O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 127 Compartilhado 14 Comentários

Como instalar o WhatsApp em seu computador

De longe, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular hoje em dia. Apesar de o serviço ter bem mais usuários do que a concorrência, a função oficial de usá-lo no computador só chegou recentemente com o WhatsApp Web. Além dele, mostro abaixo outro método não-oficial através do BlueStacks.

buuk
© AndroidPIT

Como instalar o WhatsApp Web

É muito simples e não leva mais do que 2 minutos. Você poderá receber e enviar mensagens através do Google Chrome (não funciona em nenhum outro navegador). Mas existem certas condições, como ter o smartphone ligado, e que este possa receber mensagens. Se o seu aparelho estiver desligado ou não tiver Wi-Fi, o WhatsApp Web não receberá nada, e você não poderá enviar mensagens.

Estes são os passos a seguir:

  • Atualize o WhatsApp através da Google Play;
  • Entre no site web.whatsapp.com. Sempre através do Chrome;
  • No WhatsApp, vá até Configurações –> WhatsApp Web;
  • Escaneie o código QR que aparece no navegador do seu PC;
  • WhatsApp Web se abrirá automaticamente.
whatsapp web espana
A interface do WhatsApp Web. / © ANDROIDPIT

Como instalar o WhatsApp usando BlueStacks

Existem pelo menos três aplicativos com os quais você pode instalar o WhatsApp em seu pc: o BlueStacks, o Wassapp e o YouWave. Vou usar o primeiro neste tutorial. O processo é bastante simples é leva aproximadamente 15 minutos. A primeira coisa de que irá precisar é o emulador de Android Bluestacks. Esse programa irá configurar a homescreen e os programas do Android em seu computador. Entre eles, a Google Play, de onde baixaremos o WhatsApp.

Atenção para os seguintes detalhes:

  • Quando ativar o WhatsApp em seu computador, a conta no seu smartphone será desativada, pois ela só permite um dispositivo por conta;
  • O BlueStacks é um aplicativo em inglês. Evite o uso de acentos e sinais de outras línguas que não estejam presentes no alfabeto inglês.

Dito isso, vamos ao passo-a-passo:

1. Faça o download do BlueStacks e do WhatsApp Emulator . Siga as indicações de instalação mostradas durante o processo.

2. Quando abrir o programa, você verá um ícone de busca no canto superior esquerdo, que deverá usar para procurar o WhatsApp.

buuk
O ícone de busca está no canto superior esquerdo. / © AndroidPIT
buuk
Procure pelo WhatsApp. / © AndroidPIT

3. Para procurar o aplicativo, o BlueStacks requer duas medidas de configuração. Por essa razão, ele abrirá uma janela chamada One Time Setup. Siga as instruções até ver a mensagem “You are all done!”

4. Terminado esse processo, a Google Play será aberta. Agora basta inserir os dados da sua conta.

5. Dentro da Google Play você deve buscar e fazer o download do WhatsApp.

6. Por último, você só tem que configurar a sua conta no aplicativo indicando o seu número de telefone e país. Em seguida, receberá um código de verificação de 6 dígitos pelo smartphone, o qual deve ser inserido no campo de verificação do programa. E pronto!

Pontos negativos

Para mim, o principal problema é o fato de o WhatsApp não poder ser usado em dois dispositivos de uma só vez. Seria preciso ter duas contas (e portanto dois números de telefone) para poder usar o smartphone e o pc ao mesmo tempo.

Se não tiver os seus contatos sincronizados com o Google, eles não aparecerão de pronto, e sim apenas quando lhe escreverem uma mensagem. Ao menos é possível adicionar contatos a partir do aplicativo rodando no computador.

buuk
Graças ao BlueStacks podemos ter o WhatsApp em nosso pc com o mesmo visual. / © AndroidPIT

Por último, não é possível enviar mensagens de voz, e tive problemas ao enviar imagens (mesmo que em teoria a função seja habilitada). Por outro lado, podem-se receber tanto arquivos de imagem quanto de som.

Se tiver algum outro problema durante ou após a instalação, por favor compartilhe a sua experiência conosco nos comentários.

14 Comentários

Escreva um comentário:
127 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi