O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
105 Compartilhados 78 Comentários

Como saber se o seu smartphone "envelhecerá" bem?

O tempo passa, as estações do ano se sucedem mais rápido e, infelizmente, seu smartphone também passa por isso. Equipados com a última tecnologia e com as melhores especificações, os dispositivos chegam a nossa vida e logo nos afeiçoamos a eles. Mas alguns deles, depois de seis meses, começam a nos parecer lentos e antiquados. No entanto, nem todos os telefones "envelhecem" da mesma maneira. E se você quer saber se o seu aparelho será um "idoso" sábio, observe esses três fatores:

1. A comunidade de desenvolvedores

Este, talvez, seja o fator mais importante. Como você sabe, a garantia de atualização um smartphone dura, geralmente, dois anos. Esse é período durante o qual você pode contar com a ajuda do suporte técnico e o serviço de atendimento ao cliente no caso de falhas, mau funcionamento e outros problemas. Mas também é muito importante checar com que tipo de apoio o seu aparelho contará por parte dos desenvolvedores da marca do dispositivo e, portanto, quantas atualizações ele ainda terá para se manter sempre em dia.

AndroidPIT Rosa with the bin 0383
Você precisa jogar o seu smartphone fora depois de seis meses? / © ANDROIDPIT

Algumas marcas estão lançando tantos smartphones no mercado, que não conseguem manter-se em dia com as atualizações. E isso acaba prejudicando, principalmente, os modelos intermediário e de entrada. E é aqui onde entra o jogo da comunidade desenvolvedores independentes e suas ROMs personalizadas, sempre por perto para nos alegrar com novas funções. Estas comunidades podem ajudar a fazer com que seu dispositivo envelheça melhor. Desde que você, claro, esteja disposto a fazer um Root no equipamento.  

E para saber como fazer isso, é ler o nosso artigo logo abaixo:

AndroidPIT rom cyanogenmod 1318
Quanto maior a comunidade de desenvolvedores, melhor! / © ANDROIDPIT

Se você tem, por exemplo, smartphones da Samsung, pode ficar tranquilo: isso porque existe uma numerosa comunidade de desenvolvedores para os aparelhos da marca. Além disso, sempre podemos confiar também na comunidade CyanogenMod.

2. A bateria

Nesse caso, há pouco o que fazer, já que você pode ter em mãos até mesmo o Sony Xperia, mas se a bateria não colaborar, a experiência de "envelhecimento" do dispositivo será frustrante. Sim, a longevidade de um telefone depende, principalmente, da duração da bateria. 

Uma bateria normal pode suportar em média 800 ciclos de carga antes de perder sua autonomia, devido a deterioração dos seus componentes químicos. No entanto, algumas delas podem aguentar múltiplos ciclos de carga sem problemas. Existem vária marcas que estão trabalhando em baterias cada vez mais eficientes, mas, antes que possamos desfrutar da vida sem um carregador por perto, ainda teremos que esperar. Ainda bem que já contamos com tecnologia de carregamento rápido.

ANDROIDPIT battery 1
Cuide bem da sua bateria! / © ANDROIDPIT

3. A qualidade dos componentes

Este fator depende única e exclusivamente do fabricante e da sua escolha da marca no momento da compra. Quando falamos da qualidade, não nos referimos aos números das especificações (que, claro, também devem ser levados em conta), mas da qualidade dos materiais envolvidos no aparelho. Eles devem ser resistentes e montados com cuidado para que o seu telefone não vire um quebra-cabeça na primeira vez que cair no chão. 

Um outro elemento a ser considerado é a memória RAM. E não, não estamos divagando. A RAM é a responsável por todas as tarefas que são executadas nos "bastidores" do telefone, logo, quanto mais memória do gênero, melhor será o gerenciamento do dispositivo .

Também é importante conhecer o seu potencial. A RAM DDR4 é especialmente rápida e permite que um dispositivo equipado com 3 GB de RAM nesse padrão ofereça um melhor rendimento do que um smartphone com 3 GB de memória RAM em DDR3. Isso significa que o primeiro consegue executar vários processos simultâneos sem forçar demais seu telefone. 

androidpit android phones confused
Escolha bem o seu futuro telefone / © ANDROIDPIT

Passando a outros componentes essenciais para o bom funcionamento de um smartphone, não esqueça de levar em conta o processador e as antenas (Wi-Fi e 3G/4G), dois fatores que se forem de má qualidade podem encurtar a vida útil do seu dispositivo. Chips de última geração de marcas como Qualcomm e MediaTek conseguem entregar um bom rendimento e manter o bom desempenho do seu telefone por mais tempo. 

No caso das antenas, são elas que conseguem nos manter em contato com o mundo exterior, mas são pouco notadas pelos usuários. A Huawei, por exemplo, é uma marca que presta atenção especial ao problema da recepção das mesmas, oferecendo componentes de melhor qualidade. 

Bônus: O usuário

Não podemos deixar de mencionar um elemento fundamental nessa relação toda: o usuário (também conhecido como VOCÊ). Afinal, ele terá de viver com seu smartphone, logo, cercar-se de certos cuidados é fundamental para que o dispositivo dure. Se você está acostumado a baixar aplicativos em lojas não oficiais, a seguir complicados procedimentos técnicos para melhorar o rendimento do aparelho e não presta atenção aos passos acima, então não pode reclamar se o seu telefone tiver vida curta.  

AndroidPIT whatsapp type hero
Atente a forma como você usa o seu smartphone © ANDROIDPIT

Não estou dizendo que você tem tratar o seu smartphone como se estivesse cuidando de um Lulu da Pomerânia, não exigindo muito dele. Mas é essencial que você siga certos cuidados, evitando procedimentos arriscados como os citados acima. E mesmo quando você quiser experimentar algum procedimento mais arriscado como root, busque sempre sites confiáveis do setor, que usam desenvolvedores experientes para esse tipo de prática. 

Não esqueça também de fazer um backup - ou jogar no lixo - aqueles arquivos que se acumulam de tempos em tempos no aparelho e que você até se esqueceu que estão lá. Dessa forma, certamente seu smartphone "envelhecerá" muito mais lentamente e você terá uma maior quantidade de bons momentos com ele. 

E qual foi o smartphone que mais durou na sua mão?

Os comentários favoritos dos leitores

  • José Luís Silva há 2 meses

    Estou muito satisfeito com meu Moto Maxx e tenho pretensão de passar pelos menos uns 2 anos com ele.

  • André Gonçalves há 2 meses

    Tenho um S4 desde seu lançamento e estou com ele até hoje sem sentir necessidade de trocar ele por outro modelo mais atual. Sinto falta as vezes de mais espaço interno(coloquei micro sd 32gb) e mesmo assim sinto falta de um gerenciador de relocação de arquivos nativos como estes Androids atuais. A bateria já mostra sinais de cansaço mas vou comprar uma nova na loja autorizada Samsung e vai dar fôlego ao celular.
    A tecnologia do aparelho ainda é muito boa, a câmera nem tanto para os padrões de hoje.
    O meu S4 trava de vez em quando, mas nada que me faça perder a paciência e jogar ele na parede.
    Enfim, enquanto não tiver grana suficiente para ir a loja e voltar(pagar a vista) com um s7 edge, não troco ele por quase nada nada, afinal nada é para sempre.
    ANTES QUE ALGUÉM DIGA QUE SOU FANBOY DA MARCA, digo a vcs que apenas me adaptei ao Android modificado pela Samsung, que por sua vez atende minhas necessidades. Só não gosto do Android puro e sem sal. APENAS MINHA OPINIÃO: NÃO PRECISA ME CRUCIFICAR POR CAUSA DISTO. :)

78 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pessoal, preciso de uma ajuda. Sou novo na plataforma Android, fazia 03 anos que usava windows phone e mudei para um Motorola Moto G 3rd Turbo desde abril/2016. Está acontecendo algo com meu aparelho que não sei como resolver e talvez alguém aqui possa me ajudar a identificar o problema. Acontece o seguinte: carrego a bateria do aparelho sempre até 100%, com carga completa de 10% até 100% e geralmente em situações normais ele dura uns 02 dias. Desligo da tomada antes de dormir, ele está com 100% e quando acordo está geralmente com 95% ou 96%. Até aí tudo bem. Porém algumas vezes acontece de eu ir deitar a noite com 100% e acordar ele está com 65%, 53%, sem ter mexido em nada e nem dura o dia inteiro, como se estivesse minando, mas não há alteração alguma, nenhum aplicativo instalado novo ou rodando em segundo plano. Não sei se é defeito do aparelho, só uso os aplicativos básicos, tipo rede social e de troca de mensagens, alguns de finanças, outros de cartão de crédito e não sei como resolver. Ontem carreguei até 100% a noite, agora pela manhã já está em 36% neste momento, sendo que não fiz nenhuma ligação e troquei algumas poucas mensagens, além de olhar email 1 vez. Alguém poderia me ajudar? Grato!

    • Pelo relatado, não creio que seja este, um problema sistêmico mas, de hardware.
      Porém, você pode fazer um Wipe Cache Partition a fim de verificar se a situação se normaliza.

      Procedimento:

      Desligue o Smartphone;
      Segure a tecla de volume - e pressione o botão de ligar;
      Ao primeiro sinal de vídeo solte a tecla de ligar/desligar;
      Quando surgir a tela com o robô verde deitado, segure a tecla de volume + ou escolha com as teclas de aumentar diminuir volume a opção, Recovery;
      Uma vez no Recovery, vá até a opção Wipe Cache Partition e aperte a tecla de liga/desluga, soltando em seguida;
      No final do processo, vá até a opção Reboot System e pressione a tecla de liga/desliga;
      Depois do reiniciar do sistema, use o aparelho e verifique se houve normalização.

  • Mês passado ganhei um Quantum Go 4G 32Gb e não tenho a mínima perspectiva de trocá-lo: tem tanto armazenamento que nem sei como preenchê-lo (sério. shahshassh), processamento octacore sensacional, câmera ótima e tela Amoled linda demais! Recomendo, aliás.

  • Tenho Nexus 4 ha 3 anos e 4 meses, a bateria não dura nada, e pelo menos ha cada 6 meses tenho que dar um reset nele pra rodar um pouco melhor.
    To esperando a Black Friday pra pegar um Asus, to pesquisando preços há meses.

  • Estou com meu Note 4 há quase dois anos e se não fosse eu estar tão empolgada pelo Note 7 acho que o meu ainda serviria muito bem por mais 2 anos, mas vou trocar não vou aguentar, rs.

  • O fator "novidade" já foi motivo de troca anual de aparelho, mas ultimamente esse quesito está cada vez mais raro no Mercado...

  • Felizmente com Xperia Z2 quase 2 anos.
    Esperando o note 7 chegar pra trocar

  • Graças ao Root, nunca fui tão feliz com o meu Moto G 2...rsrsrsrs...

  • Eu passei quase 5 anos com um Milestone 2.
    Claro que fiz troca de rom, bateria e etc, o que ajudou na longevidade de um aparelho que ja tinha 2 sucessores lançados quando comprei. (Milestone 3 e 4).
    Hoje, com o Moto Maxx a quase 2 anos, sinto que tenho pelo menos mais 3 com ele pela frente.
    Detalhe: rodando com o Kitkat. =)

  • Tenho um S4 desde seu lançamento e estou com ele até hoje sem sentir necessidade de trocar ele por outro modelo mais atual. Sinto falta as vezes de mais espaço interno(coloquei micro sd 32gb) e mesmo assim sinto falta de um gerenciador de relocação de arquivos nativos como estes Androids atuais. A bateria já mostra sinais de cansaço mas vou comprar uma nova na loja autorizada Samsung e vai dar fôlego ao celular.
    A tecnologia do aparelho ainda é muito boa, a câmera nem tanto para os padrões de hoje.
    O meu S4 trava de vez em quando, mas nada que me faça perder a paciência e jogar ele na parede.
    Enfim, enquanto não tiver grana suficiente para ir a loja e voltar(pagar a vista) com um s7 edge, não troco ele por quase nada nada, afinal nada é para sempre.
    ANTES QUE ALGUÉM DIGA QUE SOU FANBOY DA MARCA, digo a vcs que apenas me adaptei ao Android modificado pela Samsung, que por sua vez atende minhas necessidades. Só não gosto do Android puro e sem sal. APENAS MINHA OPINIÃO: NÃO PRECISA ME CRUCIFICAR POR CAUSA DISTO. :)

    • S4 foi o celular que mais ficou comigo. 2 anos. Neste momento, estou com o S7 Edge e é um basta aparelho.

    • Massa o seu comentário, André! Sabe o que mais me chama a atenção? Você dizer que o Android Puro é "sem sal", porque mesmo que eu tenha ficado 2 anos com um Moto G e agora tenha o Quantum Go, eu nunca fico no Stock Launcher porque ele não tem nada pra oferecer. shahshashashha. Sempre uso o Nova Launcher. Isso sempre foi uma falha do Google com o Google Now Launcher, espero que a partir do Pixel Launcher eles coloquem funções realmente úteis porque Android é sinônimo de personalização - está no DNA dele.

      • Rodrigo, me adaptei muito bem ao launcher da Samsung pq foi através dela que entrei no mundo Android. Na época usava iphone 4 e fui na loja para trocar pelo 5s. Vi o aparelho 5s e, na minha opinião, não tinha nada de novo em relação ao modelo anterior. Me falaram do android do s4 e suas funções e quando fui testar na loja da samsung, saí de lá com ele. Sempre acompanho sites sobre iOS e Android, mas não caio mais em modismos de ter que trocar o celular de ano em ano. Tinha essa mania, mas desde 2013 não tenho mais. Acho que nos deixamos levar por influências de consumo que Não levam a lugar algum. Comprar algo novo é muito bom, acho que alimenta a alma e nos deixa mais feliz, mas essa felicidade é passageira. Há coisas mais importantes a se preocupar.

  • Confesso q estou sendo um babaca, troco de aparelho a cada 6 meses! Sorte de quem compra, e azar meu, q fico tentando acompanhar a "evolução" dos smartphones kkkkkkkkk

  • Não consigo envelhecer nenhum smart kkkkk, sempre que sobra uma grana vendo o atual e compro outro. Os que fiquei mais tempo até agora foi um Galaxy S3 que passei 1 ano e 4 meses e um IPhone 5s que passei 1 ano....

  • Tenho um Moto Maxx há uns seis meses e pesquisei muito antes da compra. Acho que ele estará comigo pelo menos uns três anos. Máquina, espaço e bateria ele tem de sobra. Abraços!!

  • Da motorola:
    4 aparelhos seguidos.
    O primeiro Xt915, que docinho, manda muito bem!
    X1, X2 e XT 1225, minha gamação!
    Tenho todos eles. Sou apegada.
    Todos envelhecendo muito bem, obrigada!

  • Estou muito satisfeito com meu Moto Maxx e tenho pretensão de passar pelos menos uns 2 anos com ele.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi