O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 11 Compartilhado Sem comentários

Como configurar o acesso à câmera Flash e microfone no Google Chrome

Na semana passada, uma informação relativa a uma rude falha de segurança envolvendo o Flash integrado ao navegador Chrome quase passou despercebida. Usando determinada combinação de códigos e design fictício, uma empresa de pesquisa em segurança reportou que um hacker poderia facilmente ter acesso a webcam e ao microphone do seu computador sem você nunca desconfiar disto. Apesar da Google ter dado uma resposta imediata ao erro, sempre vale seguir o ditado de que "é melhor previnir que remediar", certo"? Assim, saiba como configurar o acesso à câmera Flash e microfone no Google Chrome.

erro chrome flash
Previna-se contra futuros problemas relacionados ao acesso à câmera Flash e microfone no Chrome! / © Google/AndroidPIT

A falha de segurança

Antes de mais nada, é preciso dizer que o Chrome é um serviço considerado seguro e está em constante pesquisa. Dito isso, uma falha no Flash incorporado ao navegador da Google podia expor a câmera e o microfone dos usuários na internet, ou seja, um exploit bem desenvolvido poderia transformar o seu computador em um trasmissor em tempo real de áudio e vídeo. Nada legal, certo?

O ataque consiste na colocação de um elemento transparente do Flash em uma página. Uma vez que o usuário clica em algum elemento do Chrome, o hacker passa a ter acesso à webcam e ao microfone do dispositivo. Como se isso já não bastasse, fica ainda pior. Este bug não está suscetível apenas aos usuários do OS Windows. Uma vez que este é um problema envolvendo o Flash player integrado ao Chrome, este ataque pode acontecer com usuários do OS X, Linux e até mesmo Chrome OS.

Outros navegadores, como Firefox, Opera e IE, lidam de forma diferente com a transparência e, por isso, não oferecem tal bug. Entretanto, assim que a Google tomou conhecimento do problema, corrigiu esta falha de segurança. Como informado no blog do Chrome, no dia 18 de junho, uma atualização para corrigir o erro foi realizada para as plataformas Windows, Macintosh e Chrome.

Procedimento

Apesar do problema ter sido solucionado às pressas pela Google, é sempre bom saber como elevar as sua segurança e privacidade na internet, por isso, saiba como gerenciar as configurações de acesso de sites que usam o plug-in do Adobe Flash Player para integrar a funcionalidade de mídia para coisas como, por exemplo, videoconferência, que talvez precisem de acesso a seu microfone e câmera.

Quando for solicitado ao seu dispositivo o acesso à câmera flash e ao microfone, você pode tomar as seguintes ações:

Permitir: permite que o site acesse a câmera e o microfone no momento. Você também pode marcar a caixa de seleção Lembrar para sempre permitir que esse site acesse a câmera e o microfone.

Negar: impede que o site acesse a câmera e o microfone. Neste caso, preste atenção, pois alguns sites podem não funcionar corretamente se você nega o acesso. Por exemplo, você pode não conseguir participar de uma videoconferência.

Configuracoes camera flash chrome
Este menu você encontra na página de ajuda do Flash Player na Adobe! / © Google Support

Passo-a-passo

  1. Clique no menu do Google Chrome na barra de ferramentas do navegador.
  2. Selecione Configurações.
  3. Clique em Mostrar configurações avançadas.
  4. Na seção "Privacidade", clique no botão Configurações de conteúdo.
  5. Na seção "Câmera Flash e microfone":
  • Perguntar-me quando um site quiser usar a câmera e o microfone: marque esta opção se desejar que o Google Chrome o alerte sempre que um site solicitar acesso à câmera e ao microfone.
  • Impedir que todos os sites usem a câmera e o microfone: selecione esta opção para negar automaticamente todos os pedidos de sites para acessar a câmera e o microfone.
  • Gerenciar exceções: use esta opção para remover permissões concedidas anteriormente para sites específicos.

Caso você opte por "impedir que todos os sites usem a câmera e o microfone", abaixo do botão "Gerenciar exceções", aparecerá a opção para mudar as configurações do Adobe Flash Player para câmera e microfone. Acessando o link, você será redirecionado para o painel de configurações de privacidade do site, em uma página de ajuda do Flash Player, no site da Adobe.

Acesse a opção conforme identificada na imagem abaixo e configure as suas permissões de privacidade para a câmera e/ou microfone, selecionando os websites relacionados na lista oferecida na parte inferior da caixa de diálogo:

privacidade adobe flash player
© Adobe/AndroidPIT
11 Compartilhado

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi