O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 63 Compartilhado 104 Comentários

Quando o Android 5.0.2 Lollipop deve chegar ao seu dispositivo?

Em 2014, vimos a Google mudar a maneira como trabalha o sistema operacional Android. A partir de junho do ano passado, a gigante das buscas passou a apresentar a nova versão do OS para a comunidade de desenvolvedores e, meses depois de testar as mudanças e as API's, liberou então o Android 5.0 Lollipop para os usuários dos dispositivos Nexus e para as demais fabricantes que utilizam o software para smartphones e tablets. Entretanto, mesmo tentando evitar o envio de um sistema operacional com falhas, o Lollipop não fugiu à regra e apresentou uma série de problemas. Com o objetivo de corrigir tais erros, a equipe desenvolvedora do Android liberou um update para a versão 5.0.1 e, posteriormente, uma atualização exclusiva para o Nexus 7 2012 "nakasi", para Android 5.0.2. Olhando para este cenário, os usuários estão se perguntando quando a última versão do sistema operacional chegará para os seus respectivos dispositivos. Acontece que nem a Google parece conseguir responder essa pergunta... ainda!

Android lollipop nexus 1
Quando o Android 5.0.2 Lollipop deve chegar ao seu dispositivo? / © ANDROIDPIT

Quando acessamos a página com as imagens de fábrica da linha Nexus, apenas o Nexus 7 2012 recebeu o update para a última versão. Porém, esta atualização não chegou via OTA para todos os usuários, aliás, o próprio Android 5.0 Lollipop ainda não bateu na barra de notificações do tablet de 2012 para a grande maioria dos usuários do dispositivo, e eu me incluo neste grupo. Uma das hipóteses para isso, é o fato de que o novo Android tenha apresentado muitos problemas com a conexão wifi, o que acabou gerando a não configuração da conexão no Lollipop que, por consequência, impedia o uso do aparelho nesta versão.

Além disso, tivemos problemas com a reprodução de vídeo e áudio, o fechamento inesperado de aplicativos e um consumo precário de energia. Todos estes bugs fizeram com que uma atualização corretiva se fizesse necessária e o time de devs do Android liberou o Android 5.0.1. Entretanto, os erros com o wifi dos tablets ainda podia ser percebido pelos usuários. A solução encontrada parece ter sido mesmo uma nova correção de software liberada através do Android 5.0.2.

Acontece que apenas a primeira versão do Nexus 7 está rodando com este último firmware, o que nos leva a duas hipóteses. Ou a Google está liberando atualizações específicas levando em consideração hardware de determinados dispositivos; ou resolveu tentar solucionar de vez os problema do novo OS em apenas um dispositivo da sua linha, e para tanto optou por aquele com o hardware mais defasado, para depois liberar para os demais aparelhos e fabricantes. Como uma tentativa de liberar o último update corretivo!

Desta forma, ainda fica muito difícil assumir que todos ou apenas alguns aparelhos irão receber o update do software para Android 5.0.2 Lollipop, o que sabemos ao certo é que ele corrige erros que limitam o uso dos dispositivos, em especial tablets que oferecem apenas suporte wifi. Logo, é possível que o seu smartphone pule esta atualização e não venha a receber o Android 5.0.2. Ainda vale lembrar que, de acordo com duas das nossas fontes, o Android 5.1 deve chegar no primeiro trimestre de 2015 e com uma changelog com mudanças muito semelhantes com aquelas que vimos no Nexus 7 2012 após o update para Android 5.0.2.

E aí, na sua opinião a empresa está tentando corrigir os erros e depois liberar uma atualização final ou vai começar a focar seus esforços para uma melhor integração entre hardware e software levando em consideração as especificações técnicas de um smartphone ou tablet? Deixe-me saber sua opinião nos comentários abaixo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Otávio Messias 7/jan/2015

    Você não é obrigado a ler nenhuma delas ;)

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    8/jan/2015

    Oi Thiago, o nome do site é AndroidPIT, ou seja, uma parada para quem deseja saber mais sobre o sistema operacional Android. Nunca penso apenas nos usuários da Motorola quando escrevo matérias dedicadas às atualizações e novidades sobre o OS da Google.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    8/jan/2015

    Elton, sinceramente não entendi seu comentário, se você não tem interesse em saber sobre o Android 5.0.2, por favor, não precisa generalizar a sua opinião sobre a informação achando que os demais usuários não tenham interesse também!

  • Mark 7/jan/2015

    De novo???? Não cansa não? Este Lollipop já deu muita novela, poderiam era cancelar esta merda e lançar outro logo, nunca vi uma atualização dar tanta dor de cabeça assim!

  • Thiago Moraes 7/jan/2015

    O AndroidPit gosta dos moto users né? Esse tópico é para eles virem seco aqui comentarem: "E pro meu moto G2?"

104 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi