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Aplicativo parou de funcionar: cinco dicas para você solucionar esse erro

Um dos problemas que assombra até o usuário mais avançado do Android é o fatal erro de “Infelizmente o aplicativo parou de funcionar”. Essa mensagem aparece quando você está usando um app e ele te força a fechar. Irritante, não é? Felizmente, há uma solução para este erro evitando que ele destrua os seus nervos. Confira aqui.

1. Limpe os dados do aplicativo

Esse problema acontece normalmente com contatos, galerias e aplicativos. O processo para arrumá-lo é quase sempre o mesmo:

  • Vá até Configurações;
  • Acesse Aplicativos > Todos;
  • Procure o aplicativo que deu erro e clique nele;
  • Limpe o cache e os dados do app.
  • Se você usa o Android 6.0 Marshmallow, clique antes em "Armazenamento" e depois em "Limpar dados".
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Limpe os dados de apps periodicamente / © AndroidPIT

Limpar o cache é a opção pela qual você deveria começar. Ele se livrará de todos os dados que fazem o aplicativo iniciar mais rápido quando você o abre. Limpar estes dados significa que o app precisará de alguns segundos mais no processo, mas seu problema principal será resolvido.

O botão Limpar dados vai apagar todos dos dados do aplicativo, incluindo pastas, configurações e contas, então não o use se não for necessário.

2. Desinstale e reinstale o aplicativo

Se o aplicativo com o qual o erro está ocorrendo não vem de fábrica no seu dispositivo, você também pode tentar desinstalar e instalar novamente o app na Play Store. Basta abrir a Play Store, ir ao menu à esquerda e clicar em Meus apps e jogos. Encontre o aplicativo e clique em Desinstalar, o que pode levar alguns segundos. Depois é só instalar novamente.

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Remova e reinstale apps / © AndroidPIT

3. Atualize o aplicativo

A função de update automático, na realidade, deveria sempre ser mantida como padrão, mas talvez este não seja o seu caso. As configurações padrão de atualização de aplicativos consomem energia e dados, por isso, mantenha a opção de update apenas quando você estiver sob a cobertura de uma rede Wi-Fi.

Tenha em mente que a atualização de aplicativos ajuda em muitos dos casos de erro em apps e podem eliminar em grande parte os travamentos e congelamentos de aplicativos no seu Android.

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Mantenha seus apps atualizados / © AndroidPIT

4. Reinicie o seu dispositivo

Você também pode tentar fazer um reset simples, que significa simplesmente desligar e ligar o seu aparelho. Esse é um método super simples e muito efetivo se o seu dispositivo está ligado há muito tempo. Desligar o seu dispositivo por alguns minutos, de tempos em tempos, é uma ótima ideia, isso vai ajudar uma smartphone lento em vários quesitos incluindo aplicativos, redes, áudio ou até seu email.

5. Último recurso: Restauração de fábrica

Se todas as opções acima falharem, você pode restaurar o seu smartphone às opções de fábrica. Antes de começar faça um backup de todos os dados do seu dispositivo.

Restaurar o seu telefone vai limpar por completo o sistema incluindo qualquer bug que possa estar presente. Com o backup feito é muito fácil reinstalar todos os dados e aplicativos depois do processo de restauração.

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Faça um reset de fábrica / © AndroidPIT

Se a Play Store for o problema, e não estiver funcionando apropriadamente, limpar o cache é o primeiro passo. Se não funcionar, limpe os dados, e finalmente desinstale as atualizações da Play Store. Siga os mesmos passos para os serviços da Play Store, mas tente passo a passo - você não vai querer perder suas preferências da Play Store a troco de nada.

E aí, conseguiu solucionar os erros com as nossas dicas? Você sabe de mais alguma dica que pode ajudar com este problema?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ilma R. há 1 mês

    Tenho preferencia por versões mais antigas de alguns apps, exatamente por que não param.
    Skype 4.9, instaframe 1.3.1, zedge 4.7.4, messenger 3.3.2 release, peggo, tubeMate,file manager, Mx player, Quickoffice, Zoom e etc...
    A
    Neste caso, basta desinstalar atualizações do google play service, e buscar uma atualização compativel com a mesma época dos apps de preferência.
    Amo fazer essas experiencias, e arquivar os apps antigos.
    Não é propaganda, não sou patrocinada.
    É preferência.

  • Steven Oliver há 1 mês

    Antes do item 5 é importante tentar o Clear Cache do próprio aparelho. Aperte o botão home, volume para baixo e power ao mesmo tempo, solte o home e depois baixe até a opção clear cache.
    O meu GPS não estava mais funcionando depois da atualização para o 6.0.1 e fiz isso. Resolveu o problema sem precisar realizar o factory reset.

  • MrFranklin há 1 mês

    Despois do passo 4 eu desinstalo o App e não uso mais. Não vou fazer um reset no meu aparelho por causa de um App.

  • Andreu Vasconcelos há 1 mês

    Atualizar o app, às vezes, é o que causa o problema. Tenho a impressão que alguns desenvolvedores não testam as atualizações antes de disponibilizá-las na Play Store. E boa parcela tb não liga para os comentários sérios que os usuários fazem a respeito do seu produto... Dos apps que eu tenho instalados, o mais atencioso é o desenvolvedor do FingerSecurity Rick Clephas. Responde prontamente a todos os questionamentos, reclamações e sugestões dos usuários. Por isso comprei funções extras pagas dentro do aplicativo. Pessoas assim merecem meu dinheiro.

  • Steven Oliver há 1 mês

    Acho que um dos motivos para os caras pararem de ler é comentário como: "Dei uma estrela porque ainda não testei. se for bom volto e reavalio". É o que mais aparece.

39 Comentários

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