O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 Compartilhado 16 Comentários

Review preliminar do Yotaphone 2: duas telas se justificam

A Yota apresentou seu Yotaphone 2 ontem em Londres, o segundo smartphone da marca a oferecer duas telas. A frontal é um display normal de smartphone; a traseira, uma tela de e-ink muito agradável à leitura e que não castiga a bateria. Além da inovação técnica, o que pode oferecer essa novidade? Estivemos em Londres para a apresentação oficial do dispositivo, e abaixo você encontra o nosso primeiro teste com o Yotaphone 2.

YotaPhone 2 – Desenho & Qualidade de Construção

No quesito design, a Yota se distancia um pouco do visual quadrado e rústico do primeiro modelo. O Yotaphone 2 tem formas arredondadas e uma boa pegada. Sua superfície convexa também lhe confere um toque de modernidade. A fabricante definitivamente marca pontos nessa otimização de projeto.

yotaphone 2 premier test 4
O design do Yotaphone 2 (esquerda) é bem melhor do que o do primeiro Yotaphone (direita). / © ANDROIDPIT

O aparelho não conta com entrada para microSD, e os futuros usuários terão de se contentar com os 32 GB de memória interna. Sua parte traseira com a tela de e-ink é bem ergonômica, não escorrega e vem protegida pelo Gorilla Glass 3. A forma arredondada da parte traseira do smartphone, combinada com o seu tamanho, é um ponto positivo do aparelho. Todos os jornalistas presentes aprovaram seu visual após tê-lo em mãos.

yotaphone 2 premier test 5
Toda a tela trazeira do Yotaphone 2 reage ao toque. / © ANDROIDPIT

YotaPhone 2 – Tela

Esse quesito é o ponto-chave do Yotaphone 2, o verdadeiro diferencial deste aparelho. Sua tela traseira reage muito bem ao toque, e permite fazer tudo que podemos fazer numa tela normal de smartphone: podemos navegar no Chrome, escrever um sms, fazer uma chamada, etc.

yotaphone 2 premier test 3
AndroidPIT no e-ink ;)  / © ANDROIDPIT

O display frontal AMOLED de 5 polegadas e Full HD do Yotaphone 2 oferece uma boa densidade de pixels (442 ppp). Na verdade, as cores e o contraste são satisfatórios. Mesmo dotando o dispositivo de uma segunda tela, a Yota não negligenciou o display principal: o Yotaphone 2 tem uma densidade de pixels ligeiramente superior à do Samsung Galaxy S5.

YotaPhone 2 – Software

Outra particularidade do Yotaphone, apresentada no primeiro modelo, foi a ausência de botões de menu. Encontramos em seu lugar uma zona de toque contínua, e de acordo com nossos gestos podíamos voltar, ir para a tela de início ou acessar os aplicativos recentes com um clique duplo, por exemplo. Pois agora os botões tradicionais do Android felizmente voltaram no Yotaphone 2.

yotaphone 2 premier test screenshot
O Yotaphone roda com Android 4.4.3 KitKat mas será atualizado ao Android 5.0 Lollipop nos próximos meses./ © ANDROIDPIT

O Yotafone 2 se baseia no Android 4.4.3, e provavelmente será atualizado para o Android 5.0 Lollipop nos próximos meses. Por fim, a Yota e seus parceiros fazem bom uso da segunda tela, tendo desenvolvido aplicativos próprios para o display de e-ink. Com um clique longo sobre o botão de início, podemos transferir o conteúdo atual da tela para a tela de e-ink, e continuar a nossa utilização sem nenhuma mudança no âmbito da experiência de usuário a não ser a mudança de cores, brilho e textura.

YotaPhone 2 – Performance

No quesito performance, o Yotaphone 2 é mais bem-sucedido do que o predecessor. A experiência de usuário é muito boa, a passagem de uma tela à outra, por vezes demorada no primeiro modelo, é muito mais fluida no novo aparelho.

YotaPhone 2 – Câmera

Ainda não passei tempo suficiente com o Yotafone 2 para testar a sua câmera em detalhes, mas uma coisa é certa: a posição da câmera, na parte superior central do display, é um avanço. Muito criticado sobre este ponto, o primeiro Yotaphone tinha um sensor situado na parte inferior direita. Prático para as fotos em modo paisagem, mas quase proibitivo para as fotos em retrato.

A câmera do Yotaphone 2, em meu teste preliminar, se mostrou satisfatória. As condições de luminosidade não eram boas, mas mesmo assim as fotos que fiz não decepcionaram.

YotaPhone 2 – Bateria

Tive a chance de usar longamente o primeiro Yotaphone, e posso dizer que sua autonomia, sem ser catastrófica, não era das melhores. Vlad Martynov, o CEO da Yota, me explicou que é difícil integrar uma bateria de grande capacidade num aparelho com duas telas.

yotaphone 2 premier test 1
O modo de economia de energia do Yotaphone 2 aproveita o display de e-ink. / © ANDROIDPIT

Ainda não posso me pronunciar a respeito da eficácia da bateria de 2.550 mAh do Yotaphone 2. Meu review completo do dispositivo revelará se houve uma melhora significativa neste quesito.

Preço e disponibilidade

Por enquanto, o Yotaphone 2 está disponível na Europa por 699 Euros. Estados Unidos, Canadá e América Latina também deverão receber o dispositivo, mas nenhuma data concreta foi revelada.

YotaPhone 2 – Especificações Técnicas

Dimensões: 144,9 x 69,4 x 8,95 mm
Peso: 145 g
Tamanho da bateria: 2500 mAh
Tamanho da tela: 5 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 1920 x 1080 pixels (305 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 2,1 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 4.4 - KitKat
RAM: 2 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Qualcomm Snapdragon 800
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,2 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.0

Veredito preliminar

O Yotaphone 2 é claramente uma enorme evolução com respeito ao seu antecessor. A tela de e-ink, agora inteiramente reativa ao toque, faz todo o sentido. O Yotaphone 2 é o único a propor essa funcionalidade, sem restringir as opções usuais de um smartphone atual. Seu preço, contudo, pode restringir o seu público. Aguarde o nosso review definitivo com todas as funções e detalhes do Yotafone 2 e seus dois displays.

7 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    4/dez/2014

    Nossa equipe é internacional, somos mais de 20 editores na redação, Leonardo, por isso, não é possível que todos os editores participem de um evento como este. O AndroidPIT é um portal em 6 línguas, nós utilizamos o conteúdo desenvolvido pela nossa equipe de editores, independente de idioma. Neste caso, como você pode perceber na assinatura deste artigo, quem participou do evento foi o Quentin, editor do site francês, e essa é a opinião dele sobre o YotaPhone 2. :)

16 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi