O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
127 Compartilhado 14 Comentários

Saiba como cancelar compras e pedir reembolso na Google Play Store

Aplicativos pagos nem sempre são sinônimo de qualidade. Eu mesmo já comprei alguns jogos na Play Store e fui surpreendido pela incompatibilidade com meu aparelho durante a instalação. Neste artigo, divido com vocês os passos básicos que precisei seguir para pedir o cancelamento e o reembolso da compras feitas dentro da loja do Big G.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
1504 participantes

O que pode ser reembolsado no Google Play?

Praticamente tudo o que está disponível no Google Play é reembolsável, exceto as revistas compradas individualmente, ou seja, aquelas que você obteve de maneira avulsa, sem assinatura com a editora. Na verdade, tirando jogos e aplicativos, os demais produtos disponíveis na loja só podem ser reembolsados caso não tenham sido abertos ou executados no aparelho.

Por exemplo, se você comprar uma música ou filme, o reembolso só pode ser solicitado caso você ainda não tenha assistido ou ouvido sua compra. Em casos extremos, esses itens são reembolsados se apresentarem defeitos no conteúdo, como ausência de legendas, faixas ausentes num álbum ou conteúdo diferente do anunciado na descrição do produto.

O aplicativo ou jogo só pode ser reembolsado um vez, ou seja, se você já fez esta compra antes, devolveu, comprou de novo e quer devolver, não funcionará. 

Quanto tempo eu tenho para pedir o reembolso?

Existe uma diferença de tempo para solicitar um reembolso, que muda de acordo com o tipo da compra. Apps e jogos com problemas podem ser reembolsados em até duas horas após a compra. Após esse período, o veredito de reembolso não é feito pelo Google e sim pelo desenvolvedor do app, que analisará se a sua solicitação é será aceita ou não.

Livros, revistas, filmes e músicas são reembolsáveis em até 7 dias úteis após a compra. Lembrando que caso você comece a assistir um filme alugado, por exemplo, terá 48 horas para finalizar o período do aluguel, o que impossibilitará o pedido de reembolso.

A seguir, você pode conferir os prazos para retorno do dinheiro:

Forma de pagamento Tempo para estorno do dinheiro
Cartão de crédito (nacional ou internacional) 7 dias úteis (podendo chegar a 10 dependendo da administradora do cartão ou do banco)
Vale-presente (Gift card) 1 dia útil
Saldo do Google Wallet 1 dia útil
Recarga de crédito 1 dia útil
PayPal 5 dias úteis

Pedindo reembolso para o Google

Agora que você já sabe quais são os prazos e as condições para solicitar um reembolso, iremos mostrar o passo a passo para solicitar seu dinheiro de volta direto com o Google. Lembrando que o procedimento é válido apenas para compras que estejam dentro do prazo cabível para reembolso. Vamos lá:

  • Abra a Play Store;
  • Acesse o menu lateral e clique em "Minha conta";
  • Desça a página até a opção "Histórico do pedido";
  • Caso a compra esteja em tempo de reembolso, ao clicar sobre ela aparecerá a opção "Reembolso"
  • Clicando em reembolso o app será removido do dispositivo

Após esse processo, o item aparecerá com a descrição ''Cancelado''. O Google envia um e-mail automático para que o usuário possa acompanhar o pedido de reembolso. Nessa etapa não há necessidade de justificar o motivo da devolução.

pedidosreembolsopalystore
Solicitando reembolso de compras com o Google pelo Android / © ANDROIDPIT

Pedindo reembolso para o desenvolvedor

Caso seu prazo de reembolso tenha excedido e você esteja dentro das condições de devolução, será possível entrar em contato diretamente com o desenvolvedor do app para solicitar o estorno da compra.

Vale lembrar que é recomendável que você leve em consideração o idioma do desenvolvedor. Logo, talvez seja necessário redigir um e-mail em inglês, que é um idioma universal. Vamos aos passos:

  • Abra a Play Store;
  • Pesquise pelo app comprado;
  • Desça a página do app até o fim;
  • Selecione "Enviar e-mail"

Como mencionei anteriormente, o contato com o desenvolvedor não garante o reembolso, visto que é necessário uma análise para que o pedido seja atendido.

pedidoreembolsodesenvolvedor
Pedindo reembolso de compras com o desenvolvedor / © ANDROIDPIT

O que mais eu posso fazer para ser reembolsado?

Basicamente, essas são as duas formas para conseguir o reembolso de compras no Google Play. Entretanto, a central de suporte do Google pode ajudar o usuário esclarecendo questões importantes que envolvem a compra de algum app, como o travamento do download ou em casos de cancelamentos indevidos.

Para entrar em contato com o suporte do Google Play, ligue para: 0800 724 8149. A central de suporte do Google funciona durante os setes dias da semana e 24 horas por dia.

E aí, essas dicas foram úteis para você? Alguma vez você precisou pedir reembolso de algo comprado no Google Play?

127 Compartilhado

14 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi