O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 9 Compartilhado 45 Comentários

O WhatsApp está recebendo avaliações falsas na Play Store?

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo. Parte do seu sucesso se deve à sua aquisição pelo Facebook em 2014, mas o aplicativo já era bem popular antes disso. Entretanto, sua reputação entrou um pouco em declínio nos últimos tempos mas, agora, parece que esse cenário está mais estável. Pelo menos na teoria, visto que na prática as coisas não estão tão simples assim.

O WhatsApp ganhou inúmeros recursos nos últimos meses, e alguns deles não agradaram os usuários do app, como o novo status. Essa função, por sinal, fez com que muitos usuários fossem às redes sociais reclamar diretamente com a empresa pedindo a volta do status antigo. Seria normal que as avaliações e notas do app na Play Store começassem a cair, até porque é neste espaço que os usuários podem reportar feedbacks aos desenvolvedores. Mas não foi exatamente isso que aconteceu.

Entre janeiro e março de 2017, período entre a fase de testes do novo status e sua liberação final, a nota geral do aplicativo bateu uma média de 3,4 pontos (o máximo é 5). Esse número não é exatamente uma boa pontuação, visto que a média do WhatsApp antes desse período sempre esteve entre 4,5 e 5 pontos. Curiosamente, após a chegada do novo status, as avaliações positivas do WhatsApp na Play Store subiram consideravelmente.

O gráfico abaixo mostra as avaliações que o WhatsApp vem recebendo ao longo do tempo:

play store whatsapp fake2
Ranking de avaliações do WhatsApp / © App Annie

Na Play Store americana a pontuação do app foi de 3,4 para uma média de 4,8 pontos, graças às avaliações positivas que foram feitas. O site Telegraph, especializado em mapear aplicativos, acredita que mais de 10% das avaliações que o WhatsApp recebeu com 5 estrelas sejam falsas.

Abaixo, temos a recente pontuação do WhatsApp:

play store whatsapp fake
Ops!... / ©  App Annie

Aprofundando o caso

O site The Next Web resolveu investigar essas informações e entrou em contato com o WhatsApp. Para o site, a empresa respondeu o seguinte: "Estamos focados em melhorar nosso serviço para nossos 1,2 bilhão de usuários no mundo todo. Não temos tempo para avaliações falsas, e entramos em contato com o Google para averiguar a questão".

Em paralelo, a empresa App Annie, também especializada em monitorar aplicativos, confirmou que os dados divulgados pelo Telegraph são verídicos. Nós também entramos em contato com WhatsApp, mas não recebemos uma resposta ainda. Iremos atualizar este artigo, caso necessário, assim que tivermos um retorno.

Outro ponto que levanta suspeita sobre este caso está no modo como essas avaliações estão sendo feitas. Em sua maioria, os usuários estão se referindo ao aplicativo como um jogo, o que reforça ainda mais a tese de "fraude": 

play store whatsapp fake3
WhatsApp agora é um jogo? / ©  App Annie

O App Annie mapeou as resenhas do Telegram e as comparou com essas do WhatsApp. O app concorrente tem em média 23 mil avaliações, onde apenas 22 faziam referência a palavra "game". Todas elas, de fato, estavam relacionadas aos bots incluídos no mensageiro, que liberam pequenos jogos online.

Por que a avaliação do WhatsApp caiu?

Nota e avaliações servem para manter a reputação de determinado aplicativo dentro do Google Play. A nota aumentam de acordo com as avaliações que os usuários fazem do app ou jogo. A questão, no caso do WhatsApp, é a seguinte: por que as avaliações se tornaram ruins de repente?

Existem inúmeras teses e repostas para este caso, mas o mais credível está no aparecimento do modo "Stories", que chegou como o novo status do WhatsApp. Como disse no início do artigo, comentários negativos sobre o novo recurso estão sendo feitos pelos usuários não apenas na Play Store, mas também em redes sociais e em artigos do AndroidPIT. Em sua maioria essas pessoas apontam para a falta de criatividade da empresa ao copiar o Snapchat em seus produtos.

Quem criou essas avaliações "falsas"?

É um pouco impossível responder essa pergunta. Segundo o Telegraph, uma única avaliação positiva de um usuário fake pode custar cerca de 1 dólar. Uma avalanche de comentários, como é o caso do WhatsApp, custaria bastante. A empresa certamente precisaria ter um orçamento que lhe permitisse tal manobra.

Você está surpreso com esse caso do WhatsApp ou já está acostumado com avaliações desse tipo na Play Store?

9 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Marcos há 6 meses

    Não sei se for bom eu dou mais estrelas

  • Sevio há 6 meses

    Ainda não li a matéria! Se eu gostar, dou mais estrelas!

  • Luiz Henrique há 6 meses

    Se o Facebook que é disparado um dos piores aplicativos da PlayStore tem nota 4 não é de se estranhar qualquer nota de outro aplicativo.

  • Soterio Salles há 6 meses

    Eu já deixei de ler comentários e olhar avaliações de apps na Play Store faz um bom tempo... A grande maioria dos brasileiros não sabe avaliar nada e ainda prejudica quem quer aproveitar o recurso.
    Hoje em dia eu praticamente ignoro a reputação de aplicativos na loja, quando quero informações ou sugestões costumo perguntar em comunidades ou grupos de Android ou ver sites especializados.

    Sobre o WhatsApp... Não uso, prefiro o Telegram...

  • Jefferson Rodrigues há 6 meses

    Quando o Google vai começar a impedir de as pessoas avaliarem um app antes do uso? Vejo comentários de pessoas que deram 5 estrelas, sem ainda tê-lo usado. Isso tem de acabar!!!

45 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi