X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Android para Principiantes - Backup: O que é e como fazer?

Camila Rinaldi (tradução)
0

 

Se você é um novato no universo Android, talvez o termo backup esteja ligado apenas à Informática. Porém, quanto mais o tempo passa, mais evoluídos ficam os smartphones e, escolher um dispositivo móvel já não é algo assim tão simples, envolve desempenho e capacidade de armazenamento de dados. E informações são muito preciosas para serem perdidas, certo? Por esta razão, o assunto que vamos abordar hoje será dedicado ao backup, saiba o que é e como você pode usar este recurso. Este é um conceito muito importante no mundo do Android e pode te ajudar em mais de uma ocasião. Logo, papel e caneta na mão!

O que é um backup?

Backup é um termo em Inglês, que significa “cópia reserva de dados/arquivos” (e-mails, contatos, mensagens, aplicativos). É sempre aconselhável fazer um backup antes de rootear seu dispositivo móvel, para não perder as informações armazenadas no aparelho. Nós recomendamos sempre uma cópia de segurança antes de qualquer root.

Como fazer um backup?

Imagem: gadgetcage.com

Existem várias maneiras de fazer um backup. Isso pode ser feito separadamente, isto é, um backup de contatos, depois mensagens, de aplicativos, de registro de chamadas... ou você pode fazer um completo. Para facilitar o entendimento, hoje, vamos falar sobre a primeira opção, já que a segunda exigido um usuário “root” e pode ficar um pouco complicado para quem não está familiarizado com o processo.

Backup de Aplicativos

Para isso, a melhor opção é o Titanium Backup. Para usar este aplicativo, você deve ser root. Uma vez que tenhamos rooteado nosso gadget, precisamos apenas abrir o Titanium e selecionar a opção Copiar/Restaurar. Ao abrir ele, aparecerá uma listar com todos os aplicativos e, ao lado deles, aparecerá uma série de ícones (se você não sabe o que eles significam acesse Menu-> Ajuda-> Legenda).

Agora só precisa copiar os aplicativos que você deseja. É simples: basta selecioná-los e aparecerá um menu com várias opções. Para um backup, interessa apenas Copiar. Desta forma, passará ao cartão SD. Há também a opção de “mover todos os aplicativos de usuário para o cartão SD”, podendo, assim, agilizar o processo. Mas, para isso precisamos que o SD esteja dividido. Finalmente, recomendamos não passar à SD as aplicações do sistema, porque pode dar problemas com algumas ROMs.

Backup de Mensagens

Para recuperar todas as mensagens vamos utilizar o aplicativo SMS Backup+, que também é gratuito. É muito fácil de usar. O método para salvar as nossas mensagens, tanto da caixa de entrada quanto de saída, é passando as informações para a sua conta do Gmail. Para fazer isso, a primeira coisa a fazer é habilitar a função IMAP na sua conta do Gmail através de um navegador (Configurações de e-mail -> Encaminhamento e POP/IMAP -> Acesso IMAP -> Ativar IMAP).

Uma vez feito, temos apenas que abrir o SMS Backup+ e digitar os detalhes de login. O melhor é que o programa vai criar uma pasta especial para os SMS, organizando as mensagens conforme recebidas. Assim, teremos sempre um backup.

Backup de Contatos

Você pode fazer um backup de contatos de duas formas. Uma delas é guardar os contatos no cartão SIM, por isso, se mudar de aparelho basta inserir o cartão SIM para obter todos os contatos novamente. O problema é que, quando os contatos estão no SIM card não serão permitidas alterações nos mesmos.

A outra forma, tal como no exemplo acima, é através do Gmail. Para começar, temos que passar nossos contatos ao e-mail. Abra a Agenda de contatos no celular-> Menu-> Importar/exportar-> Importar do cartão SIM> Google. Depois disso, o Google irá sincronizar automaticamente com a sua conta do Gmail.

A lista de contatos no Gmail pode ser encontrada na parte superior à esquerda, logo acima da opção de escrever novo e-mail. Clicando na seta ao lado da palavra Gmail, você encontra a opção Contatos.

Agora todas as suas mensagens, contatos e aplicativos estarão mais seguros.

 

Comentários

Escreva um comentário:

Author
2

Alteração de Senha