O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
470 Compartilhado 186 Comentários

Review do IDOL 4: um dos melhores intermediários do ano

A Alcatel lançou alguns smartphones bem interessantes este ano. Um deles é o IDOL 4, primeiro modelo vendido no país acompanhado por um óculos de realidade aumentada. Testamos este dispositivo e, a seguir, você ficará sabendo nossas impressões sobre o aparelho. Mas, já adiante: este é um dos melhores intermediários de 2016.

Prós

  • Acabamento de qualidade
  • Som estéreo de ótima qualidade
  • Tela com boa nitidez e definição
  • Processamento

Contras

  • Armazenamento baixo
  • Câmera regular

Alcatel Idol 4 – Data de lançamento e preço

O IDOL 4 foi oficializado no Brasil pela Alcatel no dia 1 de agosto. O dispositivo está disponível em lojas online e no varejo físico a partir do dia 4 de agosto. Pelo site da Alcatel, o aparelho está saindo por R$ 1.198,00, acompanhado pelo óculos VR, e à vista por R$ 1.078,20.

Alcatel Idol 4 – Desenho & Qualidade de Construção

O IDOL 4 é um modelo que impressiona logo no primeiro contato, devido ao seu acabamento de ótima construção. Temos alumínio nas bordas e vidro na parte frontal e traseira. As linhas gerais do dispositivo sao retas, com curvas nas extremidades. O modelo enviado para testes é preto, com moldura dourada.

Pessoalmente, não gosto de nenhum aparelho dourado, mas essa combinação, com o dourado mais discreto, me agradou bastante. Utilizo um dispositivo construído em vidro, logo, não tive dificuldades de me adaptar ao aparelho. O smartphone pesa apenas 130 gramas e mede 147 x 72,5 x 7,1 mm. O Idol 4 é um pouco menor do que seu irmão Idol 4S, o top de linha que a fabricante apresentou no MWC 2016.

AndroidPIT idol 4 alcatel 6800
Conjunto do IDOL 4 © AndroidPIT

Sobre o kit, além do óculos VR, a Alcatel teve um cuidado especial na hora de enviar acessórios adicionais na caixa. O IDOL 4 vem acompanhado por uma película para tela, cartão microSD de 16GB e fones de ouvido intra-auriculares da JBL. Todos os itens são de qualidade, mostrando que a marca realmente está afim de disputar em pé de (quase) igualdade com as marcas mais consagradas, que ultimamente nem fones de ouvido estão enviando.

AndroidPIT idol 4 alcatel 6992
Entrada mini-jack © AndroidPIT

Na parte da frente encontramos uma tela de 5,2 polegadas com tecnologia IPS, juntamente com a câmera frontal e - que rufem os tambores-  acompanhada por um flash frontal para selfies. Na parte superior e inferior frontal estando os alto-falantes para chamadas, visto que é possível atender ligações a partir de qualquer um dos lados do IDOL 4. Isso também essa possível com o IDOL 3.

AndroidPIT idol 4 alcatel 7005
O famoso botão Boom Key © AndroidPIT

Os speakers com áudio estéreo estão na parte traseira, e podem atrapalhar um pouco a experiência de uso em alguns momentos, principalmente quando o usuário utiliza o dispositivo em modo horizontal. Ainda sobre a parte frontal, temos um vidro plano, sem bordas 2.5D, que é a moda do momento entre as fabricantes.

Nas laterais encontramos o botão de volume, a entrada para cartão microSD e SIM, que também pode ser utilizada para um segundo cartão-SIM ou como acesso direto para o Boom Key, do qual eu conto mais pra vocês no tópico "Funções especiais". Na parte de baixo do dispositivo encontramos a entrada para microUSB.

AndroidPIT idol 4 alcatel 6995
As bordas em alumínio do IDOL 4 © AndroidPIT

Na parte traseira estão posicionados a câmera e o flash duplo. No geral, o IDOL 4 é um smartphone aderente e com um design muito elegante para um intermediário.

Alcatel Idol 4 – Tela

Depois do design, a tela foi o segundo ponto que me chamou atenção no IDOL 4. Isso porque temos um painel com ótimo nível de nitidez e cores balanceadas. O contraste é regular e o brilho é alto, tornando a usabilidade do aparelho viável em ambientes com forte iluminação. O painel LCD IPS tem 5,2 polegadas e resolução Full HD (1080 × 1920 pixels), resultando em 424 ppi.

O painel AMOLED pode fazer falta para alguns usuários aqui, o que não foi meu caso. Na minha opinião, a melhor tela LCD entre os intermediários era a do Moto G4 Plus, até eu ter essa experiência com o IDOL 4. Temos os tons brancos mais puros, mas sem interferir nas tonalidades escuras, ou seja, nada de brancos amarelados ou pretos acizentados neste painel. As dificuldades que o aparelho tem durante o uso no sol está dentro do padrão daquilo que as telas LCD costumam oferecer. Nada que o brilho em 100% não resolva.

AndroidPIT idol 4 alcatel 6789
Modo reversível © AndroidPIT

Alcatel Idol 4 – Características Especiais

Boom Key

Boom my camera, Boom my gallery, Boom my videos e Boom my music, são algumas das opções ativadas pelo botão que se encontra na parte lateral direita do dispositivo para fazer fotos e vídeos, criar efeitos e outras opções que serão detalhadas no review final. Bata configurá-lo com a ação que é mais interessante para você. Nesse momento, estou usando para tirar screenshots, ou seja, basta um clique neste botão para que um print da tela seja feito.

Confesso que me confundo bastante com esse botão. Isso porque sempre acho que ele é o botão de energia, e não o Boom Key. O botão power fica localizado no canto superior esquerdo, o que não é muito comum. Mas é possível se acostumar melhor usando o dispositivo mais vezes ao longo dos dias.

Realidade virtual

A realidade virtual é algo que me anima bastante. Utilizada um Google Cardboard em casa, mas, devo admitir que a experiência com um óculos "de verdade" é outro nível. O VR da Alcatel tem foi botões em sua parte inferior, uma serve para voltar e o outro para avançar. O cursor é virtual, e as opções são selecionadas quando o mesmo é mantido por alguns segundos sobre a opção desejada.

O óculos é confortável, compatível com o IDOL 4 e alguns dispositivos que tenham um tamanho semelhante. Existe um launcher específico no software da Alcatel que é acionado com o IDOL é encaixado na moldura. Mesmo contando com tela Full HD, a experiência com o VR e o IDOL 4 é bem interessante.

AndroidPIT alcatel idol 4S 7702
Óculos VR da Alcatel  © ANDROIDPIT

Modo reversível

O modo reversível é um recurso portado do IDOL 3, permitindo que o usuário use o dispositivo a partir de qualquer um dos lados (superior ou inferior). Todo o conteúdo é adaptado, e só é possível perceber que estamos usando o IDOL 4 de ponta-cabeça quando olhamos para a porta micro USB, que fica na parte inferior. Como a parte frontal é igual em ambos os lados, acabo descobrindo isso depois de 30 minutos usando o dispositivo.

Essa opção pode ser ativada nas configurações de tela. Além disso, o usuário pode escolher um efeito de animação para ser exibido no momento em que a tela é invertida.

Alcatel Idol 4 – Software

O IDOL 4 vem com Android 6.0.1 Marshmallow de fábrica e com a interface da Alcatel. A interface da Alcatel é bem interessante, pouco modificada e conta com poucos bloatwares. Os apps pré-inataldos são bem úteis, e podem ser removidos completamente pelo usuários. A empresa não divulgou seu cronograma de updates para o Nougat, mas é esperado que o IDOL 4 o receba em algum momento do próximo ano.

AndroidPIT idol 4 alcatel 7028
O IDOL 4 tem mais ícones modificados do que o próprio sistema © AndroidPIT

Alcatel Idol 4 – Performance

Felizmente, a Alcatel não trouxe uma versão diferente do IDOL 4 para o Brasil. Isso significa que o modelo nacional tem os mesmos 3GB de memória RAM da variante internacional, embalado ainda pelo processador Qualcomm Snapdragon 617 octa-core de 1.5GHz. O armazenamento é um ponto contra no modelo, que vem com apenas 16GB internos.

Durante os testes não notei nenhum tipo de atraso ou problemas na execução do software, mesmo em modo VR. O aparelho pouco aquece e também não mostrou ter dificuldades para administrar o multitarefa quando sobrecarregado. Esse processador da Qualcomm é mais usado em modelos não vendidos no Brasil, faz um trabalho bem interessante, por sinal.

Abaixo, você confere os resultados do IDOL 4 nos principais testes de benchmarks:

androidpit FR benchmark antutu idol 4
AnTuTu © ANDROIDPIT
androidpit FR benchmark geekbench idol 4
Geekbench 3 © ANDROIDPIT
androidpit FR benchmark vellamo idol4
Vellamo © ANDROIDPIT

Alcatel Idol 4 – Áudio

Uma das funções especiais do Idol 4 está nos seus alto-falantes. É possível escutar música pela parte traseira e frontal do dispositivo. Os alto-falante sestão por todos os lados, tanto na parte superior como na parte inferior, portanto o som continua soando perfeitamente mesmo se dermos a volta no aparelho. Um detalhe muito curioso, fácil e muito útil.

Acredito que este é o dispositivo com a melhor qualidade sonora do mercado

O áudio não é alto, mas é balanceado e de bastante qualidade. Acredito que este é o dispositivo com a melhor qualidade sonora do mercado. A experiência fica ainda mais completa quando os fones da JBL, que acompanham o aparelho, são utilizados. A qualidade do áudio para chamadas é bom, dentro do padrão, com som claro e sem ruídos.

AndroidPIT idol 4 alcatel 6804
Alto-falante superior do IDOL 4  © AndroidPIT

Alcatel Idol 4 – Câmera

A câmera não é um dos pontos fortes do IDOL 4, mas também não é um aspecto de todo ruim. Temos aqui uma câmera convencional para um modelo intermediário, com 13MP, flash dual-tone e frontal de 8MP, que também acompanha um flash de LED.

AndroidPIT idol 4 alcatel 7036
A câmera frontal do IDOL 4 tem flash de LED © AndroidPIT

A interface da câmera é bem simples, quem já usou o IDOL 3 não encontrará mudanças significativas aqui. A nova opção no software é o modo panorama. O software conta com pequenas funções que servem para serem usadas em momentos divertidos, como os microvídeos e a foto de perspectiva, que se movimenta utilizando o sensor de movimentos e o giroscópio do aparelho. 

Os resultados são satisfatórios. A qualidade das imagens do Moto G4  Plus são superiores em comparação com aquilo que temos com o IDOL 4, por exemplo. O foco e o disparo são rápidos.

AndroidPIT idol 4 alcatel 6810
Câmera traseira do IDOL 4  © AndroidPIT

Alcatel Idol 4 – Bateria

O IDOL 4 vem com uma bateria fixa de 2.610mAh. A Alcatel promete uma duração regular de até dois dias em uso moderado, o que não é impossível de se atingir, visto que temos uma tela com resolução "apenas" Full HD aqui. É realmente possível bater 16 horas de uso, utilizando o celular para consultar esporádicas em redes sociais e mensageiros instantâneos.

Em 30 minutos é possível carregar 60% da capacidade da bateria devido ao suporte para a tecnologia Quick Charge

Em 30 minutos é possível carregar 60% da capacidade da bateria devido ao suporte para a tecnologia Quick Charge. O Modo Doze, presente no Marshmallow, também contribui para um bom rendimento do software. Se você utilizar o IDOL 4 com o óculos VR por muito tempo, jogando ou assistindo vídeos em 360 graus no YouTube, esse rendimento cai para 3 horas.

Alcatel Idol 4 – Especificações Técnicas

Dimensões: 147 x 72,5 x 7,1 mm
Peso: 130 g
Tamanho da bateria: 2610 mAh
Tamanho da tela: 5,2 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (424 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 6.0 - Marshmallow
RAM: 3 GB
Memória interna: 16 GB
Memória removível: microSD
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 1,7 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito Final

O IDOL 4 é realmente um celular surpreendente, e não estou exagerando ao afirmar isso, pode acreditar. Essa foi, inclusive, a percepção de muitas pessoas que tiveram em contato comigo enquanto eu o testava, e puderam conhecê-lo. O design chama atenção, assim como o som e as possibilidades que são oferecidas em conjunto com o óculos VR que vem junto. Você só precisa de um IDOL 4 e o VR para mudar a cara de um churrasco ou de uma tarde de sábado em família. Vão por mim!

Os contras do modelo são poucos, e aceitáveis até certo ponto, visto que a Alcatel deve ter optado pelo armazenamento mais baixo e câmera básica para torná-lo mais acessível. A câmera não é de toda ruim, mas o armazenamento é algo que pode atrapalhar um pouco no futuro, com o tempo de uso. O preço atual do IDOL 4 o torna altamente competitivo. O dispositivo é a melhor alternativa ao Galaxy A7 e ao Moto G4 Plus.

O que você achou do IDOL 4?


Este artigo foi escrito em parceria com o editor Pierre Vitré, do AndroidPIT.fr

Os comentários favoritos dos leitores

186 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
470 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi