O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 472 Compartilhado 82 Comentários

3 crimes contra a bateria do seu Android: e o culpado é você!

Em todo mundo, milhões de baterias de smartphones Android são massacradas diariamente. Para ajudar a por um fim nessa chacina, apresentamos aqui três crimes contra a bateria que você deve parar de cometer de imediato!

androipit smartphone battery attack 9
Os assassinos de bateria do seu Android. / © ANDROIDPIT

Brilho automático

Não precisa de fingir de inocente. A lei do bom uso do smartphone postula que não se deve usar o brilho automático, mas mesmo assim você não se emenda. Apesar de algumas vezes a função ser sofisticada o bastante para produzir um efeito agradável, ela não é capaz de selecionar uma condição ótima no que diz respeito ao consumo de energia. Com efeito, o brilho mínimo com que cada pessoa pode se acostumar varia grandemente.

Configurar manualmente o brilho para um valor baixo irá aumentar consideravelmente a duração da sua bateria, e a plataforma Android tornou seu ajuste bem simples, já nas Configurações Rápidas do seu smartphone (ou então em “Configurações > Tela > Brilho”).

Tela brilho
Diminua o brilho da sua tela ao mínimo possível. / © ANDROIDPIT

Duração da luz de fundo

Quase todos sabem que a tela é uma das maiores devoradoras de energia num smartphone Android, portanto uma boa configuração do display é a chave para uma bateria mais duradoura. O ajuste de “duração da luz de fundo” determina quanto tempo sua tela permanecerá ligada depois do uso. Qualquer intervalo maior do que 30 segundos, na nossa opinião, representa um desperdício de preciosos miliampéres/hora.

Não se preocupe com os aplicativos que exigem um longo período de tela ativa, como jogos ou readers de ebooks. Eles manterão sua tela ativa mesmo que a configuração seja para um período curto.

tela duracao
Diminua a duração da luz de fundo. / © ANDROIDPIT

Vampiros silenciosos (widgets e apps em segundo plano)

Os widgets são notórios assassinos de bateria, realizando atualizações em segundo plano impiedosamente. Talvez você pense que um mero serviço de previsão do tempo não faça tanto mal, mas pode estar errado. Você não precisa abrir mão completamente dos widgets, mas pode fazer um uso mais inteligente deles. Um serviço de tempo, por exemplo, não precisa atualizar a cada hora (duas vezes por dia são suficientes). Os melhores aplicativo oferecem a opção de configuração de intervalos de atualizações e downloads. Evite os que não oferecem essa opção, pois eles são os verdadeiros vampiros da sua bateria.

androipit smartphone battery attack 3
Eu amo New York, mas odeio baterias pequenas. / © ANDROIDPIT

Que outros crimes você comente contra a bateria do seu Android?

Os comentários favoritos dos leitores

  • David Silva 16/abr/2015

    Eu faço tudo!
    isso é bobagem, bateria de smartphone não presta. Quanto mais vc se preocupa é pior. Parece que gasta até mais kkk

  • WALTER 12/out/2015

    Sério, "3 crimes" e "o culpado é você!" tudo em um título?
    Celulares hoje custam uma pequena fortuna, teoricamente inteligentes e é nossa culpa a não evolução das baterias?
    Valeu androidpit!

  • Sousa 16/abr/2015

    Pagar mais de 2k em um aparelho e não usar tudo que tem direito? não dá pra mim! carregador em todo canto da casa. kkkk

  • Diego Nascimento 12/out/2015

    "A lei do bom uso do smartphone postula que não se deve usar o brilho automático, mas mesmo assim você não se emenda."

    Oi? No dia-a-dia todo mundo trafega por diferentes ambientes, tanto externos quanto internos. É uma idiotice (e uma perda de tempo) desativar o brilho automático para ajustar manualmente o dia inteiro, ainda mais quando se vai de um ambiente fechado para outro com luz do sol.... fica impossível enxergar algo na tela!

  • Fellipe Paz 12/out/2015

    Esse negócio de pagar 1800 num celular pra ficar limitando o uso e a treva viu

82 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tenho um MOTO X 2013 (1ª Ger.) e minha bateria dura 19 horas no dia de semana e até 1 dia e 10 horas. Como faço esse milagre?! Simples! 4 Passos pessoal adotados: Diminui o brilho da tela, o tempo de tela para 15 seg., desinstalei apps que não uso ( tipo previsão do tempo, e apps de notificações desnecessárias), e por último instalei o Greenify, um app p/ hibernar os apps que não uso com frequência e ficam funcionando em segundo plano.

  • Revivendo matérias antigas, especialidade do AndroidPit. Ai, você inocentemente instala um widget de tempo indicado no outro artigo. Então, você lê esse artigo e se depara com essa frase: "Talvez você pense que um mero serviço de previsão do tempo não faça tanto mal, mas pode estar errado." "Eu si divirto com o AndroidPit"

  • O único jeito de economizar bateria do meu smartphone, que agora tá viciadaça, foi rooteando mesmo. demorei pra entender o porquê de fazer isso, e o que melhoraria. e agora vejo a bateria viciada q tava durante duas horas a 3, durante até 8 horas. mudando a nivel de raiz todas as configurações. e ainda não sei 10% do que posso fazer com ele assim. :-)

  • eu uso a duracao de luz em 2 min., valeu AndroidPit vou mudar isso

  • Sou da opinião de que se você tem um smartphone é para usar tudo o que ele oferece e você precisa, se for para ficar economizando bateria por causa de app ou configuração, volte para um Galaxy Ace e seja feliz. Acho que se a pessoa usa bastante o smartphone e a bateria não dura muito, faça como eu, compre uma bateria externa e seja feliz, melhor do que limitar a capacidade do smartphone.

    É claro que tem coisas que são realmente inúteis de se ter no smartphone e que só servem para gastar dados e bateria atoa mas a maioria dos apps, ou pelo menos os que eu uso, e são muitos, servem para tornar o meu dia mais produtivo e para que eu tenha acesso rápido às coisas que acontecem em casa, no trabalho e no mundo em geral.

  • Modo Stamina da Sony RULES!!!

  • Acho que essa é uma das matérias mais sem noção que ja li cheias de meias verdades e estou respondendo baseado na minha experiencia em alguns aparelhos: MotoMaxx, Moto X2gn, Galaxy Win, Galaxy Y e Milestone 2:

    1 - O Brilho automático FUNCIONA SIM, o problema dele é que a MAIORIA, não todos, dos sensores so exibe uma resposta à luz direta. logo se vc esta num ambiente ensolarado, mas debaixo de alguma cobertura, o brilho vai responder pela luz recebida no sensor, e talvez você precise de mais brilho na tela.
    O inverso também ocorre quando vc esta dentro de casa, debaixo de luz artificial: o sensor não precisaria forçar tanto o brilho mas o faz pela luz recebida diretamente.

    2 - Tempo de tela, com tantas funções que a apagam depois que o celular 'deixa de te ver' ficou obsoleto.
    Mas os aparelho que nao possuem esse recurso, é sim interessante deixar o tempo de tela menor.

    3 - Chamar widget de vampiros...? novamente: matéria RUIM cheia de meias verdades, maaaas Bem lembrado: widget de tempo nao precisa atualizar toda hora, muito menos outros de rede sociais e etc.

  • como num vejo muito jeito de ficar longe dele e sem ficar fuçando,jogando e proziando, comprei uma Zenpower e resolvi os problemas de ter de ficar sem o companheiro de todas as horas, poi vejo que tudo que recomendam deixam o smart muito limitado e meio sem graça na sua usabilidade, então pra mim foi a alternativa perfeita ,recomendo.

  • Já tentei usar brilho manual, mas ficava trocando o brilho o tempo todo. Eu acho o brilho automático perfeito. (LG G3)

  • Uma dúvida: tenho um note 4 e quando coloco o carregador ele oferece a opção de carregamento rápido. Posso usar esse recurso todas as vezes que for carregar o aparelho ou danificará a bateria?

  • Acho que o que mais consome Bateria são também os dados moveis que também de algumas operadoras e uma M*$@#

  • acho que o principal são o apps em segundo plano, eles são terríveis e ai só o Greenify pra dar jeito....

  • realmente bateria preocupa muito
    o que pudermos fazer para obtermos melhorias, vai ser muito bom

  • Sei que não tem nada a ver com a matéria mais alguém
    poderia me falar o preço da tela do S6 versão normal

    o meu caiu no chão e quebro a tela é não estou achando o preço da mesma na net

  • Pra mim os 3 crimes contra a bateria são:

    1. Usar enquanto carrega.
    2. Deixar o aparelho aquecer muito e continuar usando.
    3. Deixar o aparelho desligar por falta de carga.

    De 2013 até 2015 eu fiz bastante tudo isso no meu Nexus 4, e hoje depois de trocar a bateria dele (180 na autorizada) percebi o quanto eu estava errado, vejo por aí o pessoal falando que a bateria do seu aparelho (alguns até Nexus 4) se esgota rapidamente e isso acontecia com o meu mau uso, como não faço mais, consigo jogar, navegar, whatsapp, ler, ouvir música, baixar arquivos e ele me aguenta por 12h em um uso um pouco acima do moderado e acho muito bom pra um guerreiro de 2012/2013.

  • Sério, "3 crimes" e "o culpado é você!" tudo em um título?
    Celulares hoje custam uma pequena fortuna, teoricamente inteligentes e é nossa culpa a não evolução das baterias?
    Valeu androidpit!

  • A bateria do meu nexus 5 dura mais no brilho automático, eu acho que a google calibrou bem o sensor de luminosidade.

Mostrar todos os comentários
472 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi