O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

61 Compartilhado 19 Comentários

Xperia Z2 Tablet em teste: top em quase todos os aspectos!

No Mobile World Congress de 2014 a Sony apresentou o Xperia Z2 e o seu respectivo tablet. O Z2 Tablet é um dispositivo de gama alta ultrafino, que impressiona logo à primeira vista. Nosso teste mostra se essa primeira impressão permanece após um uso contínuo.

Avaliação

Prós

  • Design
  • Performance
  • Interface de usuário
  • Resistente à água e poeira

Contras

  • Autonomia da bateria mediana

Sony Xperia Z2 Tablet – Desenho & Qualidade de Construção

A linha de design anguloso chamada de “OmniBalance”, que a Sony lançou com o Xperia Z, determina também o visual do Z2 Tablet. Suas características podem não agradar a todos, mas fato é que o tablet, com sua carcaça fina (6,4 milímetros), moldura de alumínio e lateral de plástico emborrachado é um dos dispositivos mais finos e elegantes da sua categoria. O acabamento é impecável, todas as suas partes são montadas de maneira a não deixar espaços ou falhas.

Sony Xperia Tablet z2 Testseite 2
Com apenas 6,4 mm de espessura, o Xperia Z2 Tablet é uma dos mais finos do mercado. / © AndroidPIT

Além disso, o design também é funcional: todos os botões estão posicionados de maneira acessível, o botão de energia e os de volume estão na lateral esquerda, o  infravermelho e as entradas para micro SIM, microSD e microUSB na lateral superior.

Sony Xperia Tablet z2 Testseite 1
O Z2 Tablet, com suas bordas de alumínio, segue a linha de design OmniBalance da Sony. / © AndroidPIT

A moldura ao redor do display é larga, mas não ocupa um espaço exagerado. Ela é suficiente para que o tablet seja manejável sem que se toque por acidente na tela.

sony xperia z2 tablet angle 2
Moldura larga, mas sem desperdício de espaço: o Z2 Tablet. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z2 Tablet – Tela

A tela do Z2 Tablet oferece pouco mais do que o padrão Full HD, com resolução de 1.920 x 1.200 pixels e densidade de pixels de 224 ppi. Em comparação com os smartphones atuais, isso parece pouco, mas para tablets esses valores estão dentro do padrão. Mais importante no Z2 Tablet é a tecnologia por trás da tela: a tecnologia de melhoria de gráficos chamada “X Reality for mobile” dá às imagens uma nitidez extra. De resto, a tela apresenta um brilho suficiente também para uso ao ar livre. Saturação, contraste e visibilidade em ângulos fechados também são bons, como você poderá ver no vídeo hands-on abaixo:

Sony Xperia Z2 Tablet – Características Especiais

O Z2 Tablet tem um sensor de infravermelho que pode ser usado não apenas como controle remoto da televisão. Um destaque do aparelho é o seu certificado IP58, que atesta a resistência à água e à poeira . O aparelho aguenta até 30 minutos mergulhado a até 1 metro. Importante para isso, contudo, é que as tampas das entradas sejam fechadas de maneira correta.

Sony Xperia Tablet z2-Test trapes
As tampas devem ser bem fechadas para que a água não entre. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z2 Tablet – Software

A interface de usuário do Z2 Tablet é a Sony Xperia UI, baseada no Android 4.4.2 KitKat. Em comparação com versões anteriores da UI, destacam-se as cores mais claras. Muitos menus estão em cinza-claro e os ícones se tornaram coloridos. De maneira geral, a interface se tornou mais limpa e clara. Na gaveta de aplicativos existe agora um menu lateral, que pode ser aberto deslizando-se o dedo para a direita. A UI é quase igual à do Z2, mas no dock de acesso rápido encontram-se seis ícones de aplicativos, e o símbolo para a gaveta de aplicativos mudou-se para o canto superior direito (e com isso ficou acessível com o polegar).

Além dos aplicativos da Sony (Walkman, PlayStation Mobile, FM Radio oder Track ID), o Z2 Tablet ainda traz os mini-apps, também conhecidos de outros smartphones. Esses “mobile widgets” estão disponíveis para o aplicativo do Gmail, para o calendário, a calculadora, o navegador e o controle remoto. Eles podem ser abertos numa janela separada e colocados em qualquer lugar da tela.

Sony Xperia Z2 Tablet – Performance

Nesse quesito o Z2 Tablet brilha. O sistema foi otimizado e roda de maneira muito fluida. O nosso teste não apresentou atrasos ou engasgos. O tablet também é ótimo para jogos. Mesmo com um uso intenso a carcaça não fica aquecida. No benchmark AnTuTu o dispositivo atingiu mais de 30.000 pontos.

Sony Xperia Tablet z2 AnTuTu Benchmark-Test
Os resultados do benchmark AnTuTu para o Xperia Z2 Tablet. / © AndroidPIT

Sony Xperia Z2 Tablet – Câmera

O quesito câmera não é tão importante para tablets quanto para smartphones, e talvez por isso a Sony não tenha repetido sua tecnologia mais avançada aqui. Em vez dos usuais 20 megapixels dos smartphones Xperia atuais, o Z2 Tablet conta com apenas 8 MP, e vídeos 4K tampouco são possíveis. Quanto ao software, o tablet conta com funções semelhantes à do Xperia Z2: HDR, realidade aumentada, efeitos de foco e as fotos em série, por exemplo. A qualidade das imagens é boa, mas o tablet obviamente não deve ser usado como alternativa à câmera.

Sony Xperia Z2 Tablet – Bateria

Aqui pode estar o ponto fraco do tablet.  A fabricante japonesa, com efeito, costuma receber críticas pela duração das baterias de alguns de seus dispositivos. Com uma capacidade de 6.000 mAh, o Z2 Tablet não se destaca da média. Precisamos fazer uso constante do aparelho para avaliar melhor esse quesito, mas para se ter uma ideia: rodar o benchmark AnTuTu custou ao tablet 8-9% da bateria.

 

Sony Xperia Z2 Tablet – Especificações Técnicas

Dimensões: 172 x 266 x 6,4 mm
Peso: 439 g
Tamanho da bateria: 6000 mAh
Tamanho da tela: 10,1 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1200 pixels (168 ppi)
Câmera frontal 2,2 megapixels
Câmera traseira 8,1 megapixels
Versão do Android: 4.4 - KitKat
Interface: Xperia UI
RAM: 3 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 801
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito Final

A Sony oferece com o Z2 Tablet um dispositivo mais do que convincente. Pontos fortes do tablet são a performance fluida, a simplicidade dos comandos e a experiência de uso como um todo, que deixa para trás concorrentes como os tablets da Samsung, por exemplo. O design e o acabamento também contam pontos para o dispositivo: o Z2 Tablet tem estilo, é leve e de bom manejo. Para todos que procuram um tablet high end com hardware de primeira, o Z2 é um dos melhores do mercado.

Apesar de já figurar na página da Sony no Brasil, o preço do dispositivo ainda não está disponível no país, mas na Europa ele custa o equivalente a R$ 1.500,00.

61 Compartilhado

19 Comentários

Escreva um comentário:

  • O aplicativo da TV Digital no modelo SGP551 disponivel no Brasil é um verdadeiro LIXO. Embora a imagem sintonizada ao vivo seja de excelente qualidade - Full HD a imagem da gravação é deplorável . Parece que degradam a imagem propositalmente para bem pior que SD.
    Isso sem contar com a dificuldade de se fazer uma gravação. Não existe um botão REC que inicie uma gravação enquanto você esta está assistindo ao vivo algo interessante. Esqueça isso. Primeiro você tem de descobrir como se grava. Isso só se consegue quase saindo do aplicativo e gerando um "AGENDAMENTO" idiota. Vc tem que inserir a data ; o horário de inicio com hora e minuto; o horário de fim, se os horários são AM ou PM, e por fim o canal que será gravado, tudo isso sem ver o que está passando no canal e finalmente quando você termina de preencher tudo dá o OK o programa informa que a data e hora que você colocou como "agora" já passou e terá de fazer tudo de novo colocando o início um pouco mais adiante. Um saco. Sem contar que se você escolher iniciar gravar por exemplo as 0.30h da madrugada do dia 5 o sistema só entenderá se você selecionar dia 4 as 12.30 PM. Quem programou esse aplicativo seria reprovado no mais fuleiro cursinho de programação. Um tablet deste nível com tudo mais considerado TOP não merecia essa decepção. ALÔOOO pessoal da SONY por favor façam algo DECENTE.


  • Muito bacana esse tablet.


  • Não lembro da senha de desbloqueio


  • Eu fui reiniciar o meu tablet xperia z2, e desligou sozinho e não quer ligar. O que faço .


  • so deixa a deriva a tela comparada ao tab s samsung


  • Comprei semana passada o Z2 tablet e simplesmente o produto é fantástico, bem apresentado, com uma construção premium, antes tinha um Galaxy N8000 - mas nem se compara . O único item que deixa um pouco a desejar é bateria, em relação ao N8000 dura sensivelmente menos, o N8000 tinha 7000mah de bateria e uma resolução menor de tela (por isso o maior tempo de duração). As bordas largas são necessárias para segura-lo pois é bem fino. Ele veio de fábrica com o 4.4.2, e estavam disponíveis várias atualizações, passei pelo 4.4.4, depois pelo 5.0.2 e por fim o 5.1.1, este excelente. A diferença é enorme entre a última e a primeira versão (4.4.2) que nele veio. No momento em que escrevo isto, na minha opinião, ainda não há no Brasil tablet android com mais predicados que este.


  • Xperia Z2 Tablet em teste: top em quase todos os aspectos.
    Na minha opinião não deveria ser 5 estrelas e sim 4 estrelas...5 estrelas seria o tablet perfeito completo em todos os aspectos.


  • Só não gostei de uma coisa, que por sinal a sony está fazendo isso direto nos seus aparelhos, que é a borda da tela, está muito grande, poderia ser bem menor, tudo bem ter borda eu até gosto mas não tão grande assim. Mas fora isso é um dos melhores tablets android sem dúvido, mesmo sendo 10.1 que eu acho bastante desconfortável usar. Pra mim os melhores tablets android são xperia z2 tablet, nexus 10, nexus 7 e lg g pad 8.2


    • A borda da tela é necessária por vários aspectos que são muito mais importantes que estética...

      Falando só desse aparelho, não dá para colocar uma tablet na mesma categoria de smartphones, principalmente no quesito bordas, basta você prestar atenção em como você pega um smartphone (pode ser até um phablet, até mesmo um tablet de 7'' dependendo do tamanho da sua mão) e um tablet de 10'', um tablet desse tamanho não dá para vc segurar com a mão praticamente estendida (com o dedão em um lado e as pontas dos outros dedos na outra, permitindo que vc sempre segure só com uma mão), nesses tablets seu dedão vai ficar em cima da tela e seu outro dedão do outro lado na maioria das vezes.... essa é a melhor maneira de se segurar um tablet para não se cansar rápido, porém o quanto mais pesado o tablet é mais rápido por fadiga das mãos você cansa, aí se tem outra vantagem desse tablet que tem haver com as bordas, grande parte do hardware interno está distribuído por essas bordas, o que deixa o aparelho mais leve e mais fino (não há um mais leve e mais fino que ele atualmente) e incluso uma parte do hardware que está nas bordas é a protegida contra água e poeira, mesmo que haja outros aparelhos com esse tipo de proteção, nenhum consegue ficar tanto tempo e na mesma profundidade que a linha Z (menos o ZQ).

      Essas são as vantagens em detrimento da estética, aí fica a quesito de cada um escolher o que prefere, as vantagens ou a estética.


  • Já o vi em uma loja "daquelas meio estranhas" o modelo de 16 GB com LTE + Wifi por 2290,00 R$ (importado). Só não entendi por que a sony ainda não liberou o preço e se vai, ou não, fazer alguma promo estilo Z2 + smartband


  • Sabe me dizer se o carregador magnético do xperia z1 cabe no tablatura z2?


    • Tá aí uma questão que me faço faz tempos... bom com a ideia do "OneSony" acho que a resposta é sim, pois diferente do tablet Z que o conector fica na base da posição "porta-retrato", o do tablet Z2 é na posição paisagem (como é no caso do xperia Z2 e Z1)... o que pode ser problemático é a espessura...

      Na comparação do GSM arena http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=6145&idPhone2=5596 o tablet Z2 tem 6.4 mm, já o Z1 tem 8.5 mm. Eu tenho o Z1 e uma dock magnética para ele (que veio com um adaptador para Z ultra), então vi o comparativo com o Z ultra http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=6145&idPhone2=5540 e voilá o Z ultra tem 6.5 mm...

      Por incrível que parece o Tablet Z é mais fino que ambos, porém em relação ao Z1 a diferença é de 2 mm e do Z ultra 0,1 mm (claro que 2 mm é muito pouco, mas pode ser uma "folguinha", que pode não deixar firmeza, assim só ficaria preso pela parte magnética, mas 0,1 mm não existe praticamente rs). O formato das conexões magnéticas é o mesmo do Z1


  • Esses tablets da Sony sofrem com a mesma falta de atenção da fabricante nas atualizações do sistema dada aos smartphones?


  • Ótimo aparelho, se ficar até por 2800 será o meu próximo eletronico, vou aposentar meu nexus 7 2012, preciso de um tablet com tela maior, esse Z2 parece ótimo.


  • caracas, quanta modéstia na analise...existe por acaso algum tablete com 3Gb de memoria ram, mais 16 Gb de memoria interna? Este com certeza é o melhor ate agora


  •   16

    Sou mais meu Note 10.1 edição 2014 e sua tela com resolução 2k. Custo/benefício bem mais atraente (há tempos abaixo de 2 mil). Esse Z2 não chega aqui por menos de 2,8 mil. O Z1 Tablet continua firme em 2,6 mil na loja da Sony.


  • Otimo, vamos esperar ver o preço, mas por ter HSPA,LTE, ele nao seria um phablet?

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações