O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site.

4 min para ler 104 Compartilhado 17 Comentários

ASUS Zenfone GO: como economizar bateria e prolongar sua duração

O Zenfone GO, sucessor oficial do Zenfone 5, foi lançado para concorrer com outros intermediários Android no Brasil. A promessa da Asus para este dispositivo é o dobro da autonomia de bateria em relação ao modelo predecessor mas, como vimos no review completo, esse período estimado não pode ser levado ao pé da letra em uso convencional. Para você tirar o máximo proveito da bateria do Zenfone GO separamos algumas dicas que podem prolongar sua duração e, quem sabe, chegar até o segundo dia de uso com pequenos truques. Confira a seguir.

O Zenfone GO é um dos poucos dispositivos da Asus embalado por um processador da MeadiaTek, o que pode ser uma mudança com algumas vantagens e desvantagens. A parte boa é que o o processador taiwanês é energicamente mais eficiente do que o chip Atom, da Intel, presente nos Zenfone 5 e Zenfone 2, por exemplo. A desvantagem é que o excelente gerenciador de energia da Asus não oferece suporte para o processador da MediaTek, fazendo com que os usuários recorram a aplicações de terceiros.

Realizei alguns testes com aplicativos de terceiros no Zenfone GO e, definitivamente, o Battery Doctor é o que melhor atendeu minhas expectativas. Em uso moderado consegui expandir a duração da bateria do dispositivo em até 3 horas e meia, com o auxílio de algumas ferramentas disponíveis pelo Battery Doctor. Além de observar a eficiência desse app, procurei analisar o seu próprio consumo de memória RAM e possíveis danos que o aplicativo poderia causar ao software do dispositivo. Você pode baixá-lo na Play Store através do botão abaixo:

Battery Doctor(Battery Saver) Install on Google Play

Não notei nenhum tipo de superaquecimento ou consumo excessivo de memória RAM por parte do Battery Doctor, visto que o aplicativo precisa rodar em segundo plano para que o gerenciamento de energia seja monitorado com mais eficiência. O Battery Doctor Super Optimize precisa ser ativado através das configurações de acessibilidade do sistema, vá até as Configurações do sistema> Battery Doctor Super Optimize e ative a chave do serviço. Um pequeno widget será fixado na tela inicial do dispositivo para que a função seja executada manualmente quando o usuário preferir.

baterrydoctorwidget
Widget do Baterry Doctor Super Optimize. / © ANDROIDPIT

O aplicativo permite a criação de alguns perfis para economia de energia que, inclusive, podem ser programados pelo usuário para serem executados em horários ou situações específicas. O menu "Classificação" ordena os aplicativos em execução que mais consomem energia em tempo real, opção que se mostrou melhor do que o menu de bateria do Android Lollipop. Informações úteis como temperatura da bateria, tempo de carregamento e sensores ativos são exibidos através da guia "Salvar".

baterrydoctorcontrol
Painéis de controle do Battery Doctor. / © ANDROIDPIT

Zenfone GO: Economizando energia com o Android Lollipop 5.1

A opção de economia de energia padrão do Android Lollipop 5.1 está presente no Zenfone GO que, por sinal, não apresenta muitas opções de configuração. A opção "Economia de energia inteligente em espera" verifica atualizações de aplicativos e notificações por um período espaçado, e não constantemente.

Quando ativado, o "Modo de bateria" remove as transparências do sistema e as substitui por uma cor laranja, que ajuda a identificar a execução desse modo em segundo plano. Entretanto, notei que a opção do Android Lollipop não apresentou resultados tão eficientes quanto o Battery Doctor, por exemplo, sendo aconselhável para uso em situações extremas e não em conjunto com aplicações de terceiros. 

bateriaandroidlollipopnativozenfonego
Opção de economia de energia do Android Lollipop. / © ANDROIDPIT

O modo de energia padrão do Android Lollipop elevou a autonomia do Zenfone GO em 46 minutos. Ambos os testes foram realizados com a conexão 3G ativa em ambos os chips-SIM e serviços de localização ligados.

E aí, você possui um Zenfone GO? Como você economiza a energia da bateria de seu dispositivo?

104 Compartilhado

17 Comentários

Escreva um comentário:

  • Melhor forma de economizar bateria é diminuindo o brilho da tela e limitando apps em segundo plano.


  • Asus Ta seguindo no caminho certo, se continuar assim vai ter uma boa parte do mercado futuramente... O Zenfone 2 é o segundo melhor Android que tive, ainda considero o primeiro o Xperia Z2....


  • bom sou usuário da Motorola e da Asus possuo um Moto X 2014 e um Zenfone 2 e a bateria do Zenfone 2 é exelente são as duas melhores fabricantes do Momento


  • Sinceramente, nunca utilizei apps para "ajudar" na duração de bateria, sempre os vejo como aqueles apps que ajudam a drená-las mais rápido kkkk


    • Também não sou de utilizar aplicativos para economia de energia Arthur, mas já utilizei de scripts que detectavam o offscreen do smartphone, desativando alguns núcleos, e baixando a frequência de operação, mas isso foi em smatphones que antecedem a 2013. Atualmente não uso scripts.


  • depois da motorola acho que os usuarios mais satisfeitos com a fabricante sao os da Asus, raramente se ve alguem falando mal dela...


    • Sou usuário das duas, não tenho o que reclamar, me atendem de forma eficaz, estou satisfeito.


    • Isso que vc falou e verdade só nos preços esse ano não ajudaram muito a Motorola mas na experiência com o sistema e pos venda e suporte não tenho o que reclamar.


    • Concordo Lukas, quase que comprei um Asus Zenfone 2 por tantos comentários positivos que vi em sites de varejo (em especial o Kabum, meu site preferido para compra de hardware), afim de testar um smartphone da Asus. Cheguei a mexer em um Zenfone 5 de um amigo, e gostei da construção e do sistema que por sinal possui funções interessantes.
      Mas quando eu peguei o Asus Zenfone 2 na mão, desisti pelo tamanho, o mesmo aconteceu com o Moto X Play.
      Agora estou tentado a comprar um Samsung GS6 ou um Xperia Z3 Compact.
      Estou precisando me livrar desse Nexus 6.


      • realmente sao enormes, oq me chama mais a atençao e o pouco aproveitamento de tela que a asus faz, se ela diminuisse um pouco deixaria o smartphone muito mais elegante


      • eu tenho um galaxy S6 Edge desde a pré estreia (ja tinha deixado reservado) nao me arrependo nenhum pouco, mas como disse a alguns artigos anteriores, ele nao faz nada que um moto g nao faça, claro que tem seus features mas eu optei por ele porque ele foi oque mais me chamou a atençao nesse ano, nao sei hj se a diferença é muita o valor do S6 para o S6 Edge mas acho que vale gasto, Nexus 6 tambem nao fica nada a dever....


      • O Nexus 6 é muito bom, mas sempre tenho que andar com ele em uma mochila, ele fica muito desconfortável em uma calça social rsrsrs.
        Tive a oportunidade de testar o GS6 e o GS6 Edge em um loja de um shopping, e gostei muito da construção, a versão Edge é muito linda. Em minha opinião esse foi o único lançamento de peso no mundo Android aqui no Brasil, o único que realmente me chamou a atenção.


      • Realmente esse nexus 6 e enorme já tive um T2 Ultra que era bem grande atualmente tenho um x play e questão de tempo se acostumar eu por exemplo já estou bem acostumado com telas acima de 5 polegadas mas tem aqueles que não conseguem se acostumar né aí e problema.


      • Exatamente davidsoares, eu mesmo sou um desses usuários que está resistindo, mas uma hora ou outra vou ter que ceder as novas tendências. Mas enquanto eu ainda tenho opções, vou continuar nas tentativas e resistência ao tempo rsrsrs.

        Abraços.


  • Possuo um zenfone 5 e nao me arrependo de ter comprado. A bateria decepciona um pouco, mas nada de extremo


  • Uma hora criticam o uso de aplicativos denominados "economizadores de bateria", outra incentivam e ainda pontuam qual deve ser usado... Decisam-se.


  • Essas dica valem pra todo mundo... Mas nada supera o greenify. Flw.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações