O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
833 Compartilhado 292 Comentários

Como se livrar do efeito Burn-in na tela do seu Moto G4

Efeito Burn-in (ou tela-fantasma) é o nome dado a uma descoloração permanente de uma parte da tela do smartphone, causada pela utilização irregular dos pixels. O uso prolongado de imagens estáticas pode criar uma sombra ou fantasma permanente dessa imagem no display. Neste artigo você descobre como corrigir esse problema que tem se tornado comum em alguns exemplares do Moto G4.

O que é o efeito Burn-in?

A tela-fantasma acontece quando os compostos de fósforo que emitem luz para produzir imagens perdem a sua intensidade com o uso prolongado. Além disso, o uso irregular - apenas uma parte da tela iluminada por muito tempo, por exemplo - pode “queimar” essa imagem no display, a qual passa a ser visível o tempo todo.

A Samsung, por exemplo, na tentativa de evitar tal problema na linha Galaxy S7, oferece o recurso Always On sempre em movimento na tela de bloqueio, pois caso optasse por mostrar o horário e as notificações de forma estática, o display poderia ficar marcado.

AndroidPIT samsung s7 edge always on display 0022
O recurso Always On do Galaxy S7 Edge / © AndroidPIT

O problema é comum e afeta, principalmente as telas AMOLED - ainda que os displays de LCD também não estejam completamente livres desse bug. Modelos de smartphones onde a barra de navegação traz os botões virtuais de forma permanente costumam ser vítimas desse bug.

Este problema está relacionado ao hardware do aparelho

Este problema está relacionado ao hardware do aparelho, neste caso, à tela. Desta forma-se o seu aparelho estiver apresentando tal defeito, entre em contado com a fabricante do aparelho, ou com a loja na qual você o comprou e peça a troca do dispositivo ou, pelo menos, da tela do mesmo. Como este é um problema que pode ser identificado logo nas primeiras semanas de uso do dispositivo, muito provavelmente este tipo de serviço não irá gerar custos. Lembre-se que, caso você tente trocar a tela do aparelho manualmente, você irá perder a garantia do mesmo.

Agora, se o seu smartphone está apresentando o efeito Burn-in na tela e você já não tem mais garantia e não quer pagar pela assistência técnica, você poderá utilizar como paliativo algumas soluções para restaurar a qualidade de imagem do dispositivo, principalmente na forma de aplicativos, disponíveis no Google Play. Confira três deles:

Screen Burn-in Tool

O princípio do app é simples: uma sequência de cores primárias é exibida em toda a superfície da tela do seu dispositivo, e dessa forma os pixels “queimados” são restaurados.

Na verdade, essa também era a função original dos salva-telas de computadores: aquela imagem dinâmica que aparece quando a tela está ociosa faz os pixels “se exercitarem” e não permanecerem iluminando a mesma área do display sempre. O processo é automático e em nossos testes durou 26 minutos.

screen burn in tool
Screen Burn-in Tool: processo simples para reparar o "efeito-fantasma" / © AndroidPIT
Screen Burn-in Tool Install on Google Play

AMOLED Burn-in Fixer

Compatível apenas com smartphones Android que trazem o Lollipop ou superior como sistema operacional - já que ele usa a funcionalidade de Cores Invertidas/ Cores negativas - este app tende a forçar os pixels atingidos pelo Burn-in, fazendo com que eles voltem a exibir as cores corretas.

O processo é automático e pode demorar entre 15 e 25 minutos para ser completado. Em nossos testes, ele durou 19 minutos.

amoled burn in fixer app
AMOLED Burn-in Fixer: exclusivo para smartphones Android com Lollipop+ / © AndroidPIT

Além disso, para comprovar se o display do celular está sofrendo com o Burn-in, o AMOLED Burn-in Fixer faz um teste na tela. Ele utiliza jogos de cores que mostram ao usuário onde estão localizados os pixels afetados pelo problema. 

AMOLED Burn-in Fixer Install on Google Play

Screen Adjuster Free

Usando o Screen Adjuster Free é possível configurar a emissão das cores na tela (normalmente, entre tons de verde, vermelho e azul), e diminuir a potência de cada uma delas, aliviando o efeito Burn-in. Muito usuários do Moto G4 indicam este aplicativo e dizem que funciona a longo prazo, mesmo não corrigindo o problema por completo.

Depois de baixar o Screen Adjuster Free, você pode balançar as cores até ver o ponto em que o problema da tela fantasma seja corrigido. Assim, não existe uma fórmula específica, você terá que configurar as cores no olho mesmo. Se você utiliza este app, deixe nos comentários abaixo a relação de ajuste que solucionou o seu problema, assim, mais usuários poderão tentar fazer o mesmo.

screen adjuster free app
O Screen Adjuster Free é rápido e fácil de usar / © AndroidPIT

Depois de adicionar os valores, clique no botão "Adjuster OFF" para aplicar a sua configuração. Você também pode ativar tal opção logo no início e verificar em tempo real como a imagem aparecerá no display. Para voltar às configurações do anteriores, bastará desativá-la clicando em "Adjuster ON". Este processo é o menos demorado dentre as três sugestões presentes neste artigo. 

Screen Adjuster Free Install on Google Play

Seu smartphone já teve esse problema? Usou outro aplicativo para solucioná-lo?

833 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Andreu Vasconcelos há 9 meses

    Mais um motivo pra eu gostar de botões capacitivos.

  • Eliezio V. há 3 meses

    Meu G4 Plus apresentou esse problema chato. Até o momento utilizo esse Screen Adjuster Free e tá dando para passar tranquilo e nem aparece mais. Utilizo as seguintes Configurações:

    Red: +5
    Green: +0
    Blue: +5

    Brightness: 100%
    Contrast: -0
    Vá em opções e esconda ícone na barra de status.

    A unica coisinha chata dele é que ele se sobrepõe aos outros Apps, caso queiram ativar permissões, tem que desativar a sobreposição e depois Reativá-lo.

    Espero ter ajudado! Vlw!!!

  • Vander Martins há 3 meses

    Antes fosse só o botão da Samsung , Tive esse maldito problema em todos meus Galaxy , S , S2 ,S3, S4, S5 e NOTE 4. Todos com burn in

  • Hiago Dalmolin há 3 meses

    Galera, telas Amoled (não importa a fabricante) vão apresentar Burn-in... Essa tecnologia tem esse defeito! Smartphones com botões fora da tela, exemplos os da Samsung, não vão aparentar tão facilmente, até pq apenas a barra de status fica alguns momentos com imagem estática. Mas, se vc pegar um S7 com 1 ano de uso e colocar ao lado de um novo vc vai perceber claramente que o usado tem as imagens mais avermelhadas... O Burn que acontece, acontece em toda a tela, quando os botões são virtuas, a tela toda tem Burn e ali no fundo preto onde ficam s botões é onde não ocorreu Burn! Esses aplicativos apenas queimam essa parte da tela tbm para toda a tela ficar com a mesma aparência, ela não volta para como estava antes, pois não tem nem como! Telas LCD tbm podem sofrer com isso, mas é muito mais raro e normalmente é um problema de fabricação... Telas Amoled estão na moda pelo seu contraste, preto puro, brilho e etc etc etc que as fabricantes adoram falar. Uma boa tela IPS, na minha opinião, ainda é melhor que uma Amoled por ser mais verdadeira, ter as cores mais realísticas. Mas isso é gosto de cada um!

  • Marcelo Neri há 3 meses

    Afeta sim Franco, telas Amoled e Super Amoleds são propensas a Burn-in!

292 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tive todos os Moto X, e o único que não apresentou burn in foi o Moto X Style, pois a tela não era amoled. Tive o Nokia Lumia 930 também, e mesmo sendo amoled, não apresentou burn in.

  • Se usar papel de parede animado q trabalha em toda a tela (no meu caso, cristais de gelo caindo), o burn-in pode ser aliviado. Enfrento isso, ainda que leve no meu moto G4. O burn-in surge nas laterais da tela.

  • Se formatar o smartphone esse problema sai? Estou passando por isso no meu moto g 4 plus!

  • So usar a luz no minimo pra evitar e ainda economizar energia!

  • meu moto g4 tbem ficou assim e assistência trocou a tela mas de nada adiantou levei pela segunda vez e fizeram pouco caso e alegaram que a aparelho estava bom e detalhe tinha umas 20 pessoas com o mesmo problema na assistência, pelo pouco caso da Motorola deixei o aparelho de lado e comprei o J7 Prime

  • O meu Moto G4 Plus esta com esse problema, então levei na autorizada e ficaram de trocar a frente.

  • eu achei que o Android 7.0 ia ter alguma ajuda pra sair isso, infelizmente nao

    • Vi comentário de que o tipo de tela é propensa ao burn in, as assistências técnicas da motorola estão trocando as telas com o problema por outro tipo. Pesquisa aí se isso pode servir à você.

  • desculpa, usei todos esses apps aí, realmente na hora faz diferença, mais passado umas horas fico bem pior, agora está mais claro ainda, até assustei, vou ter que manda mesmo pra assistência pra concertar,

    • É um moto G4? Vi alguns que possuem e levaram para as assistências e foram trocadas a telas, que é de um tipo, por outras ips que não sofrem com isso. Pesquisa sobre isso.

  • então deixa eu ver se eu entendi eu tenho garantia no meu g4 quero que eles concertem, o que eles vão fazer troca a tela? ? mais n quero fica sem telefone por 30, dias e foda

  • Isso é a pior coisa, você cuida bem do dispositivo e tal, e com o tempo pode aparecer isso. Meu Note 4 tá ficando com leves resquícios dos ícones na StatusBar. É desesperador.

  • Gente, meu moto g3 está com um bug na tela, um exemplo, eu entro no YouTube assisto um vídeo, e dps abro o whatsapp, do lado esquerdo da tela aparece um pedaço da tela do YouTube ou qualquer aplicativo que eu tenha usado por último, alguém sabe resolver isso? Ou se tenho que mandar para o concerto algo assim, obg.

    • Então Douglas...É justamente sobre esse problema que essa matéria está falando, vc tem duas opções pra arrumar isso:
      1°= Baixe um dos aplicativos informados na matéria para esconder o problema.
      2°= Leve o celular para que seja feita a troca da tela pois os LEDs estão defeituosos. Vc escolhe qual das duas opções é mais interessante p vc, no meu caso estou com esse problema no meu Moto g4 e levarei ele na assistência pois está na garantia e provavelmente eles iram trocar a tela.

  • BURN-IN não era coisa que assolava as telas de plasma?

  • Muito interessante. Meu S4 teve o efeito Burn in por causa do Waze. Hoje só uso no modo noturno para isso não acontecer.

  • E como faz para arrumar a câmera frontal para tirar uma primeira foto, toda vez que ela é ativada com a versão nougat do Android, ela trava no moto g4 plus.

  • Esqueça esses aplicativos. Nem perca seu tempo, pois a matéria se contradiz e nem deveria indicar essas porcarias de "fixers": o problema é hardware, como eles mesmos falam, não software. E mesmo que não consertem, não evitam o problema, pois a simples presença constante do teclado e a barra superior já marcam a tela.
    Sendo assim, nada vai resolver, a não ser a troca da tela. Tenho um Note 4 que é notório por apresentar grande incidência desse problema e pode rodar qualquer um desses programas quantas vezes quiser nele,, que a tela está a mesma droga. Isso sem falar que desliga sozinho antes da bateria acabar, mas isso já é outra história...

    • Nunca vi tal problema num Note 4.
      Quanto a bateria, um amigo meu é técnico da assistência da Samsung e disse q assim q chega esse aparelho, a bateria tem q ser trocada. A bateria do Note 4 é, de fato, uma porcaria!
      A minha as vezes desliga com 19%. Tem vezes q quando coloco pra carregar com 30%, ela cai pra 0% na hora.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi