O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 1.048 Compartilhado 122 Comentários

10 recursos do iOS 9 da Apple que você já possui no Android!

Quem assistiu à conferência de abertura do WWDC da Apple neste mês deve lembrar muito bem da forma como Tim Cook classificou o iOS antes do início da apresentação das novidades da próxima versão do SO: "O sistema operacional móvel mais avançado do mundo". Porém, os fatos comprovam que a história não é bem essa. Abaixo, relaciono uma lista com os 10 recursos do novo iOS 9 que você já possui há algum tempo no Android!

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
2763 participantes

1. Assistente pessoal: Proactive Assistant x Google Now

Em 2012, durante a conferência Google I/O, Hugo Barra apresentava o Google Now, assistente pessoal do Android capaz de sincronizar informações entre os serviços do smartphone e oferecer informação com base na sua localização, na hora em que você precisa. Agora, a Apple trouxe ao iOS 9 as principais características e possibilidades do Google Now para a sua plataforma e chamou o recurso de Proactive Assistant.

ios 9 android recursos comparativo
Informação na hora em que você precisa: Google Now. / © ANDROIDPIT

Assim, os usuários do iOS passam a ter agora um serviço que os usuários do Android já possuem desde o Android 4.1 Jelly Bean, anunciado em 2012.

2. Sugestões: Spotlight x Google Now

O Google Now fica mais inteligente a cada ano e, considerando que está disponível desde 2012, a Google já entendeu que integração é a palavra de ordem quando o assunto é otimizar a experiência do usuário com o sistema de forma global. Assim, o Google Now reúne cartões diversos e, com base na sua localização, oferece sugestões de lugares para visitar naquela região e eventos. A Apple resolveu fazer o mesmo agora, mas usando o Spotlight em conjunto com a Siri, serviço de pesquisa do iOS, em vez de unificar aplicativos e o Proactive Assistant.

ios 9 android recursos comparativo 6
Quer sugestões de onde almoçar próximo ao seu trabalho? É só lançar o Google Now. / © ANDROIDPIT

3. Informações do trânsito em tempo real: Transit x Google Maps

Outro serviço que usuários do Android e, inclusive os do iOS, já possuem desde 2012 é a informação de transporte em tempo real, com chegadas e partidas ou mesmo a informação de quanto tempo será necessário para chegar de A a B. Agora a Apple lança o "Transit", um serviço que utiliza as mesmas características do Google Maps para informar sobre transporte público.

ios 9 android recursos comparativo 7
No Android, o Google Maps oferece a informação completa sobre o trânsito e estimativa de chegada. / © ANDROIDPIT

4. O sistema operacional aprende com o usuário: Siri x Google Now

Que tal contar com informações antes mesmo de precisar delas? A partir da versão iOS 9, a Siri irá aprender com o usuário e vai dar dicas antes que os usuários deem o comando para uma ação. Assim, o assistente de voz vai lembrar entradas no calendário e indicar uma saída antecipada por causa do trânsito, por exemplo. Como já mencionado acima, o Google Now já oferecer tal recurso desde 2012.

5. Janelas múltiplas

A versão mais recente do iOS para o iPad Air 2 vai oferecer suporte para o uso dividido da tela, ou seja, múltiplas janelas. Tal recurso já é utilizado no Android por fabricantes como a Samsung e a LG desde 2013. Além disso, qualquer smartphone Android com root pode contar com tal função desde então.

ios 9 android recursos comparativo 1
Android permite o uso de dois aplicativos ao mesmo tempo através das OEMs e aplicativos de terceiros. / © ANDROIDPIT

6. Modo de economia de bateria

Apesar do modo de economia de bateria ter chegado ao Android de forma nativa na versão 5.0 Lollipop, com o Project Volta, este recurso já estava presente em dispositivos rodando com a plataforma móvel da Google desde 2012. Nas configurações do Galaxy S3, de 2012, por exemplo, já era possível acessar o "controle de energia" nas configurações. Além disso, atualmente a Sony, a HTC e a Samsung possuem modos de economia de bateria com tecnologia extremamente avançada, capazes de deixar um smartphone ativo por mais de 10 dias com uso limitado do sistema.

Android 5.0 Lollipop e a bateria: o que muda?

7. Aplicativo de gerenciamento da Nuvem: iCloud Drive x Google Drive

Apesar de soar repetitiva aqui, preciso dizer que o Android conta com um aplicativo gerenciador de arquivos e pastas armazenados na nuvem desde 2012. Neste ano, o Google Drive chegava com 5 GB de espaço para usuário do Android e já oferecia integração com PC, smartphones, tablets e outros dispositivos. Em 2015 a Apple anunciou o iCloud Drive como aplicativo do sistema iOS 9.

ios 9 android recursos comparativo 5
O Google Drive oferece a chance de reunir todos os arquivos e pastas que você sobe para a nuvem em apenas um lugar desde 2012. / © ANDROIDPIT

8. Aplicativo nativo de notícias: News x Google Play Banca

No final de 2013, a Google anunciava o Google Play Banca, um aplicativo reune as principais fontes de informações dos usuários, no qual é possível organizar aplicativos de acordo com as preferências de cada usuário. Além disso, fabricantes parceiras da Google como a Samsung, a HTC e Sony já oferecem opções similares há algum tempo.

ios 9 android recursos comparativo 4
Usando o Google Play Banca é possível fazer uma relação de preferências entre o conteúdo que você consome. / © ANDROIDPIT

9. Janela pop-up para streaming

No quesito pop-up de streaming, mais uma vez a Samsung e a LG brilham entre as fabricantes de dispositivos móveis rodando com Android. A partir de aplicativos nativos, ambas as OEM's já oferecem uma série de serviços que permitem o uso de janelas pop-up para o streaming de vídeo. No caso da LG, por exemplo, o LG Optimus G já oferecia esta opção em 2013 com o aplicativo QSlide. Usando o aplicativo do YouTube também é possível manter um pop-up de um vídeo na tela enquanto você busca outro dentro do serviço, por exemplo, desde agosto de 2013. Vale ainda citar que aplicativos como o Awesome Pop-up Video faz um bom trabalho neste sentido. Bom, o iOS 9 agora também é capaz de entregar tal funcionalidade.

Awesome Pop-up Video Install on Google Play

10. Apple Music x Google Play Music

E por fim, durante a conferência de abertura, TIM Cook também soltou a frase: "Hoje nós estamos anunciando o Apple Music, um novo capítulo em música". O Apple Music é apenas mais uma plataforma para streaming de música, e não oferece nada de diferente em relação aos demais serviços disponível hoje como o Spotify ou o Google Play Music. Ok, em relação ao Spotify é preciso dizer que no Apple Music você conta com os álbuns da Taylor Swift, por exemplo!

ios 9 android recursos comparativo 3
Google Play Music foi anunciado em 2012, mas chegou ao Brasil apenas em 2014. / © ANDROIDPIT

Estas dez características apresentadas durante o WWDC como inovadoras, apenas mostram que a Apple vem adequando o iOS ao que já existe no mercado. Isso não significa que o Android também não o faça, aliás existem algumas funções do iOS 9 que ainda gostaria de ver na plataforma da Google, como a possibilidade de responder mensagens a partir da tela de bloqueio ou uma central de controle das configurações rápidas ainda mais dinâmica. No final, como já pontuamos no nosso comparativo entre o Android M e o iOS 9, é preciso dizer que os dois sistemas estão cada vez mais semelhantes e, claro, que o iOS adicionando tarefas disponíveis no Android desde 2012 não soa como o "sistema operacional móvel mais avançado do mundo".

1.048 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Michell Q. 16/jun/2015

    não acredito que seja ó, tão fluido assim comparando se ao Android. não se compara sistema IOS com um Android por exemplo: moto e, granduos, Samsung pocket ou qualquer outro dispositivo Android de valor pequeno com hardware fraco. temos que lembrar q a Apple nunca lançou seus dispositivos pra gente de baixa renda. só foi top de épocas. hoje pode se comprar um iPhone 4s lançado em 2010 como um top da época. Só assim pra hoje tu adquirir um aparelho de menor custo da Apple. nunca vi ninguém reclamar de um top Android. foi feito teste c Samsung s6 X iPhone 6 e quem se saiu mais rápido foi o Android. e o Android está ficando mais fluido a cada atualização. investimentos pesados no robosinho está deixando ele melhor e bem mais fluido. porém só se compara top com top. Apple daqui a 3 anos lançará o iPhone 7 aí o 6 será antigo como o 5s ou 4s.

  • Augusto César Batista A. 16/jun/2015

    Só o que eu vi foi um bucado de funções que tem na TW da Samsung desde 2012. Multi janela por exemplo tem desde o Galaxy Note 10.1 e o Note 2 de 2012. Janela flutuante tem desde o Galaxy S3 também de 2012. Como a própria matéria descreve o recurso de gerenciamento de energia para ver quais apps mais consomem energia existe desde 2012 com o S3 e hoje já está super avançado. Esse tal de News mais parece com o My Magazine que surgiu no Galaxy Note 3. E quem conhece os tablets da Samsung sabe que eles tem uma multi janela exepcional. Dizer que o IOS é o mais avançado do mundo é ridículo. Ele é muito bom e com certeza está entre os melhores mas tem que reconhecer que esse ano ele não inovou em nada. Verdade seja dita o Android puro não tem muito dessas coisas que falei, mas se você for procurar nas OEMS (Samsung, LG, Sony, Motorola/Lenovo, HTC, entre outras) verá que tem muita inovação. Funções que muitas vezes só vemos um tempo depois no Android puro. Isso sem falar nas roons. É por essas e outra que prefiro o Android com TW da linha Galaxy Note pois está sempre a frente do seu tempo com o que a de melhor em software e hardware.

  • Jader Bravo 16/jun/2015

    as comparações existem para cada usuário saber o que melhor lhe atende ue, senao gosta nao leia, simples

  • André Luis de C. 16/jun/2015

    Por favor, recomendo que vc também pesquise, pq realmente mais da metadade do que vc disse não tem sentido.

  • Juliano Locatelli 16/jun/2015

    Engraçado É Que Depois Os Fãs Boys Da Apple Vem Jogar Na Nossa Cara Que O Cell Deles Ê os Fodões😂😂😂Porra Nenhuma..
    A Samsung E A LG estão Muito Mais Evoluidas Do Que Merdphone Em Qualidade De Camera E Todas As Funções Citadas A Cima E sem Deixar De Destacar a Motorola Pelo Seu Sistema De Comando De Voz Desde O Moto X 2013 Em Um Modo Geral o Android é Mil Vezes melhor Do Que Ios.Iphone É Ostentação Modinha Mais Inovar Que É Bom Nada E Sem Contar Na Burocracia Desgraçada Que É Baixar Musicas Ou Criar Uma Conta No Itunes e App Store Cara Por Isso Que Acho O Iphone e Seu IOS Um Tremendo Lixo..👌👌Android Humilha

122 Comentários

Escreva um comentário:
  • a siri do ios comentando este artigo

    Desculpe, não entendi

  • MOTO MAXX >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> MACA!

  • Não fale merda não , as empresas apenas pioraram o que já era ruim.

  • como usuário de Android devo dizer. onedrive é superior ao drive. Xbox music superior ao play music. Cortana superior ao Google Now. sem mimimi. Android está ótimo mais ainda peca demais em coisas simples como gerenciamento de memória RAM.

    •   32

      O gerenciamento de memoria RAM do android não é ruim, ele é simples e bem construído. O problema é as empresas que configuram a OOM de um jeito muito estranho, inclusive isso ocorre com os smartphones da linha Nexus. Todos smartphones com android que já tive, fiz acesso root para aplicar meu script de calibração de OOM, para usufruir melhor da memória RAM do aparelho. A unica empresa que vi que consegue construir uma boa calibração de memoria RAM em dispositivos android foi a ASUS(mas isso foi na versão 4.1 e 4.2, não sei como ele aplicou os parâmetros de configurações nas versões 4.4 em diante, em especial a linha Zenfone).

    • Concordo com vc, mas só tiraria o Xbox Music e colocaria o Mix Rádio (que agora tem para android).
      Gerenciamento de Ram o Windows phone realmente é muito melhor, ele com 1gb ram roda tudo, só não roda certos aplicativos "pesados" como jogos mais por conta da GPU. já que a MS mantem um padrão entre seus dispositivos... até mesmo as OEM que usam o Windows Phone em seus celulares, como, HTC e até mesmo a BLU.

    • Cara queria saber onde o OneDrive é superior ao Google Drive, eu uso principalmente o Copy, mas o OneDrive e o Copy nem de perto vencem o Google Drive, primeiro que a interface Web do OneDrive é bem porquinha, segundo que ele carece de diversas funções existentes no Gdrive, como scanear documentos (Sim, o app do Google Drive faz essa função), conteúdo offline mesmo pelo navegador, entre outros pormenores. Já o GroveMusic (Antigo Xbox Music) não tem nada de especial, entre estes serviços quem sai na liderança é o Spotify, apesar do Google Music ter a vantagem do armazenamento de até 50 mil músicas pessoais, o Spotify tem pontos a seu favor e novamente não sou cliente destes dois serviços, mas sim do Napster, no entanto eu não fico a tentar convencer os demais que a opção que escolhi é a melhor, reconheço nos outros seus pontos fortes, até porque os meus motivos para escolher Napster e Copy (Por exemplo) não os tornam os melhores, mas sim que para meu uso possuem mais vantagens.

    • E quanto ao Google Now e Cortana, isso é relativo, o foco do Google Now sempre foi no contextual, enquanto a Siri e o Cortana tem foco na interação por voz, e pelo visto a aposta da Google agradou os concorrentes que como a própria matéria mostra, passou a ter funções similares. Portanto a questão dos assistentes é ainda mais pessoal do que as outras duas, para meu uso não me agrada nenhum dos três (Siri, Google Now ou Cortana).

  •   32

    Não vamos entrar em detalhes, mas fico com IOS ainda.

  • Apple vs Google - iOS vs Android -
    Iphone vs samsung, LG, motorola, sony, HTC, e o resto do mundo!!! Quando compara um vs um, é pq existe um equilíbrio e pontos positivos e negativos para ambos. Mas se comparar fabricante por fabricante, a Apple ganha de lavada. Vamos ser justo.

  • Sabe qual a diferença entre o Apple Music e Google Play Music? O Apple Music, muito mais novo está pondo medo no Spotify e tem grandes chances de brigar nesse mercado. Já o Google Play Music que já está aí faz um tempo, é totalmente irrelevante, perdendo em participação até para o XBOX Music da Microsoft que não é nem focado no universo mobile.

    Inclusive, sem dúvidas, quando o Apple Music chegar para Android vai ter mais usuários do sistema da Google usando o serviço do que os que assinam o Google Play Music.

  • BMW ou Mercedes?coca cola ou Pepsi? melhor? é tudo uma questão de gosto de cada um discutir ideias é bom atacar tudo e todos é mau . cá vai a minha opinião cá em casa moram nexus 5 e 7 honor 6 LG g3 e um ipad 2 mini retina oferecido a minha filha gosto de ambos mas prefiro a liberdade do Android mas admiro o que Apple com hardware fraquinho faz (IOS) próxima compra honor 7 ou (nexus 5 2015) abraços de Portugal pra vocês continuem o bom trabalho

  • Não vou falar que todas as pessoas que compram iPhone é pra ostentar, um grande número de pessoas sim, mas tem muita gente mesmo que compra por falta de informação, por não conhecer sobre smartphones e até ter preconceito com outras marcas, por causa dessa mania de acharem que se é da Apple tem mais qualidade. Os iPhones são aparelhos de qualidade sim, porém qualidade comparável a outros aparelhos premium de outras marcas, a diferença é que faz menos e custa mais. (contrariando uma propaganda bem antiga da Apple, que dizia "faz mais, custa menos, simples assim"). Dentre todos os usuários de iPhone, tem uma pequena porcentagem que realmente analisou e preferiu, com informações, comprar um.

  • Ahn... De novo?

  • Desde quando o play music faz streaming de música?
    Minha nossa é preciso o mínimo de informação pra se fazer um artigo
    " O Apple Music é apenas mais uma plataforma para streaming de música, e não oferece nada de diferente em relação aos demais serviços disponível hoje como o Spotify ou o Google Play Music"
    Acho que faz sim! Streaming de música.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi