O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 227 Compartilhado 26 Comentários

Confirmado: Xiaomi não está em conversas com a Google para fazer o novo Nexus

Há um mês, o pessoal do Digitimes levantou a possibilidade da Google estar de olho em parceiros Chineses para lançar o seu próximo dispositivo Nexus. Entre eles, o site sugeriu que a Xiaomi estava sendo considerada como uma possível parceira do Big G nesta empreitada. Nesta semana, nossa equipe visitou a sede da empresa em São Paulo e questionamos o vice-presidente global sobre as chances da Xiaomi assinar o novo Nexus.

Segundo uma fonte ligada a uma rede de fornecedores em Taiwan, as fabricantes Lenovo, Xiaomi, Huawei e LG estavam na corrida pelo projeto Nexus neste ano. A fonte também considerava que o fato da LG já ter produzido o Nexus 4 e o Nexus 5 colocava as fabricantes chinesas na frente desta disputa. O ponto forte da Lenovo é que a empresa já fez negócios com a Google no passado, como a compra da Motorola, que fabricou o Nexus 6 em 2014 e, mesmo tendo lançado o aparelho na China com o nome de Moto X Pro, para a Google a parceria já estaria com meio caminho andado, especialmente em se tratando de logística.

Por outro lado, a Huawei possui uma forte presença em mercados emergentes e desenvolvidos, bem como uma boa capacidade de desenvolver soluções tecnológicas, o que também a tornaria uma boa opção para a Google segundo a fonte do site. Já a Xiaomi tinha como trunfo o brasileiro Hugo Barra, que até pouco tempo era responsável pelo departamento de desenvolvimento do Android na Google.

androidpit nexus 4 nexus 5 nexus 6
Uma coisa é certa: o próximo Nexus não será fabricado pela Xiaomi! / © ANDROIDPIT

O quadro pintado pelo Digitimes parecia realmente consistente, por isso, quando tivemos a primeira oportunidade de tirar a história a limpo e, para nossa surpresa, Hugo Barra foi bastante contundente: "a Xiaomi não está em conversas com a Google e não possui qualquer tipo de negociação neste sentido. Trabalhei no Google e acompanhei o trabalho feito com dispositivos da linha Nexus, não estamos com nenhuma parceria nem nada desse tipo atualmente". Barra ainda foi taxativo e afirmou que neste momento a empresa está concentrada nos planos para o mercado brasileiro.

Trabalhei no Google e acompanhei o trabalho feito com dispositivos da linha Nexus, não estamos com nenhuma parceria nem nada desse tipo atualmente.

Como já publicamos aqui no AndroidPIT, de acordo com uma de nossas fontes, a LG vai fabricar o novo Nexus 5 (2015). Porém, neste ano fala-se do lançamento de dois dispositivos Nexus e, depois desta declaração de que um Nexus neste momento não está nos planos da Xiaomi, parece que a fabricante chinesa mais cotada para esta parceria parece mesmo ser a Huawei.

Apesar de saber sobre a pequena participação da Xiaomi no mercado norte-americano e europeu, e o quanto isso deve influenciar na escolha da Google pela sua parceira, é uma pena ver que uma empresa que também investe em software e oferece dispositivos com um bom hardware a preços competitivos não esteja ligada ao desenvolvimento do novo Nexus. Quando pensava na Xiaomi como uma potencial fabricante da linha de smartphones da Google em 2015, minha esperança era a de que teríamos de volta a ideia do custo/benefício da série, que ficou para trás em 2014. Isso pode até acontecer, mas não será com a Xiaomi!

E você, gostaria de ter visto a Mi assinando o novo dispositivo Nexus?

227 Compartilhado

26 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi