O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 143 Compartilhado 49 Comentários

Meu celular caiu na água. E agora?

Se por algum descuido seu smartphone, que não é resistente à agua, caiu em uma banheira, vaso sanitário, ou no aquário do seu peixe beta, você pode se dar mal. Especialmente porque as fabricantes não cobrem danos por água. Porém, se você ficou calmo e o retirou do aguaceiro em tempo hábil, existem algumas dicas para recuperar o aparelho nadador.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
491 participantes

A água pode danificar, e muito, o seu dispositivo. A umidade representa perigo ao hardware, por isso, a primeira coisa é não tentar, de forma alguma, ligar o aparelho novamente. Você não vai querer mandar uma descarga elétrica para componentes internos molhados, certo? Isso fritaria os circuitos dele.

Caso o aparelho tenha permanecido ligado após o “mergulho”, desligue-o o mais rápido possível, pois assim, as chances de danificar o hardware serão menores. Retire também o cartão SIM e o microSD. Dito isso, abaixo seguem alguns passos que, se realizados em tempo, poderão recuperar o smartphone afogado.

Meu celular caiu na água: seque o aparelho

Com o aparelho desligado, a primeira coisa a fazer é secá-lo por fora. Para isso, utilize uma toalha com boa absorção ou mesmo papel de cozinha. Na falta destes, use papel higiênico. Assim, a água que estava por fora não representará mais um perigo ao telefone quando este for desmontado.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5215
Seque seu aparelho o mais rápido possível / © ANDROIDPIT

Meu celular caiu na água: remova da bateria (se possível)

O objetivo de retirar a bateria é dar espaço para a água evaporar, pois a ideia é fazer com que o telefone seque naturalmente. É importante notar que, quando o aparelho seca de forma natural, as chances de que volte a funcionar são altas.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5211
Remova a bateria com cuidado / © ANDROIDPIT

Meu celular caiu na água: desmonte o aparelho

Apesar da ideia ser de secagem natural do aparelho, podemos contribuir um pouco mais para este processo, abrindo-o com a ajuda de uma chave de fenda, retirando, assim, a parte traseira que envolve o smartphone.

Importante: trata-se de abrir apenas a parte traseira do aparelho. Se você não tem experiência, não tente nada mais do que isso.

Após abrí-lo, é bem possível que você encontre água sobre os componentes internos. Neste caso, utilize novamente o papel de rolo de cozinha, cuidadosamente, para absorver as gotas que permaneceram.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5208
Desmonte o aparelho / © ANDROIDPIT

Meu celular caiu na água: aspire o aparelho à mão

Todas as dicas neste artigo devem ser realizadas com muita cautela, pois lembre-se: o objetivo é recuperar o aparelho e não terminar de destruí-lo.

Sendo assim, outra possibilidade que auxilia no processo de secagem natural do telefone é utilizar um aspirador de pó para sugar a água e a umidade de dentro do dispositivo. Porém, lembre-se de não deixar nenhum parafuso próximo à boca do aspirador ou qualquer outro objeto que possa ser sugado pelo eletrodoméstico.

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5220
Não tinhamos um aspirador à mão, mas você entendeu, não é? / © ANDROIDPIT

Meu celular caiu na água: remova a umidade

Em seguida, coloque o aparelho em um recipiente com arroz cru por cerca de 24 horas. Porém, preste atenção: coloque apenas um dos lados do aparelho em contato com o arroz. Assim, nenhum resíduo do grão vai entrar no aparelho.

O arroz vai sugar a umidade, deixando o seu smartphone sequinho. È importante que o recipiente esteja fechado para que o arroz absorva a umidade do celular e não a do ambiente externo. Um bom pote neste caso seria um Tupperware ou uma vasilha fechada com plástico filme.

Meu celular caiu na água: ligue o aparelho (e cruze os dedos)

Depois destes cinco passos, junte todas as partes - capa traseira, parafusos, cartões e bateria - e ligue o aparelho novamente. Caso o telefone não funcione, é porque o banho que ele levou durou muito tempo e a melhor opção mesmo é levá-lo para a assistência técnica. 

AndroidPIT Wet samsung galaxy S5 5222
Agora chegou a hora da verdade! / © ANDROIDPIT

Caso contrário, tudo saiu a seu favor e você conseguiu salvar o seu querido Android. Aproveite e redobre os cuidados!

E aí, conseguiu recuperar o seu smartphone? Você foi rápido o suficiente? Comente aqui

49 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu galaxy s5 molhou, tomei uma chuva daquelas, quando cheguei em casa, a tela piscou e apagou. Sequei o aparelho, muito nervoso, coloquei no arroz, mas quando liguei, o display não acendeu, o celular vibra, acende o led na cor azul (iniciando o sistema) e do nada, sem acender ele desliga o led e pronto. morreu. Fazendo isso sempre, nunca liga! Alguem pode dizer se o problema está na placa ou no display?

  • deixei meu s6 cair no vaso, tirei e desliguei na hora, não quis desmontar pra não arriscar perder a garantia, deixei ele em um pote com arroz por 48 horas, liguei ele e ele parecia normal, mas o toutch tava ruim, dando uma travada, desliguei e deixei no arroz por mais um dia, e ele ligou normalmente com o toutch perfeito.

  • Olá, meu celular caiu no vaso, continuou ligado.. ai sequei,,depois desliguei.. a bateria estava dando como perdida.. pus pra carregar.. ligou normal.. pus pra secar no arroz.. ai o touch tava marrom..piscando..agora ligo vibra, mas não aparece nada na tela. Será que queimou?

  • Otimas dicas

  • Detalhe que o Smartphone da foto é um Galaxy S5 que é a prova d'água kkkkk

  • Em suma, da próxima compre um à prova de líquidos, dá menos trabalho e chatice.

  • Boas dicas,vlw

  • A primeira vez que meu celular molhou não foi na água, e sim em um copo de leite que eu estava tomando... '-' pois é...

  • compre um a prova d'água

  • Arroz é kkkkkk melhor levar na assistência pra desmontar e secar

  • 1 - rezar 2- siga as outras dicas

  • Ah, o arroz... o salvador para muita gente!

  • Já tive esse problema com 3 aparelhos de marcas diferentes e funcionou para todos. Ótima dica !!!

  • Dicas muito boas Lia!
    E já que esta no gás de tanta matéria boa já feita essa semana, poderia fazer uma falando sobre os Smartphones a prova d´água, quais opções temos, qual o melhor e etc!

  • Boas dicas e funcionam, minha irmã conseguiu a façanha duas vezes uma jogou o celular, sem querer, na lagoa do sítio, ficou submerso por 4 dias, depois de recuperado foi feito várias dessas, só aconselho não usar o secador de cabelo, meu cunhado arrancou a câmera do celular com ele...rs. Esta funcionando perfeitamente, exceto pela câmera. Esse final de semana ela conseguiu fazer novamente lavar o celular, ficou no bolso da calça que foi para lavar, ontem ela me devolveu meu celular reserva pq o celular esta funcionando perfeitamente. Foi com dois celulares diferentes, um galaxy gran duos e galaxy s4.

  • Simplesmente secar e colocar dentro de um pote com arroz. Cobri-lo totalmente.. O arroz puxara toda a umidade do aparelho.

  • Muito boas as dicas,mais o recomendado mesmo e retirar a bateria (se possível ) não ligar o aparelho de forma alguma e levar o aparelho imediatamente até uma assistência técnica,lá eles limpam e evitam a oxidação dos componentes.

  • "O objetivo de retirar a bateria é dar espaço para a água evaporar". Sério msm q o motivo de tirar a bateria é esse???

Mostrar todos os comentários
143 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi