é sobre o WhatsApp e não sobre o Telegram. O povo tem a mania de botar outras coisas no meio. 🙄

38 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações