O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 399 Compartilhado 19 Comentários

3 incríveis serviços do Android que os brasileiros não verão tão cedo!

Desde o lançamento do Samsung Galaxy S6 e sua variante Edge venho percebendo que os brasileiros estão pagando um preço bastante alto por seus smartphones Android sem nem mesmo contar com todas as funções prometidas pela Google e pelas OEMs. O Android Pay, a loja de dispositivos da Google, o Project Fi e outros são exemplos de serviços que existem em outros países, otimizam a experiência de uso da plataforma Android, mas ainda são apenas promessas no Brasil. Confira alguns dos serviços do Android pelos quais você acaba pagando, mas pode nunca contar com eles.

1. Android Pay

O Android Pay foi anunciado durante o Google IO 2015 como uma nova solução de pagamentos móveis e traz a integração avançada entre emuladores de cartões, internet e conectividade NFC (Near Field Communication) para oferecer uma forma de pagamento mobile mais simples e segura para os usuários de smartphones. O Android Pay oferece suporte para Android 4.4. ou superior, mas deve começar a ser implementado no Canadá e alguns mercados da Europa Ocidental. Mais uma vez temos um serviço de pagamento móvel que não deve chegar ao país pelos próximos 2 anos.

Em declaração ao jornal Folha de São Paulo, o diretor de inovação da operadora de pagamentos Ciela, Luiz Enrique Didier, afirma que a maior parte das máquinas da empresa utilizam NFC (1,4 milhão do total de 2 milhões), o que "falta é a Google conversar com os bancos". Contudo, durante evento da Samsung para a imprensa brasileira no MWC 2015, foi dito que o Samsung Pay, serviço similar e concorrente do Android Pay, deve começar a engatinhar no país daqui a pelo menos 2 anos.

Em contato com o Google Brasil fui informada de que ainda não existe previsão de lançamento da ferramenta no país. Logo, apesar do Android M trazer a opção como nativa do sistema, incluindo aqui um recurso de leitura biométrica, é possível que os usuários brasileiros nunca venham a usar o serviço como conhecemos hoje.

android m android pay nexus 6
O Android Pay é um recursos da plataforma da Google, mas os brasileiros podem nunca usá-lo. / © Google

2. Loja de dispositivos

Desde de novembro de 2014 a Google Play Store brasileira já aceita cartões de crédito e débito nacionais como forma de pagamento, bem como vale-presente. Este é um indicativo de que a loja está em processo de nacionalização. Mas então por que ainda não é possível comprar dispositivos móveis no país a partir da loja da Google? De acordo com uma das nossas fontes de dentro da Google, a resposta é a manufatura nacional e a alta taxa de impostos. Apesar do Nexus 6 ser um dispositivo-exceção dentro da ideia da Google de que smartphones Nexus devem ser acessíveis, você só pode comprar os aparelhos da linha através da fabricante parceira da Google. No Brasil, apenas a Samsung (Galaxy X no Brasil) e a LG (Nexus 4 e Nexus 5) colocaram seus dispositivos Nexus à disposição dos usuários.

Android loja dispositivo
Google Play Store brasileira (esquerda); Google Play Store alemã traduzida (direita)! / © ANDROIDPIT; Google

Para além da linha Nexus, só é possível comprar smartwatches rodando com Android Wear nas lojas oficiais e parceiras das fabricantes como a Sony, Motorola e LG, por exemplo. O Nexus Player e a Android TV também são recursos que até o momento só podem ser adquiridos em território nacional por importação e não através da Google Play Store. Sem falar que o Android One, um projeto que vem tendo um grande sucesso em mercados emergentes, pode nunca ser anunciado no Brasil por causa da questão de logística da Google no país.

Como consequência disso os brasileiros não contam com a possibilidade de ter um aparelho Android rodando um sistema operacional sem modificações de fabricante a preços mais acessíveis comprando direto da loja da Google.

3. Project Fi

  • Project Fi: a operadora de telefonia móvel do Google é anunciada

Do laboratório Google[x] saem projetos mirabolantes como o Google Glass, o Project Loon, o carro autônomo do Google e outros tantos. Entre estes, o destaque de 2015 parece mesmo ser o Project Fi, e oferece um serviço de telefonia móvel próprio da gigante das buscas, primeiramente nos EUA.

Através do Project Fi o usuário terá acesso à melhor rede móvel que estiver disponível, alternando entre pontos Wi-Fi e antenas de operadoras parceiras do serviço, como a T-Mobile e Sprint. De acordo com a Google, será possível iniciar uma atividade no WiFi, como uma ligação, e transferir o sinal para uma rede 4G disponível sem queda na conexão ou tempo perdido. O Project Fi hospeda o número de telefone do usuário na nuvem, permitindo que os planos de dados ou voz do mesmo possam ser utilizados em qualquer aparelho logado com a mesma conta do Google. Assim como qualquer operadora, o Project Fi também comercializa planos de voz.

android project fi google logo image 00
Project Fi: O objetivo do serviço é fornecer acesso à internet móvel independente do local onde o usuário estiver. / © Project Fi

O Project Fi chega para melhorar a qualidade de sinal para planos de dados e de voz, e ainda pretende diminuir os custos de ligações e navegação. Este projeto poderia ser excelente para usuários brasileiros, contudo, assim como os demais serviços citados acima, não existe previsão de um dia ser implementado no país.

E aí, qual destas características da plataforma Android você mais sente falta neste momento no Brasil? Que outros serviços do Google você acha que não irão chegar para nós?

399 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • geovani cobain 3/jun/2015

    O Brasil é atrasado em tudo,graças aos impostos altíssimos que o governo aplica,varias fabricantes deixam de trazer seus produtos para o Brasil e quando chega ao Brasil já perdeu a graça porque o produto já terá anos que foi lançado e já terá várias tecnologia melhor do que ela. O Brasil nunca será um país de primeiro mundo graças aos governantes do nosso país.

  • Ricardo Lemos 3/jun/2015

    Só vai começar a mudar quando jogarem uma bomba no palácio do planalto,na câmara dos deputados e no congresso dos senadores.

19 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi