O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 32 Compartilhado 15 Comentários

Android 4.3: o update em detalhes

Bem, estou tão desapontado quanto vocês no que diz respeito às novas “funções” do Android 4.3. Mas ainda assim vale a pena tratar de cada diferença ou melhoria em detalhes. De resto, vamos guardar nossos pulos de alegria para quando o Android 5.0 Key Lime Pie chegar.

Camera stock Android Nexus 4 panoramica
O que mudou com o Android 4.3? / © Google

A apresentação de ontem do Google mostrou 3 novidades principais no Jelly Bean 4.3. Vamos cobrir cada uma delas e ainda falar de algumas outras mudanças do último update.

Bluetooth Smart v 4.0

Não é uma atualização muito interessante, uma vez que o Bluetooth Smart já estava disponível para iOS há algum tempo. Faz sentido, portanto, que o Android o tenha incluído no update.

De forma geral, o Bluetooth Smart expande a funcionalidade do seu dispositivo para ligá-lo a mais periféricos de baixo consumo de energia, como monitores cardíacos ou de glicose, termômetros, etc. Esse update aposta na tendência de wearable technology (aparelhos que são usados como roupas ou acessórios), baseada com frequência em dados biométricos e aplicativos de saúde.

Perfis restritos de multi-usuários

As possibilidades de multi-usuários foram ampliadas no Android 4.3 para incluir opções de restrição a perfis. Uma boa notícia para famílias que compartilham aparelhos e não querem que as crianças tenham acesso a certos apps ou informações, como o número do cartão de crédito salvo.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Restrição de perfis para multi-usuários. / © Google

Você pode bloquear certos apps ou sites, esconder conteúdo que pode ser comprado, tudo dependendo do usuário que usar o dispositivo. Um único usuário também pode ter diferentes perfis salvos para o trabalho, o lazer, etc.

Open GL ES3.0

A Open GL ES3.0 agora está incluída como padrão no Android 4.3. Open GL é uma especificação de gráficos 3D acelerada para dispositívos portáteis. Ela permite a renderização de imagens em tempo real de maneira muito mais precisa. A apresentação do Google mostrou como a tecnologia pode funcionar em jogos, com efeitos de luz e sombras muito mais naturais.

Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Jogo de sombras mais realista. / © Google

Também houve uma melhora geral das texturas em gráficos 3D. A Open GL ES3.0 foi lançada há um ano, mas até agora não havia aparecido em sistemas operacionais de smartphones ou tablets. Novos jogos para Android com essa tecnologia também foram apresentados.

Outras novidades

Você poderá projetar, sem fio, o conteúdo do seu dispositivo atualizado com Android 4.3 numa televisão com Miracast (pouca novidade com relação ao Android 4.2 nesse quesito). Há o salva-tela “Daydream”, que pode mostrar informações úteis ou belos efeitos enquanto seu celular estiver inativo, e mais melhorias na barra de notificações (ela agora dá ainda mais opções ao ser arrastada para baixo). Por fim, o Android 4.3 oferece suporte para surround-sound virtual. A tecnologia está disponível para aparelhos que possuam alto-falante stereo.

Camera stock Android Nexus 2 menu
Jelly Bean com versão nova. / © Google

Detalhes

Essas foram as novidades do Jelly Bean 4.3. Muitos detalhes, contudo, foram melhorados. Eis uma lista:

  • O Google simplificou as primeiras configurações para smartphones/tablets.
  • A mudança de usuário na tela de bloqueio foi acelerada.
  • Suporte para novas línguas.
  • Apps desativados são listados separadamente.
  • Suporte para teclados Emoji.
  • O sistema de fontes “Roboto” ficou mais fino.
Camera stock Android Nexus 4 gravar videos
Dispositivos Nexus sempre recebem o Android primeiro. / © Google/AndroidPit

O update de fábrica do Android 4.3 já está disponível para o Nexus 4, Nexus 7, Nexus 10 e Galaxy Nexus na página de desenvolvedores do Google. A partilha de updates-OTA também já começou. Em algumas semanas, os aparelhos Nexus mencionados acima devem receber a atualização automaticamente.

É isso. Nada de muito especial, e nenhuma indicação do que iremos ver no Key Lime Pie.

O que você achou do Android 4.3? Gostou de algo? Sentiu falta de alguma função?

Fonte: Android

15 Comentários

Escreva um comentário:
32 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi