Saiba como cancelar compras e pedir reembolso na Google Play Store

AndroidPIT install google play store 01
© nextpit

Aplicativos pagos nem sempre são sinônimo de qualidade. Eu mesmo já comprei alguns jogos na Play Store e fui surpreendido pela incompatibilidade com meu aparelho durante a instalação. Neste artigo, divido com vocês os passos básicos que precisei seguir para pedir o cancelamento e o reembolso das compras feitas dentro da loja do Big G.

O que pode ser reembolsado no Google Play?

Praticamente tudo o que está disponível no Google Play é reembolsável, exceto as revistas compradas individualmente, ou seja, aquelas que você obteve de maneira avulsa, sem assinatura com a editora. Na verdade, tirando jogos e aplicativos, os demais produtos disponíveis na loja só podem ser reembolsados caso não tenham sido abertos ou executados no aparelho.

Por exemplo, se você comprar uma música ou filme, o reembolso só pode ser solicitado caso você ainda não tenha assistido ou ouvido sua compra. Em casos extremos, esses itens são reembolsados se apresentarem defeitos no conteúdo, como ausência de legendas, faixas ausentes num álbum ou conteúdo diferente do anunciado na descrição do produto.

O aplicativo ou jogo só pode ser reembolsado uma vez, ou seja, se você já fez esta compra antes, devolveu, comprou de novo e quer devolver, não funcionará. 

Quanto tempo tenho para pedir o reembolso?

Existe uma diferença de tempo para solicitar um reembolso, que muda de acordo com o tipo da compra. Apps e jogos com problemas podem ser reembolsados em até duas horas após a compra. Após esse período, o veredito de reembolso não é feito pelo Google e sim pelo desenvolvedor do app, que analisará se a sua solicitação é será aceita ou não.

Livros, revistas, filmes e músicas são reembolsáveis em até 7 dias úteis após a compra. Lembrando que caso você comece a assistir um filme alugado, por exemplo, terá 48 horas para finalizar o período do aluguel, o que impossibilitará o pedido de reembolso.

A seguir, você pode conferir os prazos para retorno do dinheiro:

Prazos de reembolsos do Google Play

Cartão de crédito (nacional ou internacional) 7 dias úteis (podendo chegar a 10 dependendo da administradora do cartão ou do banco)
Vale-presente (Gift card) 1 dia útil
Saldo do Google Pay 1 dia útil
Recarga de crédito 1 dia útil
PayPal 5 dias úteis

Pedindo reembolso para o Google

Agora que você já sabe quais são os prazos e as condições para solicitar um reembolso, iremos mostrar o passo a passo para solicitar seu dinheiro de volta direto com o Google. Lembrando que o procedimento é válido apenas para compras que estejam dentro do prazo cabível para reembolso. Vamos lá:

  • Abra a Play Store;
  • Acesse o menu lateral e clique em "Conta";
  • Desça a página até a opção "Histórico de compra";
  • Caso a compra esteja em tempo de reembolso, ao clicar sobre ela aparecerá a opção "Reembolso"
  • Clicando em reembolso o app será removido do dispositivo

Após esse processo, o item aparecerá com a descrição ''Cancelado''. O Google envia um e-mail automático para que o usuário possa acompanhar o pedido de reembolso. Nessa etapa não há necessidade de justificar o motivo da devolução.

Screenshot 20200109 182317 side
© NextPit (captura de tela)

Pedindo reembolso para o desenvolvedor

Caso seu prazo de reembolso tenha excedido e você esteja dentro das condições de devolução, será possível entrar em contato diretamente com o desenvolvedor do app para solicitar o estorno da compra.

Vale lembrar que é recomendável que você considere o idioma do desenvolvedor. Logo, talvez seja necessário redigir um e-mail em inglês, que é um idioma universal. Vamos aos passos:

  • Abra a Play Store;
  • Pesquise pelo app comprado;
  • Desça a página do app até o fim;
  • Selecione "Enviar e-mail"

Como mencionei anteriormente, o contato com o desenvolvedor não garante o reembolso, visto que é necessária uma análise para que o pedido seja atendido.

O que mais posso fazer para ser reembolsado?

Basicamente, essas são às duas formas para conseguir o reembolso de compras no Google Play. Entretanto, a central de suporte do Google pode ajudar o usuário esclarecendo questões importantes que envolvem a compra de algum app, como o travamento do download ou em casos de cancelamentos indevidos.

Para entrar em contato com o suporte do Google Play, ligue para: 0800 724 8149. A central de suporte do Google funciona durante os setes dias da semana e 24 horas.

E aí, essas dicas foram úteis para você? Alguma vez você precisou pedir reembolso de algo comprado no Google Play?

Artigo seguinte
6 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • FF Platina 1
    FF Platina 25/06/2021 Link para o comentário

    eu fiz o meu cadastro para a goblopley e pretendia usar o cartao pre pago.o plano de 19.90 por mes e decontrou tudo em meu cartao.quero de volta meu dinheiro ate pq teria q ter uma comfirmacao nossa no final e n tem vai direto.


    • Rubens Eishima 29
      Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      25/06/2021 Link para o comentário

      Caso o cancelamento no Google Play não tenha funcionado, talvez seja possível pedir o cancelamento (e estorno do valor) junto à empresa do cartão.

      O problema é que o processo costuma ser BEM chato :/


  • 1
    Daniel Vilela Fonseca 26/08/2020 Link para o comentário

    Na minha conta não tem "historico de compra" pra fazer o cancelamento de uma compra. O que devo fazer?


  • 1
    Daniel Vilela Fonseca 26/08/2020 Link para o comentário

    Preciso cancelar meu curso de Frances, não quero cancelar meu cartão


  • 1
    Maiara 06/08/2020 Link para o comentário

    Boa noite! Segui os passos, mas na minha conta não tinha essa opção "Reembolso". Será que passou o tempo de reembolso?


  • 73
    Jairo rios 09/07/2020 Link para o comentário

    Já pedi reembolso , funcionou sem problemas.

    Bruno Salutes

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.