O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
181 Compartilhado 34 Comentários

Saiba como encontrar o seu celular perdido usando os serviços do Google

Perder um smartphone é uma das situações mais desagradáveis que estamos sujeitos. Muitas vezes, achamos que o aparelho foi roubado ou deixado em algum lugar que passamos recentemente, mas, em alguns casos, o celular está em alguma mochila ou gaveta dentro de casa. Continue lendo este artigo e saiba como encontrar o seu Android perdido independente da situação.

Como encontrar um celular perdido

O segredo para encontrar um celular perdido pode se resumido em apenas uma palavra: Google. O dono do SO mais utilizado no mundo oferece duas ferramentas que possibilitam a localização de aparelhos que rodam com Android, são elas: a busca do Google e o Gerenciador de Dispositivos.

Ambas as ferramentas funcionam tanto na web quanto no smartphone. Para utilizá-las, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira quais são no tópico a seguir.

Como funciona a localização de celulares perdidos

Antes de recorrer a estes serviços, saiba que alguns cuidados básicos são necessários para que ambos funcionem conforme o esperado. O funcionamento dessas plataformas de localização dependem de alguns serviços ativos no celular. Assim, procure seguir as recomendações abaixo para que tudo funcione da maneira correta:

  • Os serviços de localização precisam estar ativados
  • É favorável que o GPS esteja ativado
  • Mantenha a internet móvel ou W-Fi do celular ativados

Como localizar o seu smartphone usando o Gerenciador de Dispositivos

Agora que você já sabe quais serviços precisam estar ativados no seu celular para que tudo funcione bem, vamos ao passo a passo. Antes de mais nada, é necessário ativar o gerenciador de dispositivos no seu smartphone e associá-lo à sua Conta do Google (Gmail). 

Se você utiliza múltiplas contas, escolha o e-mail que você classifica como primordial. Agora, se você possui mais de um proprietário logado no aparelho, saiba que apenas o perfil do administrador pode ser vinculado e associado. Entenda a diferença entre múltiplas contas e proprietário no artigo abaixo:

Para associar a conta com o Gerenciador de dispositivos Android, vá até: Configurações do sistema> Segurança> Administração do dispositivos e marque o Gerenciador de Dispositivos Android. Se você preferir, poderá baixar o aplicativo oficial do gerenciador direto no Google Play.

localizadorsmartphonesgoogle
Associe o Gerenciador de Dispositivos à sua conta do Google / © ANDROIDPIT
Gestor de Dispositivos Android Install on Google Play

Para localizar o dispositivo, acesse: google.com/android/devicemanager. Automaticamente será exibida a localização do seu aparelho num mapa. É possível utilizar as opções de bloqueio do aparelho, remover o conteúdo interno e, inclusive, tocar um som de alarme.

localizadorsmartphonegerenciador
Painel do Gerenciador de Dispositivos Android na web / © ANDROIDPIT

Como localizar o seu smartphone usando a busca do Google

Para localizar um smartphone usando a busca do Google, algumas modificações precisam ser feitas no idioma padrão de pesquisa, que deve ser alterado do português para o inglês. Se isso não é um problema para você, acesse: myaccount.google.com a partir do Chrome e mude o idioma padrão de pesquisa.

Feito isso, basta abrir o navegador a partir de qualquer aparelho e dizer a frase "Find my phone". Entretanto, é necessário que seu Gmail esteja logado no aparelho que está sendo utilizado como localizador.

findmyphonechrome
O recurso Find My Phone localiza celulares Android perdidos direto do navegador/ © ANDROIDPIT

Posso confiar no localizador de celulares do Google?

Sim, desde que que os serviços de localização e a internet estejam ativados, como mencionamos no início deste artigo. Se você foi furtado, por exemplo, o ladrão pode muito bem desligar o aparelho, remover a bateria ou o chip-SIM. Assim, nessas condições, nenhum serviço de localização, incluindo os do Google, podem funcionar.

Você já perdeu seu celular? Como fez para localizá-lo?

34 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi