O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 23 Compartilhado 18 Comentários

Xperia Z3+ vs. Xperia Z3: comparativo de iguais?

O Xperia Z3+ foi lançado para suceder o top de linha Xperia Z3 da Sony. Ele pode parecer idêntico ao seu antecessor, mas guarda boas mudanças e detalhes que o tornam realmente um smartphone ligeiramente superior. Veja o nosso comparativo e descubra qual smartphone merece o seu investimento.

Xperia Z3+ vs. Xperia Z3: Preço e disponibilidade

O Xperia Z3 foi anunciado em Setembro de 2014, ao passo que o Xperia Z3+ deve chegar ao varejo internacional em Junho de 2015. Ainda não foi informado se o dispositivo chegará neste mesmo mês ao Brasil.

No exterior, o Xperia Z3+ já está disponível em pré-venda, custando 835 dólares. O Xperia Z3 custa no Brasil R$ 1.749,99 (16 GB desbloqueado).

Xperia Z3+ vs. Xperia Z3: Design

O Xperia Z3+ mantém a linha de design Omnibalance do Xperia Z3 e seus antecessores, com apenas algumas melhorias pontuais. A parte frontal e traseira são de vidro, as laterais de alumínio, mas o Z3+ é 0,4 mm mais fino (com 6,9 mm) graças em parte à bateria menor. As grades do alto-falante estéreo que estavam acima e abaixo da tela no Xperia Z3 não estão mais visíveis no Xperia Z3+ (apesar de o dispositivo também contar com som estéreo).

androidpit xperia z3 vs xperia z4
O Xperia Z3 (esquerda) e o Xperia Z3+ (direita). Quais são as diferenças? / © ANDROIDPIT

Uma mudança crucial que agradará à maioria dos usuários é o fato de o Xperia Z3+ ter abolido uma das tampas presentes no Z3 (aquela que protegia a entrada de USB). O dispositivo não perdeu seus certificados de resistência à água e à poeira, e a tampa protegendo as entradas para cartão microSD e SIM agora foi melhor integrada à borda, parecendo menos com uma tampa.

A lateral direita do Xperia Z3+ conta com um botão de volume, um botão de energia e mantém o mesmo botão físico obturador da câmera.

androidpit sony xperia z3 plus 6
Os alto-falantes estéreo do the Xperia Z3+ não são visíveis, e o dispositivo é ligeiramente menor do que o Xperia Z3. / © ANDROIDPIT

Xperia Z3+ vs. Xperia Z3: Tela

A Sony ativamente optou por não integrar a resolução QHD no display do Xperia Z3, para preservar a autonomia da bateria, e manteve essa filosofia com o Xperia Z3+, que possui uma tela IPS LCD de 5,2 polegadas e resolução Full HD (1.920 x 1.080), idêntica à do predecessor. A proteção, contudo, recebeu uma otimização, e agora o display conta com o Gorilla Glass 4.

androidpit sony xperia z3 plus
A tela do Xperia Z3+ (imagem) é exatamente a mesma do Xperia Z3. / © ANDROIDPIT

Xperia Z3+ vs. Xperia Z3: Câmera

O Xperia Z3 e o Z3+ possuem sensores principais de 20,7 megapixels com lentes grande-angulares de 2,5 mm, tornando os dispositivos ideais para capturar paisagens amplas. Temos integradas as funções usuais de HDR, “Superior Auto” e vídeo em 4K.

Na câmera frontal vemos diferenças significativas. O sensor do Xperia Z3+ tem 5 megapixels, uma bela melhoria se comparada ao sensor de 2,2 MP do Xperia Z3. Agora, no novo dispositivo, ela também usa o sensor de imagem da Sony Exmor R, melhor para tirar fotos em condições de baixa luminosidade.

androidpit sony xperia z3 plus 3
A câmera principal do Z3+ mantém os altos padrões do Xperia Z3 - mas não traz melhorias. / © Sony

Xperia Z3+ vs. Xperia Z3: Performance

O Xperia Z3 veio embalado por um Snapdragon 801 de quatro núcleos, ao passo que o Z3+ chega com um Snapdragon 810 octa-core de 64 bits. Tecnicamente, isso significa que o Xperia Z3+ deveria ser bem mais potente do que o Xperia Z3. Contudo, isso vai depender de como a UI da Sony é integrada ao Android Lollipop, e se o problemático Snapdragon 810 poderá rodar com toda a sua potência sem superaquecer. Em nosso teste com o Xperia Z3+, seu desempenho foi ótimo, e este artigo será atualizado se o uso prolongado do dispositivo trouxer alguma novidade desagradável.

Xperia Z3+ vs. Xperia Z3: Bateria

O Xperia Z3 conta com uma bateria de 3.100 mAh, e com ela o dispositivo tem a autonomia de 2 dias de uso moderado. Seguindo a recente tendência dos carros-chefe, a bateria do Z3+ encolheu, contando com 2.930 mAh. A lógica por trás dessa mudança está no novo chipset da Qualcomm. Apesar de ter oito núcleos, ele é bem mais eficiente em termos de gerenciamento de bateria do que seus predecessores, permitindo a integração de baterias menores.

Xperia Z3+ vs. Xperia Z3: Veredito preliminar

Claro, o nosso comparativo será atualizado quando fizermos o review completo do Xperia Z3+, mas por ora podemos dizer que ele trouxe mudanças importantes em muitos aspectos, mas não suficientes para que ganhasse outro nome, representando o “Plus” de um mesmo modelo.

Dependendo do seu preço no Brasil, e por consequência da sua relação custo/benefício, o dispositivo pode ou não ser um bom investimento. Mas apenas se você não tiver o Xperia Z3.

23 Compartilhado

18 Comentários

Escreva um comentário:

  • Esse Z3+ deveria se chamar Z2++. Até quando vai faltar inovação na Sony?
    Não ficou claro se esse z3+ é compatível com o fone mdr-nc31, com cancelamento de ruído que só funciona no z2/z3 e que deveria vir com eles, mas não ser se nem pra vender oficialmente no Brasil.


  • a Sony não tem vendido bem aparelhos xperia devido ao preço mais se fosse o caso dela passar a trazer os produtos com um preço mais acessível seria uma vontagem, outro ponto negativo dela e de não se lembra de aparelhos que já lhes trouxeram bons lucros como xperia Play, se ela lançasse uma seginda geração dele com um hadware próprio como é visto no PSP e acompanhado de um bom preço seria uma boa jogada


  • Vendo z3 zero na caixa d6643 995590106


  • Ok


  • Faltou falar do LTE cat6 no Z3+ contra o LTE cat4, e Bluetooth v 4.1 contra v 4.0(que promete uma boa economia de bateria).


  • tela 2k eu dispenso, agora só não entendo pq tanta critica a Sony, a Samsung coloca um processador melhor, e troca os materiais, para os mesmos q a Sony usa, e ela é idolatrada...


    • A montagem do S6 é totalmente diferente! Enquanto o frame de alumínio dos Zs formam um aro, no S6 todo o chassi é feito em alumínio em peça única, os painéis de vidro do S6 são Gorila Glass 4 e não vidro temperado como nos Sony, meu Z1 caiu de uma altura de 60cm e rachou a tela é trincou a traseira, meu S6 caiu de+-um metro e nem arranhou! O Exynos 7420 deixou a concorrência comendo poeira, sendo muito mais poderoso e consumindo menos energia, sendo que a bateria do S6 dura mais que a do S5, as memórias do S6 são muito mais rápidas que as de outros aparelhos, inclusive a RAM que é ddr4. O preço do Z3+ está mais caro que o do S6 para aparelhos equivalentes, porque +800 dólares no exterior vai chegar aqui por +3000 dilmas, sendo que já ser acha S6 por 2150.


      • Isso é relativo, meu Z3 ja levou tanto tombo que é um milagre nao ter quebrado, o processador do GS6 realmente é bem superior, mas nao se ve isso na pratica, muito por causa do touchwiz, a bateria do Z3 lava a do S6 alem de ser muito mais barato.


  • Se do Z2 pro Z3+ já não valia, imagina do Z3 pro Z3+ :/


    • eu tenho um z2 e não vejo motivos para trocar! que dirá quem usa um z3 ( quer dizer que o z2 é o z3 são praticamente o mesmo smart) Kkkkk o que eu gosto mesmo é o sistema oferecido pela Sony :)


    • É. Tenho um Z3 Dual. Não vale a pena mudar. Mas de um Z1 ou Zq, com certeza. E eu gosto muito da Xperia Ui.


      • Tenho um Z1, e não vale a pena mudar, Eduardo, :/


      • Olha, vale a pena viu, o processamento, camera, tela (principalmente) sao bem melhores, lado a lado da pra ver a diferança gritante. So nao vale a pena do Z2 pro Z3/Z3*.


      • Não vale, Pedro. O Snapdragon 800, e todo o conjunto do Z1, dá conta do recado tranquilamente. Não tenho perca de desempenho, lags, ou nada do tipo.
        Consigo um excelente proveito da câmera, ainda. Não deixa a desejar pro Z2, Z3, e Z3+, ainda mais por serem aprimoramentos no software, apenas (e a frontal não me interessa, tanto).
        A tela pra mim, me satisfaz. Claro que a do Z3 é nitidamente superior, mas não vale a troca. Porém, enquanto a Sony continuar acertando na resolução, é o que vale!

        Pagar quase R$ 3.000,00 num aparelho que não iria cobrir grandiosamente o meu, que custou mais da metade desse valor, não é "valer a pena".


      • Na boa , eu tenho um Z1 ... E vou trocar pelo Z3+ .... Com certeza vale muito a pena , tudo nele é superior ao Z1 , Principalmente o fato de não precisar abrir a tampa para carregar todo dia , sei que existem adaptador e dock , mas mesmo assim tenho que abrir para transferir dados . Gosto muito do meu Z1 , mas já foi seu tempo .


    • vc sabe si já tem no Brasil Z3+


  • Por enquanto contínuo com meu ZQ mesmo, agora depois do lollipop o bixim tá dando conta direitinho!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações