O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 362 Compartilhado 32 Comentários

Android Go: Google quer experiência de uso justa em modelos básicos

Durante o Google I/O 2017, Sameer Samat, vice-presidente de produtos do Google, apresentou o Android Go. O objetivo do Google com essa plataforma, que será embarcada em novos modelos básicos em breve, é expandir o sistema em países com pouca infra-estrutura sem deixar de proporcionar uma experiência satisfatória aos usuários.

O Android Go não deve ser lançado em conjunto com o Android O, mas em breve, o novo sistema poderá estar presente em qualquer versão do Android. Os pré-requisitos para seu funcionamento são os modelos que contam com 512MB ou 1GB de memória RAM. A plataforma é otimizada de diversas formas, como mostramos nos exemplos abaixo:

  • O Android Go possui um gerenciador de dados, permitindo que o usuário consiga monitorar o seu consumo de internet.
  • A economia de dados pretende ajudar os usuários a controlar os dados utilizados pelo sistema.
  • O sistema contará com uma versão otimizada da Play Store, que contará com aplicativos adaptados e compatíveis com os pré-requisitos de hardware para funcionamento do Android Go.
  • O Gboard receberá novas funções que facilitarão a comunicação entre contatos com idiomas diferentes.
  • Os Google Apps, aplicativos nativos do Google, rodarão em versões "lite", poupando recursos do sistema e do hardware.
google io 2017 199
YouTube GO terá modo econômico no Android Go  / © Screenshots: ANDROIDPIT

As medidas anunciadas pelo Google para o Android Go podem resultar numa economia de até 750TB de dados, que são consumidos diariamente hoje pelos usuários. O YouTube Go não irá pré-carregar os vídeos, o que implicará na poupança de dados de internet e de hardware. Os desenvolvedores também deverão oferecer versões mais básicas de seus aplicativos, os conhecidos "lite", que não devem ultrapassar o tamanho de 10MB e precisam oferecem ao menos um modo off-line, para funcionamento sem internet.

Os dispositivos com Android Go devem chegar ao mercado em 2018, mas novidades sobre a plataforma serão divulgadas ao longo deste ano.

O que você achou da ideia do Android Go?

362 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Nivaldo Cavalcante há 2 meses

    Vão ressuscitar o Galaxy Pocket (512mb ram) como top de linha por R$ 1099,00

  • andrey há 2 meses

    Boa Google, quando o fb lançou uma versão lite tds reclamavam mas hoje usam. Então se vc tem um smartphone cm mais de 1GB de RAM não reclame pq não vai mudar nada pra vc. Mania chata de reclamar e críticar tudo.

  • Ronaldo há 2 meses

    O google adora lançar softawes gulosos por memória RAM. O android e o chrome estão aí para provar o que eu digo. É ridículo abrir 3 abas do chrome no PC e ter toda a memoria ram drenada (tenho 4 gb). Faço umas 6 abas no opera e sequer chega aos 50%. Tá na hora do google aprender a desenvolver softwares mais leves. Não uso chrome nem no PC, nem no Smartphone. Ele precisa melhorar muito pra chegar a ser bom, já o android, é inevitável usar!

  • Victor Lima há 2 meses

    pra pessoas que não querem gastar muito com um smartphone ...boa opção

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi