O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 32 Compartilhado 53 Comentários

Quatro coisas que me irritam profundamente no universo Android

O Android é o sistema operacional móvel mais usado do mundo, e eu o adoro, mas é impossível deixar de reconhecer que ele possui algumas falhas e pontos que podem ser melhorados. Abaixo listo quatro comportamentos irritantes no universo Android, que me impedem de tirar o melhor do robozinho verde.

1. Bloatware que não pode ser desinstalado

O universo Android sofre com os bloatwares, esses apps que já vem instalados em seu smartphone ou tablet e não podem ser facilmente removidos. É claro que as empresas podem incluir aplicativos nativos em seus aparelhos, buscando alavancar determinado serviço ou cumprir parcerias comerciais, mas impedir que o usuário desinstale esses aplicativos inúteis é um absurdo.

google bloatware google apps
O próprio Google carrega o Android com apps que algumas pessoas nunca usam / © ANDROIDPIT

Isso porque obriga o usuário a manter apps que ele não usa e que consomem um precioso espaço de armazenamento do aparelho, principalmente em dispositivos mais modestos com pouca memória interna. O bloatware pode até ser removido por completo, mas exige que o usuário tenha acesso root ao aparelho, o que gera o próximo problema.

2. Travas se segurança que invalidam a garantia em caso de root

Por ser um sistema aberto o Android oferece infinitas possibilidades de customização, desde aspectos visuais até melhorias no desempenho. Porém, para conseguir isso o usuário precisar ter acesso root ao seu aparelho, o pode violar travas de segurança colocadas pelos fabricantes que invalidam a garantia.

androidpit nexus 5 bootloader 1
Na maioria das vezes o root viola a garantia do aparelho e não há como voltar atrás / © ANDROIDPIT

Assim se você tiver acesso root em seu aparelho somente com o objetivo de desinstalar um aplicativo e depois tiver um problema na câmera, por exemplo, o fabricante poderá deixar de reparar o aparelho alegando perda da garantia. A Samsung é uma das maiores representantes dessa atitude, utilizando o contador Knox que registra qualquer alteração não autorizada no sistema, e dificilmente pode ser burlada.

É claro que em nome da segurança algumas funcionalidades podem ser desabilitadas no caso de root, como acontece com o Samsung Pay, que não funciona em aparelhos rooteados, mas negar o conserto de defeitos que nadam tem a ver com a alteração de software é um absurdo.

3. Falta de acessórios oficiais

O universo Android possui centenas de aparelhos diferentes, e nem sempre todos eles possuem acessórios oficiais disponibilizados pelas fabricantes, que concentram seus esforços apenas em modelos top de linha, deixando aparelhos intermediários e de entrada largados aos acessórios não oficiais.

AndroidPIT lg g5 friends 0428
A maioria dos aparelhos não ganha linha de acessórios oficial como o LG G5 / © ANDROIDPIT

Mesmo com esses acessórios não oficiais a gama de opções é reduzida, pois os aparelhos Android não possuem uma padronização de tamanho, desestimulando fabricantes a confeccionarem novos acessórios, preferindo fabricar produtos para iPhones e iPads, já que um número reduzido de produtos alcança uma enorme quantidade de aparelhos.

4. Excesso de lançamento de aparelhos que impede suporte adequado a todos eles

Aqui temos mais um problema trazido pela grandiosidade só mundo Android, com dezenas de fabricantes lançando dezenas modelos de smartphones e tablets todos anos, sem interesse em manter todos eles devidamente atualizados.

AndroidPIT best smartphones 4
Muitos aparelhos geram carência de suporte adequado a todos eles / © ANDROIDPIT

Novamente a Samsung se destaca pela capacidade de lançar novos aparelhos na mesma velocidade em que eles são praticamente abandonados no quesito atualização de software. Esse é um ponto em que as fabricantes parecem não querer mudar, obrigando seus usuários a terem que trocar de smartphones para terem acesso às versões mais recentes do Android.

E você, conhece alguma outra prática irritante do universo Android?

Os comentários favoritos dos leitores

53 Comentários

Escreva um comentário:
  • Podem me chamar de saudosista, mas sinto muita pena de terem 'exterminado' o Symbian... Ainda tenho uma Nokia com ele e era um ótimo SO...

  • Vai para o Apple, tudo de uma única empresa e caríssimo, simples assim.

    Nada contra, aparelhos bem feitos, suporte 10, tudo o que o dinheiro pode pagar e num ecossistema fechado.
    Adote uma empresa como Samsung ou outra grande e compre um top de linha que vai ter a mesma coisa, o resto depende de third party quererem desenvolver.

    Se no mais abandonarem o seu topo de linha instale o CyanogenMod.

  • Comprei um Redmi 2 pro e não tenho problemas nenhum com esses quatro itens da materia, posso rotear o celular a hora que eu quiser, já que na Xiaomi você não perde garantia roteando o aparelho, posso desinstalar qualquer app que vem instalado de fabrica, inclusive os do próprio Google tranquilamente, recebo atualizações com mais facilidade, mesmo que sejam só atualizações de segurança e correções de bugs e caso meu aparelho não receba a versão mais recente do Android, posso instalar uma Custon rom tranquilamente, já que os aparelho da Xiaomi são os mais fáceis de instalar Roms personalizadas, acho que esses quatro pontos da matéria, depende de qual marca você escolhe, umas são mais sem vergonhas e outras não.

  • Sem querer defender a plataforma Android em função de outras, masssss.. Tem muito celular Android 2.3 por aí que ainda tem suporte de Whatsapp e vários outros apps.. Apesar de as vezes o sistema demorar a/ou não atualizar, o aparelho não fica totalmente "obsoleto".

    • Não se trata de um celular poder ou não rodar aplicativos, mas de perder o suporte de segurança, não ter acesso a ferramentas mais atuais, além de ter incompatibilidade com atualizações de aplicativos (inclusive o Whatsapp).

  • Sem dúvidas os anúncios que aparecem no meio dos jogos, quase que dando na tua cara.

  • 1) concordo
    2) acho inevitável, é só esperar a garantia vencer hehehehe
    3) não faz falta
    4) infelizmente a quantidade infinita de modelos torna a atualização capenga

  • A demora nas atualizações também irrita muito, e como irrita!

  • Há algum tempo atrás, quando eu era dono de um modesto Nokia X3-02, o aparelhinho recebeu três atualizações de firmware, em que fazia através do Nokia Suite instalado em meu notebook. Era de boa, recebia o aviso, plugava o cabo e atualizava. Já o Android patina demais nesse item, mesmo marcas como a Xiaomi, que enviam atualizações de software, mas não o update do Android.

  • No caso dos Bloatware, basta você desinstalar as atualizações e desativá-los para economizar no espaço interno.

    M S

  • Eu estou a espera que a Nokia volte ao mercado para espreitar o Android actual,e acredito que sendo um novo player nesse mundo,a Nokia irá evitar esses problemas,e principalmente acredito que possa actualizar duas ou três gerações futuras do Sistema,ao contrário da miserável Samsung.

    O facto de ter um Samsung tab 2,que se torna inutilizável ao instalar muitos apps,mesmo usando uma Rom Skin,fez com que na altura de comprar um aparelho móvel fosse para o Windows phone,que continuo a gostar,mas com a vinda da Nokia para o Android vou dar uma chance ao sistema,estilo usar uma semana ou quinze dias cada um,e assim falar mal dos dois,...ou não 🙂.

  • Estou de acordo com todos os itens explanados no artigo mais oque mais me irrita sem dúvida é o item 4, por isso não vemos inovações de expressão nos aparelhos é sempre a mesma história aumentam memória RAM dão uma melhorada medíocre no processador, colocam alguns pixeis a mais na câmera e pronto, logo se apressam a vender o slogan 'inovação'" as empresas querem mesmo e no final das contas lucrar somente, deslocam toda sua eficiência em marketing e propaganda em prol de vender um produto praticamente repetido com uma roupagem diferente, no meu caso parei com essa pratica, praticamente trocava de aparelho duas vezes por ano mais agora estou bem com meu Moto X2 e não pretendo entrar mais nessa fissura enganosa das desenvolvedoras.

  • Uma coisa que me irrita profundamente no AndroidPit: A foto de um barbudo fazendo caretas na capa do artigo no lugar de uma modelo gata!

  • Esses são alguns dos "problemas" da plataforma...

    Ainda tem o abandono de aparelhos por parte das fabricantes.

  • Os descontentes podem Migrar pro IOS. Só me incomoda mesmo o item 4. Inundação de aparelhos e uma droga de suporte pra todos. Alias de 20 Smarts que lançam se salva uns 8.

  • O 4° é o que mais me irrita. A maior parte das Fabricantes se preocupam mais a lançar uma enxurrada desnecessária de smartphones todos os anos, mas se esquecem das atualizações. Abandonando assim, os celulares que muita das vezes só recebe apenas 1 atualização depois de lançado.

  • 1 e 4 pra mim sao os piores , e no caso 2 eu ate q queria fazer root pra colocar botoes virtuais mas ai perco atualizaçao e garantia ai e fogo

    a samsung e campea de lançar modelos d+ no mercado , diversidade e bom mas nao quando e exagerada

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi