O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

14 min para ler 37 Compartilhado 136 Comentários

Pode ser que você tenha novas mensagens: como desativar essa notificação no WhatsApp

Apesar de todos os excelentes concorrentes mundo afora, o WhatsApp ainda é o líder do mercado quando falamos em mensagem instantânea. Mas nada é perfeito, o app ainda tem alguns erros, passa por instabilidades periodicamente, mas alguns problemas podem ser resolvidos facilmente. Atualização: saiba como desativar a notificação "Pode ser que você tenha novas mensagens"no WhatsApp clicando aqui.

Destacar mudanças recentes

Encontre a solução para o seu problema 

Pode ser que você tenha novas mensagens

 
WhatsApp foi bloqueado na sua região Como recuperar mensagens apagadas
Não consigo ouvir mensagens de áudio Como saber se alguém me bloqueou no WhatsApp?
Não consigo salvar fotos para enviar a um contato diferente Evitar o problema de imagens duplicadas no WhatsApp
Os arquivos recebidos são baixados automaticamente Posso confiar em correntes de mensagens?
Não estou recebendo o código de ativação WhatsApp ficou bloqueado depois de receber uma mensagem em código
Como manter minhas conversas ao trocar de dispositivo Espaço para armazenamento insuficiente na instalação
Como mudar o meu número de telefone do WhatsApp Problemas com as ligações pelo WhatsApp
WhatsApp não reconhece meus contatos Não consigo atender chamadas
O que faço se meu celular for roubado ou perdido? WhatsApp está travando
Não consigo enviar nem receber mensagens no WhatsApp Não consigo baixar vídeos ou fotos no WhatsApp

O principal problema do WhatsApp não tem solução

Antes de começar com qualquer processo, tenha em mente que alguns erros apresentados temporariamente pelo WhatsApp acontecem devido a instabilidade do serviço em algumas regiões. Recentemente, o WhatsApp enfrentou uma série de flutuações no Brasil e na Europa, que permaneceram por até cinco dias consecutivos. Logo, problemas na rede de servidores do WhatsApp dificilmente são resolvidos com algum truque ou app de terceiros.

Se você não está conseguindo utilizar as chamadas do WhatsApp, por exemplo, encontrará neste artigo uma seção especial com dicas para tentar resolver este problema. Contudo, se a causa desse problema não estiver relacionada ao app ou ao seu aparelho, e sim à rede de servidores do WhatsApp, nada poderá ser feito.

Nestes casos, você deverá aguardar pelo reestabelecimento do serviço e acompanhar o relato de outros usuários em canais especializados em mapear problemas com servidores de aplicativos, como é o caso do site Caiu Tudo.

Pode ser que você tenha novas mensagens

Já faz algum tempo que o WhatsApp vem notificando os usuários com a mensagem "Pode ser que você tenha novas mensagens", que é enviada através de uma notificação. Contudo, esse alerta não indica a presença de conversas pendentes entre os chats, servindo apenas como uma "lembrança" para que o usuário abra o aplicativo. Isso também acontece quando os servidores do WhatsApp começam a oscilar.

whatsapp novas mensagens
Exemplo da notificação exibida / © AndroidPIT

Você pode deixar de receber essa notificação desativando os dados em segundo plano do WhatsApp, o que fará com que o app não envie esse tipo de alerta sem necessidade. Para isso, siga o seguinte caminho:

  • Abra o WhatsApp e vá até as configurações;
  • Entre em "Uso de dados";
  • Desmarque a opção "Ativar o uso de dados da rede móvel em segundo plano".

WhatsApp foi bloqueado na sua região

Se, por um acaso, o WhatsApp voltar a ser bloqueado na sua região, existe uma forma de usar o aplicativo. A primeira coisa é saber o que não fazer: não force o fechamento do aplicativo, não limpe o cache ou apague os dados do WhatsApp. Isso eliminará todos os diálogos e fotos sem resolver o problema.

Se quiser continuar usando o aplicativo durante o período de bloqueio, muitos usuários têm recomendado o uso do VPN. Esses serviços tem possibilitado o uso do aplicativo de mensagens nessas condições. Para saber como usá-los, confira o artigo abaixo:

Não consigo ouvir mensagens de áudio

O problema ocorre porque o sensor de proximidade do dispositivo, que está localizado próximo à câmera frontal, detecta a proximidade do seu rosto. Perceba que quando você está em uma chamada a tela se apaga para que nenhuma outra função do aparelho seja ativada. Com o WhatsApp é a mesma coisa. Para tentar resolver o problema basta manter o dispositivo longe do rosto.

Não consigo salvar fotos para enviar a um contato diferente

O WhatsApp baixa automaticamente as imagens que você recebe, ou seja, todas as imagens são automaticamente gravadas no seu dispositivo, portanto podem ser compartilhadas com todos os seus contatos. 

Apesar de o WhatsApp não apresentar mais a opção “salvar foto”, quando você clica na imagem as opções de compartilhar em redes sociais ou por email e encaminhar a outros contatos aparecem na parte superior da tela, podendo assim ser enviadas a qualquer contato.

whatsappcompartilhartips
Encaminhe suas fotos para outros contatos / © AndroidPIT

Arquivos recebidos são baixados automaticamente

Para evitar gastar o seu plano de dados baixando as imagens e vídeos recebidos no WhatsApp, programe seu dispositivo para baixar os arquivos somente quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Para configurar o download automático basta ir até: Menu > Configurações > Conversas e chamadas > Download automático. Neste menu você pode escolher entre as opções de baixar utilizando a rede de dados, conectado ao WiFi ou em Roaming.

Não estou recebendo o código de ativação

Já aconteceu com você? Depois de ganhar um smartphone, a primeira coisa que faz é baixar o WhatsApp. Mas depois de tê-lo instalado e inserido o número de telefone, o código de ativação não chega. O problema pode estar no fato de você ter escrito o número de forma errada, ou então de ter repetido o prefixo 55, que é adicionado automaticamente.

Se devido ao erro o aplicativo detectou que você se encontra na Rússia, por exemplo, isso pode ser facilmente mudado. Repita o processo prestando atenção redobrada ao número. É muito importante também que o número inserido não tenha uma conta no WhatsApp, pois o serviço não nos permite ter duas contas com o mesmo número de telefone.

Como manter minhas conversas ao trocar de dispositivo

O primeiro que temos de fazer é salvar os nossos diálogos no dispositivo antigo. Para isso, basta abrir o WhatsApp, clicar no Menu e depois em: Configurações > Opções de conversa > Salvar conversas. Se os diálogos forem salvos no cartão microSD, você só precisa inseri-lo no novo aparelho, instalar o aplicativo e selecionar Restaurar.

Aconselho que você também salve uma cópia das conversas em seu computador, e salve a pasta no novo smartphone depois de instalado o WhatsApp. Para mais detalhes sobre o processo, confira o tutorial abaixo:

whatsappbackuptipsnew
Faça backup de conversas do WhatsApp / © AndroidPIT

Como mudar o meu número de telefone do WhatsApp

Também pode ocorrer o contrário: mudamos de número, mas não de smartphone. Nesse caso, o procedimento é bem simples, basta seguir esses passos:

  • Menu > Configurações > Conta > Mudar o número;
  • Uma janela será aberta. Nela você terá de inserir o seu número antigo e depois o novo;
  • Quando terminar clique em “Concluído”.

É importante ter em conta que esse processo elimina a conta vinculada ao seu número antigo, para que seus contatos não tenham duas contas suas, e também transfira de forma automática os grupos, perfil e histórico de suas conversas. Portanto, antes de mudar o seu número no aplicativo, envie uma mensagem ao seus contatos informando a mudança e o novo número.

whatsappchangenumbertips
Troque de número com o WhatsApp  / © AndroidPIT

WhatsApp não reconhece meus contatos

O aplicativo adiciona contatos automaticamente sempre que eles forem salvos antes na agenda do seu smartphone. Se um contato não aparecer na sua lista, verifique primeiro se essa pessoa é usuária do WhatsApp; em seguida, certifique-se de que salvou o seu número corretamente.

Importante na hora de salvar o número é incluir o prefixo +55 se o contato vive no Brasil ou o prefixo correspondente ao país onde vive. Depois de ter comprovado que o número foi registrado corretamente em seu smartphone, abra o WhatsApp e vá até a lista de contatos (o ícone de mensagem no canto superior direito da tela) e clique em: Menu > Atualizar.

whatsappupdatecontactstips
Atualize sua lista de contatos / © AndroidPIT

O que faço se meu celular for roubado ou perdido?

A primeira coisa a se fazer no caso é sempre bloquear o cartão SIM. Para isso, basta entrar em contato com a sua operadora. Dessa forma, o serviço deixará de funcionar no dispositivo roubado ou perdido e poderemos reativá-lo no novo smartphone com o mesmo número. Lembre-se de que só é possível ativar uma conta de WhatsApp com um número de telefone.

Se a ativação da conta demorar um tempo, é recomendável desativar essa conta, uma vez que o serviço continuará funcionando com a conexão WiFi. Para isso, envie um email a support@whatsapp.com com o seu número de telefone (incluindo o prefixo). Sua conta permanecerá desativada durante 30 dias. Nesse tempo, as mensagens que seus contatos enviarem serão salvas e enviadas quando você reativar a conta. Se não a conta não for reativada nesse prazo, ela será apagada.

Não consigo enviar nem receber mensagens no WhatsApp

Um dos piores problemas que pode ocorrer é a perda de conexão e a saída do ar do WhatsApp. Na maioria dos casos, isso acontece porque a nossa conexão de dados ou WiFi não funciona corretamente. Já escrevemos sobre esse tema. Confira o artigo abaixo para ver os possíveis motivos e como solucioná-los:

WhatsApp está travando

Se o WhatsApp insiste em travar ou embaralhar mensagens no seu dispositivo, a solução é limpar o cache e os dados do app. Para isso, entre em Configurações > Apps > Todos > WhatsApp > Limpar cache/Limpar dados. Caso a solução acima não funcione, faça o backup do aplicativo para não perder nenhum dado das suas conversas, desinstale e volte a instalar o app pela Play Store.

whatsappcachetipsnew
Limpe os dados e o cache do WhatsApp e comece novamente / © AndroidPIT

Como recuperar mensagens apagadas

É bem complicado recuperar uma mensagem apagada, uma vez que, segundo o próprio suporte do aplicativo, as mensagens não são armazenadas nos servidores. Apesar disso, existem métodos para recuperar as mensagens apagadas. O WhatsApp faz uma cópia de segurança automática a cada 24 horas. Basta então salvar essa cópia de segurança no nosso cartão de microSD.

Em seguida, desinstale e reinstale o aplicativo. Ao fazê-lo, o app avisará que existe uma cópia de segurança. Só temos que clicar em Restaurar para incorporá-la. Devemos deixar claro que, somente as mensagens que foram anteriormente salvas serão restauradas. Portanto se você não fez este backup e está tentando recuperar uma mensagem o processo não funcionará.

Como saber se alguém me bloqueou no WhatsApp?

Saber, com 100% de certeza, se alguém te bloqueou no WhatsApp só é possível enfrentando esta pessoa e perguntando. Contudo, existem indícios fortes que podem sugerir um bloqueio com maior ou menor probabilidade. Tratamos desse tema com detalhes no artigo abaixo:

Por outro lado, se você quiser bloquear alguém, basta ir a Configurações > Informações da conta > Privacidade > Bloqueado e clicar no ícone do canto superior direito da tela para acrescentar o contato. Ou entre no perfil da pessoa que você deseja bloquear, clique no Menu (três pontinhos no canto superior direito da tela) > Mais > Bloquear.

whatsappblockcontactstips
Confira sua lista de contatos bloqueados / © AndroidPIT

Como evitar o problema de imagens duplicadas no WhatsApp

A explicação é que o programa do WhatsApp salva a imagem original e a comprime. Dessa forma, pode-se enviar o arquivo de forma mais rápida, mas ele fica duplicado. Essa cópia tem qualidade um pouco pior do que o original. Se enviarmos 10 vezes a mesma foto, no fim teremos 11 cópias da mesma imagem na nossa galeria. Para evitar o problema confira o artigo abaixo:

Posso confiar em correntes de mensagens?

Regra para toda a vida, correntes não são confiáveis. Esse tema é um dos mais perigosos do aplicativo, uma vez que a maioria contém práticas de phishing e tráfico de dados. Antes de abrir uma mensagem preste atenção nos seguintes fatores:

  • Não confie nas mensagens que incluam 5, 10 ou 100 pessoas;
  • Certifique-se de que a mensagem provém de fonte conhecida ou ao menos confiável;
  • Na dúvida, nunca abra uma mensagem duvidosa e bloqueie quem a enviou.

WhatsApp ficou bloqueado após receber uma mensagem em código

O envio de uma determinada mensagem de 2 KB com caracteres especiais causa um erro no aplicativo do destinatário. A única forma de solucionar o problema é apagando totalmente o diálogo.

É preciso ser rápido para que não dê tempo do aplicativo mostrar a mensagem de erro. Você deve clicar na conversa a que chegou a mensagem, ativar o menu de opções e apagar o diálogo. Depois de eliminado o chat, o WhatsApp volta à normalidade. Este erro não foi testado em todas as versões do WhatsApp.

Espaço para armazenamento insuficiente na instalação

Uma mensagem de erro relatando espaço de armazenamento insuficiente aparece na hora da instalação ou da atualização do WhatsApp? Existem duas soluções para esse problema:

Solução 1

Baixe o aplicativo Link2SD e limpe o cache do SNS. Dependendo do modelo do seu smartphone, é possível que você não encontre o aplicativo SNS a partir do gerenciador de aplicativos nativos do Android. Assim, com o objetivo de limpar a memória deste app, você pode usar o Link2SD e fazer uma limpeza geral neste armazenamento.

Depois de baixar o Link2SD, abra o aplicativo e clique no menu, na parte superior esquerda onde diz Link2SD. Ao fazer isso, procure a opção "Limpar o cache de todas aplicações".

Link2SD Install on Google Play

Solução 2

Se você não consegue baixar o WhatsApp a partir da Google Play Store, tente fazê-lo a partir do site oficial do serviço de mensagens gratuito. A partir da página para dispositivos Android, clicando no botão verde “Download Now”, você irá instalar a última versão do app em seu celular (que muitas vezes é mais recente do que a disponível na Play Store). Instale o APK usando o seu cartão de memória externa e instale o aplicativo a partir dele.

Se nenhuma das alternativas acima ajudar, você pode recorrer ao processo para aparelhos com acesso root, a partir deste tutorial no nosso fórum, criado pelo moderador jefferson h.

Ligações pelo WhatsApp - Atrasos, ecos e áudio com baixa qualidade

Alguns usuários têm relatado atrasos de até 4 segundos nas ligações, como quando telefonamos para um país distante. Isso acontece quando usamos o plano de dados para fazer chamadas com o WhatsApp, principalmente numa conexão 2G. Para ter uma melhor qualidade de chamadas, portanto, é recomendável usar sempre a rede Wi-Fi e não a rede de dados.

Apesar de não pagar tarifas de operadoras, a ligação pela rede de dados gasta (e muito) seu plano, e por isso a Wi-Fi é sempre recomendável. Lembre-se também de que, mesmo se você tiver 4G ou estiver ligando de uma rede Wi-Fi estável, se o seu interlocutor tiver 2G, a conexão será de baixa qualidade.

Ligações pelo WhatsApp - Não consigo atender a chamada

Esse também é um problema relacionado à rede. Evite rede de dados e Wi-Fi ruins ou instáveis, caso contrário aparecerá na tela que você está ligando para a pessoa, mas o destinatário receberá apenas uma notificação de chamada não atendida.

whatsappupdatecontactstips
Atualize sua lista de chamadas recentes / © AndroidPIT

Não consigo baixar vídeos ou fotos no WhatsApp

Se você está tendo problemas em baixar arquivos de mídia, como vídeos e fotos no WhatsApp siga os seguintes instruções:

  1. Primeiro verifique se o seu dispositivo está conectado a uma rede Wi-Fi, ou se você não tem o download somente em Wi-Fi ativado como expliquei aqui. Caso esta opção esteja ativada, você não conseguirá baixar nenhum arquivo em uma rede de dados móveis.
  2. No caso de estar em uma rede Wi-Fi, confira se o roteador está funcionando corretamente. Você pode reiniciá-lo desligando-o por 30 segundos e voltando a ligar.

Caso as soluções acima não funcionem, tente desligar a ligar o seu smartphone. Muitas vezes as soluções mais simples, são também, as mais efetivas.

Você já teve algum dos problemas listados? Tem algum outro problema ou solução?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre o problemas e soluções do WhatsApp. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

37 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

136 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações