O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 87 Compartilhado 34 Comentários

Ajude cientistas a pesquisar cura para doenças e encontrar vida extraterrestre com o seu Android

Enquanto dormimos, nossos smartphones ficam praticamente sem uso. Pensando nisso, alguns aplicativos querem usar o poder de processamento dos telefones para ajudar em pesquisas científicas. Conheça o Folding@Home, que ajuda cientistas de Stanford na pesquisa de novas curas para doenças, e o BOINC, que, entre várias alternativas, procura por vida extraterrestre.

Folding@Home

O aplicativo Folding@Home é o resultado de uma parceria da Sony com a universidade de Stanford. Ele usa a conexão WiFi e a capacidade de processamento do seu smartphone para acelerar algumas pesquisas da universidade. O app só funciona por WiFi, ou seja, você não usará sua conexão celular, além disso, o F@H fica em modo de espera se a bateria do smartphone não estiver a 100% e/ou se ele não estiver conectado à tomada.

folding home
Ajude na pesquisa de cura para algumas doenças. / © ANDROIDPIT

No app você pode ver para quais tipos de pesquisa você contribuiu, quantas pessoas estão contribuindo e por quanto tempo já contribuiu. Como a minha bateria não estava cheia, ainda estou zerado.

O Folding@Home está na versão 1.0, ocupa cerca de 33MB de espaço e requer Android KitKat 4.4 e processador ARM para funcionar.

Folding@Home Install on Google Play

O aplicativo é super simples, não é necessário fazer login ou qualquer configuração. Apenas instale e abra o Folding@Home e pronto, você estará contribuindo com a ciência.

BOINC

O BOINC é um pouco mais complexo, com ele você pode ajudar em pesquisas matemáticas, de computação, saúde, jogos, física, evolução, biomédicas, decodificar mensagens submarinas da Segunda Guerra, detectar ondas gravitacionais, analisar as propriedades de asteroides, analisar imagens do espaço e estudar doenças como HIV, malária, câncer, etc. 

A parceria com o SETI@home usa o poder de processamento do smartphone na busca por vida extraterrestre. Essa parceria faz parte do projeto Breakthroug Listen, de Stephen Hawking e Yuri Miller, que foi lançado na semana passada. A ideia é usar os smartphones para processar os dados reunidos por dois telescópios que escanearão o universo em busca de vida.

boinc print
Ajude a encontrar aliens com o seu Android! / © ANDROIDPIT

O app foi desenvolvido pela universidade de Berkeley, ocupa cerca de 20MB e requer Android 4.1 ou superior. Ele só analisa os dados baixados por WiFi e se a bateria estiver a 90% com o smartphone ligado à tomada.

BOINC Install on Google Play

Quais outros aplicativos do tipo vocês conhecem?

Os comentários favoritos dos leitores

  • José Marco Vilaça 27/jul/2015

    Amigo não tenho como te provar que existe vida extra terrestre mais vamos lá, a terra é um planeta entre milhares de planetas encontrados na via Lactea (nome da nossa galaxia) a via Lactea e ela é só mais uma galaxia entre bilhões de outras dentro do universo que também pode ser só mais um universo se formos olhar pela teoria que existe multiuniversos. Mesmo assim você acredita que vida só existe aqui? Qual a diferença da terra que ela tem de especial nesse quase infinito que só aqui existiria vida?.. Acredito que ETs existem sim das mais variadas formas desde uma civilização super avançada e tecnológica como em alguma que ainda esta começando a evoluir como aconteceu na terra a milhões de anos atrás.

  • Lukas Andrade 27/jul/2015

    nunca acreditei nessas coisas, pra mim eles tao usando nosso smartphone pra fica dando reload em pagina de marketing e ganhando mt dinheiro, realmente estamos ajudando ;)

34 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi