O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.163 Compartilhados 250 Comentários

15 dicas para você tirar mais proveito do Android 6.0 Marshmallow

O Android 6.0 Marshmallow foi lançado em 2015, e trouxe uma série de novidades à plataforma móvel da Google. Aproveitando que mais dispositivos estão recebendo esta atualização no país, atualizei a minha lista com dicas e truques do Marshmallow que podem melhorar a forma como você usa o seu smartphone. Ao final deste artigo, você encontra duas dicas para usuários com acesso root.

Pegue um atalho

Como usar o gerenciador de arquivos escondido Modificar as configurações rápidas usando o Sintonizador System UI
Como ativar as Opções de desenvolvedor Mostrar porcentagem de bateria usando o Sintonizador System UI
Permissões: assuma o controle do seu smartphone Esconder os ícones da barra de status com o Sintonizador System UI
Desinstalar apps a partir da sua tela inicial Associação automática de links de aplicativos
Conhecer o gerenciador de RAM Otimização da bateria
Desabilitar as notificações de apps Ative o recurso multi-janela (root)
Aproveitar o Easter Egg do Android Marshmallow Dois toques para acordar (root)
Ativar e desativar a depuração USB  

1. Como usar o gerenciador de arquivos escondido

No Android 6.0 Marshmallow é possível navegar pelo sistema de arquivos do seu telefone sem ter que baixar um aplicativo de terceiros. Contudo, a função está oculta nas opções de Armazenamento Interno do sistema. Como muitos usuários não encontram este recurso, clicando no link abaixo você confere um tutorial completo mostrando como é possível gerenciar pastas no Android Marshmallow usando o gerenciador de arquivos oculto:

armazenamento interno marshmallow pastas
Aqui estão as pastas do seu Android / © AndroidPIT

2. Como ativar as Opções de desenvolvedor

Essa não é propriamente uma dica, mas é necessária para ativar o restante dos truques para o Android Marshmallow. Vá até Configurar > Sobre o telefone e clique várias vezes em Número da versão. Depois disso, um mundo novo de configurações e otimizações irá se abrir para você.

opcoes desenvolvedor marshmallow
Acessando as opções de desenvolvedor no Android Marshmallow: mesmo método de sempre / © AndroidPIT

3. Permissões: assuma o controle do seu smartphone

O Android 6.0 Marshmallow inseriu uma função desejada há muito, fazendo com que o usuário possa conceder ou negar permissões individuais aos aplicativos. As chamadas permissões granulares incluem até o momento a Câmera, o Local e o Microfone (entre outros). Isso é particularmente importante no caso de aplicativos que só querem recolher seus dados para usos escusos. Para acessar essa opção, vá até Configurações > Apps > Configurações > Permissões do app.

Para saber como obter o controle total sob os aplicativos do seu smartphone rodando com Marshmallow, clique no tutorial que segue:

premissoes android marshmallow
Gerenciamento de permissões de aplicativos no Android M. / © AndroidPIT

4. Desinstalar apps a partir da sua tela inicial

Com o novo Android 6.0 Marshmallow você pode desinstalar qualquer aplicativo da sua tela inicial ou janela. Basta manter pressionado o aplicativo por uma fração de segundos até que as opções de remover e desinstalar apareçam na parte superior da tela, depois é só arrastar o aplicativo até a opção desejada.

marsh1
Desinstale qualquer aplicativo a partir da página inicial / © AndroidPIT

5. Conhecer o gerenciador de RAM

O Android 6.0 Marshmallow chegou para nos dar mais poder sobre nossos dispositivos, e a memória RAM é parte essencial deste poder. Entre em Configurações > Memória > Memória usada por apps, para ver uma lista dos aplicativos que estão sugando a memória do seu dispositivo.

Selecionando qualquer um destes aplicativos, você consegue ver informações detalhadas sobre os mesmos, e também tem a opção de forçar a parada do app se for necessário. Tome seu tempo para se familiarizar com esta função do sistema, é uma ótima maneira de saber até que ponto o uso da memória RAM do seu celular é normal.

marsh2
Fique atento à memória RAM do seu dispositivo / © AndroidPIT

6. Desabilitar as notificações de apps

As notificações de apps são aquelas mensagens, as vezes irritantes, que aparecem como pop-ups na parte superior da sua tela. Esta função foi introduzida no Lollipop, mas desenvolvedores as tornaram um recurso padrão, por isso, a nova versão do Android te dá o poder de decidir se você quer ou não permitir isso.

Se este tipo de notificação te incomoda, acesse Configurações > Som e notificação > Notificações de apps, e selecionar o aplicativo do qual a notificação está vindo e desative a opção Permitir exibição.

marsh3
Se as notificações te incomodam, basta desativá-las / © AndroidPIT

7. Aproveitar o Easter Egg do Android Marshmallow

Esta é a função mais besta e divertida do Android 6.0 Marshmallow. Basta ir em Configurações > Sobre o telefone e clicar repetidas vezes na Versão do Android. Logo aparecerá uma imagem da letra M, se clicar na imagem outra vez, verá um Marshmallow com antenas, o mesmo muda de cor gradativamente.

Pressionando este ícone, um jogo baseado no Flappy Bird aparecerá e você pode matar um tempo tentando sempre um novo recorde.

marsh4  Aproveite o easter egg do Marshmallow / @AndroidPIT

8. Ativar e desativar a depuração USB

Depois de ativadas as opções de desenvolvedor, a primeira coisa que você deve saber é que pode ativar e desativar a depuração USB para transferência de dados e instalação de APKs de terceiros.

depuracao usb android marshmallow
A depuração USB deve ser usada com cautela, mas isso não significa que seja apenas para desenvolvedores. / © AndroidPIT

9. Modificar as configurações rápidas usando o Sintonizador System UI

Assim como temos as opções de desenvolvedor escondidas no menu de configurações do Android, agora a equipe do Google resolveu trazer com o Marshmallow um novo menu secreto. Chamado de Sintonizador System UI, o menu traz uma série de possibilidades aos usuários e para ativá-lo é preciso pressionar o ícone das configurações na barra de status por alguns segundos até que um chave de fenda apareça ao lado da engrenagem.

menu secreto android marshmallow sintonizador system ui menu
Antes do Marshmallow, as opções oferecidas no menu Sintonizador System UI estavam disponíveis apenas com acesso root no Android stock. / © AndroidPIT

Ao ativar o menu Sintonizador System UI você passará a contar com a possibilidade de reconfigurar os blocos de atalhos do sistema. Se você costuma usar os atalhos rápidos a partir da barra de status, no Android 6.0 Marshmallow já será possível fazer isso de forma nativa. É claro que grande parte das OEMs já oferece essa opção de edição, mas no Android puro isso só era possível com o acesso root do aparelho. 

Para mudar a disposição dos ícones basta segurar e arrastar o símbolo, e para adicionar serviços clique no botão "+" logo abaixo dos blocos. No menu lateral superior é possível voltar à disposição padrão.

menu secreto android marshmallow sintonizador system ui atalhos rapidos
Modifique a disposição dos ícones na barra de atalhos rápidos. / © AndroidPIT

10. Mostrar porcentagem de bateria usando o Sintonizador System UI

Usando o Sintonizado System UI também é possível mostrar a porcentagem da bateria diretamente no ícone da barra de status. Esta função é certamente muito mais funcional e evita que tenhamos que deduzir qual a porcentagem da bateria olhando para o ícone meio cheio ou meio vazio, não acha? Durante o carregamento, o percentual é exibido apenas na tela de bloqueio.

menu secreto android marshmallow sintonizador system ui bateria
Ative a função de mostrar a porcentagem da bateria direto na barra de status. / © AndroidPIT

11. Esconder os ícones da barra de status com o Sintonizador System UI

Outra função relacionada à barra de status permite que possamos selecionar quais informações do sistema queremos que apareçam em forma de ícones nesta mesma barra. Ao clicar no botão para ativar/desativar algumas dessas funções, como o wi-fi, por exemplo, fará com que o ícone apareça ou não na barra superior da tela. Entre as opções temos também deixar visível os símbolos do alarme, dos dados móveis, do Bluetooth e outros.

menu secreto android marshmallow sintonizador system ui barra status
Defina se você deseja ou não mostrar os ícones na barra de status. / © AndroidPIT

12. Associação automática de links de aplicativos

O Android Marshmallow também adicionou uma opção bem prática, intitulada "Links do app". Elas podem ser acessadas através do menu de configurações dos aplicativos. Trata-se de uma espécie de permissão a certo aplicativo para abrir o seu domínio. A ideia é poder abrir links do Twitter, Facebook, Maps ou qualquer outro aplicativo sem precisar aceitar a mensagem de um popup a cada tentativa.

Para tanto, acesse Configurações > Apps > ícone de configurações > Link do app. Na lista de aplicativos que abrirá, você poderá abrir um por um e definir qual tipo de comportamento o mesmo terá ao abrir um link: "abrir neste app", "perguntar sempre" ou "não abrir neste app". Isso fará com que você tenha mais controle sobre a ação do software do seu Android.

links do app marshmallow
No Android M é possível fazer um associação direta entre apps e links específicos. / © AndroidPIT

13. Otimização da bateria

Agora o menu dedicado à bateria apresenta a função de “Otimização da bateria” introduzidas pelo Android 6.0 Marshmallow. Essas otimizações fazem com que os apps diminuam a atividade em segundo plano quando não forem usados em determinado período, e ao mesmo tempo permanecerem ativos para eventos importantes.

Elas vêm como padrão para quase todos os apps, e você também poderá ignorá-las para certos serviços da sua escolha, selecionando a opção "Não Otimizar" em cada um dos aplicativos da presentes na janela "Todos os apps".

bateria otimizacao marshmallow
A nova opção de ignorar otimizações de apps no que diz respeito à bateria está na aba "Todos os apps".  / © AndroidPIT

14. Ative o recurso multi-janela (root)

Os desenvolvedores do Android adoram colocar surpresas no sistema operacional. Se você é um dos que adoram os recursos escondidos do Android, saiba que pode habilitar e passar a usar o modo multi-janelas no Marshmallow. para tanto, basta preencher os seguintes requisitos:

  • Seu aparelho precisa rodar com Android 6.0 Marshmallow;
  • Acesso root;
  • O aplicativo com suporte para edição de texto, como o "Build.prop editor".
BuildProp Editor Install on Google Play

Passo 1: Modifique o seu arquivo Build.prop

Abra o aplicativo Build.prop Editor e role a página até encontrar o arquivo "ro.build.type". Clique sobre ele. Uma janela suspensa irá abrir, nela edite o "Property Value" de "user" para "userdebug" e dê o comando "salvar".

Se você possui um dispositivo da série Moto, por exemplo, é necessário "clicar no lápis e mudar manualmente o userdebug."

modo multi janelas android marshmallow app
Baixe o app "Build.prop editor" e encontre modifique o valor do arquivo "ro.build.type" / © AndroidPIT
modo multi janelas android marshmallow app 2
Depois de editar os valores do arquivo, salve as alterações e reinicie o dispositivo / © AndroidPIT

Passo 2: Salve as mudanças e reinicie o aparelho

Depois de salvar as mudanças, o sistema irá solicitar o reinício do aparelho. Aceite e aguarde até que ele volte a ligar por completo.

Passo 3: Utilize o modo multi-janelas do Android Marshmallow

Com o aparelho ligado, agora ele estará habilitado a usar a função de multi-janelas. Para tanto, será necessário habilitar o modo multi-janelas nas "Opções de Desenvolvedor" em Desenho > Modo de várias janelas

modo multi janelas android marshmallow ativar
Para passar a usar o recurso, basta habilitar o modo nas "opções de desenvolvedor" / © AndroidPIT

Para começar a usar o recurso, clique no botão multitarefas para verificar os aplicativos recém usados. Em cada um dos apps nesta página, você perceberá que um novo ícone aparece na barra superior deles, como vemos na imagem abaixo:

modo multi janelas android marshmallow modo ativo
Acessando o menu de aplicativos recém utilizados, você pode compartilhar a tela com dois apps / © AndroidPIT

Clique neste ícone e o sistema irá perguntar como você deseja ver as telas divididas. Lembrando que o terceiro layout é tela cheia. Para adicionar um segundo aplicativo, será necessário abrir novamente o menu com os aplicativos usados recentemente e clicar no layout selecionado previamente.

A função multi-janelas funciona tanto no modo paisagem quanto retrato, e cada app pode ser controlado individualmente, ou seja, sem interferência no uso do app na segunda tela. Porém, diferente daquilo que temos em smartphones como o LG G4 ou Galaxy S6 Edge+, ainda não é possível redimensionar o tamanho das telas.

15. Dois toques para acordar (root)

Talvez você até já tenha visto alguma pessoa ativando a tela do celular ao tocar duas vezes sobre a mesma, não? proprietário de dispositivos da Sony e da LG possuem a função Dois toques para acordar e podem rapidamente ver o que está no display do smartphone.

Se você possui acesso root do seu smartphone, você pode ativar tal recurso via Terminal Emulator e digitar o seguinte comando:

Echo 1> /sys/devices/soc.0/f9924000.i2c/i2c-2/20000/input/input0/wake_gesture

Infelizmente, essa configuração expira sempre que você reinicia o aparelho. Contudo, pode ser reativada refazendo o processo acima.

Quais outras dicas você gostaria de sugerir para que já possui o Android 6.0 Marshmallow no celular?

Os comentários favoritos dos leitores

250 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi