O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 437 Compartilhado 50 Comentários

Google confirma ciclo anual de atualizações do Android

O ciclo de atualizações do Android nunca foi dos mais regulares. Se você se lembra, houve apenas cinco meses de intervalo entre o Android 1.5 Cupcake e o Android 1.6 Donut. Esse pequeno intervalo diminuiu ainda mais com a atualização para o Android 2.0 Eclair, que saiu apenas um mês após o Donut. Mais recentemente, contudo, intervalos de seis meses a um ano são mais comuns, mas agora o Google praticamente confirmou um ciclo anual de atualizações do Android.

Numa entrevista recente, o Vice-Presidente de Engenharia do Google, Hiroshi Lockheimer, confirmou ao site Fast Company que a companhia irá lançar uma grande versão do Android por ano a partir de agora. Eis o que Lockheimer disse:

“Depois que crescemos como plataforma, percebemos que previsibilidade é importante para toda a indústria: desenvolvedores, fabricantes, operadoras e consumidores… Portanto chegamos a uma cadência anual de grandes lançamentos. Dessa forma, num ano lançamos o J, por exemplo, e no ano seguinte o K, depois o L e neste ano lançaremos o M, e assim pode-se prever o que acontecerá no ano que vem.”

AndroidPIT Galaxy S5 Lollipop KitKat
KitKat em 2013, Lollipop em 2014, M em 2015, N em 2016... / © ANDROIDPIT

Essa estrutura já vinha sendo empregada com o lançamento do Android 4.4 KitKat junto ao Nexus 5 no dia 31 de Outubro de 2013. Àquele lançamento segui-se um ano depois o Android 5.0 Lollipop no Nexus 6, em 12 de novembro de 2014. Portanto, podemos esperar o lançamento do Android M em outubro/novembro deste ano.

Rumores recentes, contudo, indicam que a versão final do Android M pode estar pronta já em agosto. Certo mesmo é a apresentação da versão prévia durante o Google I/O 2015, a conferência anual da companhia, para que os desenvolvedores tenham tempo de adaptar seus aplicativos ao novo software.

O que você gostaria de ver no Android M?

Os comentários favoritos dos leitores

50 Comentários

Escreva um comentário:
  • Acho q o Google está sendo precipitado demais em lançar as atts do Android anualmente. Devia ser um ciclo de 1 ano e meio ou 2 assim seria um tempo bom para as empresas liberarem para os demais usuários e tempo suficiente pra correção de bugs e claro a experiencia de nós consumidores de usarmos o novo OS.

  • Muita gente reclama da fragmentação dos dispositivos com a versão mais recente do adnroid, que chegou a pouco aos 10% totais. O próprio Hiroshi Lockheimer, nessa mesma entrevista, disse o porque dessa fragmentação.
    Eles nao querem se prender em atualizações que sirvam para hardwares mais modestos, para não se limitarem tanto na questão de evolução da tecnologia do seu sistema, e vendo por este ponto, eu acho isso SUPER válido.
    Só não gostei que a linha Nexus agora só receberá dois ciclos de atulizações, nos forçando a atualizar de aparelho =\

    • Pra mim está de bom tamanho.
      2 anos é o tempo de troca de aparelho. O desempenho não é o mesmo, as quedas não foram poucas e com certeza você estará com uma tela trincada (claro, se você não usar alguma proteção), sem falar da bateria que vai estar um lixo, ainda mais num país quente como o Brasil.

      • Calma aí né cara, com certeza estará com tela trincada? Tem gente que sabe ter cuidado com o aparelho sem precisar de proteção pro aparelho, meu Galaxy S2 não tem 1 arranhão na tela nem trincado, o máximo que ele tem é um início de desgaste no vidro da câmera que nem chegou na frente da lente. E outra, não é só porque o aparelho vai receber 2 atualizações anuais que se deve trocar ele assim que ele atualizar pela última vez, nem todo mundo sente essa necessidade.

  • Isso vai ser muito bom. Atualizando o sistema anualmente fica mais fácil e rápido deles resolverem possíveis faltas. Acredito que seja uma ótima forma de aumentar o desempenho do Gadjet cada vez mais rápido e em todos os aspectos.

  • Já to com o 5.1.1 no meu nexus 5 desde segunda feira 25/05 , e posso dizer que a bateria melhorou consideravelmente ! E o bug de fechar os apps sumiu.

  • atualizações são bem vindas, más dentro de um prazo não muito curto, um ano está de bom tamanho!

  • EEEeee... ja cansei dassa brincadeira kkk . Pra mim o que importa mesmo é que continue evoluindo , quem é que fica ao menos 3 anos com o mesmo smartphone ?? O Povinho que gosta de estar na moda kkk

  • Eu já estou com a atualização 5.1.1

  • a melhor coisa é quando seu aparelho atualiza para uma versão nova completamente instável e quando a google lança a correção, seu aparelho n libera atualização... :)

  • Quero ver como as fabricantes vão fazer isso. Se até agora o 5.0 não chegou nem a 50% dos aparelhos... O meu mesmo, a sony prometeu, prometeu e até agora nada, capaz de morrer sem mesmo

    • Tenha paciência! Como eu também estou tendo com comentários do tipo: "[…] vai morrer no 4.x.x".
      Nenhuma empresa falaria aos 4 cantos que vai atualizar o celular e não atualiza. A Motorola demorou com o Moto X 2013, mas tá aí agora.
      Paciência gente, paciência!

  • Por que colocaram a foto de um Samsung?
    E não de um Nexus?

  • Qualidade nas atualizações.....sem bugs .

  • Lançando a versão sem bugs e sem precisar lançar um outro pack de atualização seria perfeito. Assim acabaria com os usuários patéticos que recebem o x.0 e quando sai o x.0.1, mesmo não resolvendo nenhum problema do celular dele, já querem. 😑

  • Em que ano acaba o alfabeto? xD

  • eu que naum atualizo mais o meu moto g1, depois q atualizei pra 5.0.2 fiko mais lento
    deixa assim como ta...

Mostrar todos os comentários
437 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi