O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
372 Compartilhados 52 Comentários

Como transferir seus dados para um novo celular Android

Mudar de smartphone não é tarefa fácil. Aliás, dá um trabalhão danado: transferir contatos, aplicativos, fotos, música e por aí vai. Mas, com os truques certos, você pode economizar muito tempo e paciência. Por isso, reformulamos o artigo e o atualizamos com novas dicas para você transferir informações entre seus aparelhos.

Vá ao que te interessa:

Transferir contatos

Os dados mais preciosos que alguém pode ter em seu smartphone são seus contatos. Por isso, transferi-los ao novo dispositivo é o primeiro passo a ser tomado. Felizmente, já se foram os tempos em que era preciso copiar um por um. Ainda que ter um caderninho com todos os números possa ser o método mais seguro para manter tais dados, os smartphones de hoje fazem essa transferência algo muito fácil. Aqui estão todos os métodos que você pode usar:

Como transferir contatos através de uma conta Google

Antes de tudo: mantenha uma conta pessoal vinculada no seu Android. Sua conta do Gmail será a responsável por armazenar todas as suas informações mais preciosas, como e-mails, contatos e agenda. Saiba como adicionar uma Conta do Google logo abaixo:

Acesse as Configurações do Sistema > Contas e sincronização > Adicionar conta > Google, você poderá adicionar a sua conta da Google no seu novo dispositivo Android. Desta forma, será possível usar, por exemplo, a Google Play Store no smartphone.

google account new
Faça login na sua conta do Google / © AndroidPIT

Depois de realizado o processo, todos os seus dados serão transferidos automaticamente. Contatos, Gmail, calendário e outros. Lembre-se de ativar a sincronização automática periodicamente para que seus dados sejam atualizados em sua conta.

Nota: Se você ainda não tem uma conta Google, é possível criar uma facilmente, a partir do seu smartphone ou no seu computador, e logo registrar a conta no seu dispositivo.

A sincronização Google oferece uma série de vantagens. Em primeiro lugar, ele suporta formatos mais complexos do que os métodos indicados abaixo. Em segundo lugar, você pode sincronizar o Google com uma infinidade de dispositivos, sendo assim a solução mais cômoda  e simples para proteger os seus contatos a longo prazo.

Como transferir contatos de iOS para um Android

Se você estiver mudando do iPhone para um smartphone Android, saiba que existem formas bem fáceis de migrar seus dados. Confira abaixo um tutorial completo, com instruções para esta transferência de dados.

Como transferir contatos através do Backup nativo

Android 6.0 Marshmallow

Até o Lollipop, o backup de dados de aplicativos funcionava de forma ainda muito superficial, pois não existe um armazenamento automático de todos os dados e configurações dos apps. Contudo, tivemos mudanças consideráveis neste sentido com o lançamento do Android Marshmallow.

Agora, o usuário pode salvar senhas de Wi-Fi, dados de aplicativos e outras configurações do dispositivo nos servidores do Google. Esses dados serão retomados sempre que o usuário fizer login em outro aparelho com a mesma conta. Para ativar esse recuso, siga os passos abaixo:

  • Acesse as configurações do sistema;
  • Fazer backup e redefinir;
  • Backup dos dados;
  • Ative a chave do backup.
backup account android
Ative o backup padrão do Marshmallow / © AndroidPIT

Android Lollipop

Para ativar o backup no Android Lollipop (e versões anteriores), acesse: Configurações >  Cópia de Segurança e restauração > Restauração Automática. Assim, você acaba de ativar o backup da sua conta do Google. Estes dados incluem as configurações de redes Wi-Fi, dos favoritos do seu navegador nativo e alguns aplicativos. Uma vez que a opção não tiver mais verificação, os dados serão apagados.

Como transferir contatos através de um cartão de memória microSD

É possível que sincronizar seus contatos através uma conta Google não seja uma opção viável para você. Mas se tanto o seu antigo dispositivo, como o novo, possuem entrada para cartão microSD, é possível transferir seus dados através desta memória externa. Para isso, é preciso, primeiramente, transferir todos os contatos para o seu cartão microSD. Os arquivos são salvos diretamente no cartão e podem ser vistos quando conectados a um computador.

Logo depois, retire o cartão microSD do antigo celular Android e insira no novo aparelho. Vá em Contatos > Gerenciar contatos > Importar/Exportar > Cartão de memória ou Cartão SD.  Siga as instruções e os contatos serão transferidos automaticamente.

importar contato android
Importe contatos do seu celular  / © AndroidPIT

Atenção: Se você tem o seu dispositivo conectado com uma conta Google e quer, além disso, passar seus contatos para o cartão microSD, comece gerenciando-os no seu Gmail. Isso porque o Google salva todos esse tipo de informação separadamente, sendo eles números de telefone, e-mail, fotos de contatos...ou seja, ao transferi-los do cartão microSD para o novo dispositivo você poderá se deparar com contatos duplicados, triplicados ou até quadruplicados. E eu falo por experiência.

Como transferir contatos através de um cartão SIM

Se você for usar o mesmo cartão SIM em seu novo smartphone Android, é possível fazer a transferência à moda antiga, copiando os contatos para o seu cartão SIM e enviá-los para o novo dispositivo ao inseri-lo. A vantagem deste método é que você pode escolher os contatos que quer transferir e eles serão sincronizados exatamente como foram salvos no antigo Android. A desvantagem deste tipo de transferência é que a memória do cartãoSIM é bastante limitada, ou seja, se você tem muitos contatos será impossível transferir todos por este método.

Neste processo também existe a desvantagem de que os contatos seja, duplicados, separando nome, telefone e informações mais precisas como endereços e e-mails.

Atenção: Antes de começar o processo pelo cartãoSIM, verifique se o mesmo passa nos dois dispositivos, sem cortes que possam danificar o chip.

Como transferir contatos através de backups dos fabricantes

Aparte dos métodos mencionados acima, que funcionam basicamente da mesma forma para todos os celulares Android, muitas fabricantes têm seus próprios métodos de backup e transferência de dados e contatos.

Migração Motorola

A Motorola tem o Motorola Migrate ou Migração Motorola, desde 2013, com o qual você consegue transferir os dados de qualquer smartphone Android para um aparelho da marca, como o Moto X, Moto G ou Moto E. O aplicativo é gratuito na Play Store e deve ser instalado em ambos os dispositivos (o antigo e o novo). A transferência é feita via Bluetooth.

Migração Motorola Install on Google Play

Sony Xperia Transfer

A solução da Sony para a transferência de dados se chama Xperia Transfer e funciona quase igual ao app anterior. O aplicativo ajuda a transferir dados tanto de outros sistemas como iOS, BlackBerry e Windows Phone, como de outros dispositivos Android para um smartphone da linha Xperia.

Xperia™ Transfer Desktop Install on Google Play

Samsung Switch Mobile

A Samsung não poderia deixar de ter seu próprio app para a transferência de dados para ajudar os novos usuários de smartphones da marca a transferir seus dados. A solução se chama Smart Switch Mobile e permite esse processo tanto de um iPhone como de qualquer celular Android. Mais informações podem ser encontradas na página de suporte ao cliente da fabricante.

Smart Switch Mobile Install on Google Play

LG - PC Suite

Quem adquiriu um novo dispositivo LG, pode tanto usar os métodos acima para transferir contatos ou o PC Suite, desenvolvido pela própria fabricante. O aplicativo faz exatamente tudo o que os apps da outras marcas fazem, com a diferença que para usá-lo você precisa de um computador. Mais informações sobre o programa são encontrados na página de suporte ao usuário da LG.

LG Backup (Sender) Install on Google Play

Como transferir SMS

Para aqueles que colecionam SMSs, existe um aplicativo de backup para os mesmos. Apps como o SMS Backup & Restore fazem um bom serviço. As mensagens são armazenadas em formato de arquivo XML, que pode ser enviadas via Bluetooth diretamente para o seu novo smartphone. Você pode baixá-lo através do botão abaixo:

SMS Backup & Restore Install on Google Play

Outra possibilidade é enviar o arquivo de backup via e-mail ou salvá-lo na nuvem. O SMS Backup & Restore deve ser baixado no novo smartphone para funcionar apropriadamente. Na inicialização, ele reconhecerá o backup e irá restaurar automaticamente as mensagens de texto salvas. A vantagem deste método é que funciona com qualquer smartphone Android.

Como transferir conversas do WhatsApp

O WhatsApp faz um backup diário de todas as conversas no Google Drive, normalmente durante a noite, para não perturbar outra ações do smartphone. É recomendado, contudo, fazer um backup completo momentos antes de prosseguir com a transferência, para garantir que mesmo as últimas mensagens enviadas foram salvas. Para isso vá em: Menu > Configurações > Chats > Backup de conversas e clicar em Backup. Este processo pode durar alguns minutos dependendo de quantas conversas você tiver e caso deseje incluir fotos e vídeos ou não.

O backup pode ser restaurado no seu novo dispositivo ao instalar o aplicativo. Porém, ele só funciona se você mantiver o mesmo número de telefone. Se o seu número mudar é preciso, antes de fazer o backup, mudar o número no aplicativo ainda no seu dispositivo antigo. Este processo pode ser feito facilmente em: Menu > Configurações > Conta > Mudar número e não esqueça de avisar seus contatos sobre o novo número.

whatsappbackuptipsnew
Faça backup das suas conversas do WhatsApp / © AndroidPIT

Como mencionado antes, é recomendável fazer a restauração das conversas no novo celular Android logo depois do backup. E lembrando que este processo funciona também entre dispositivos Android.

Como transferir fotos

A solução mais simples para o armazenamento de fotos são os backups automáticos prévios na nuvem. Aplicativos como o Dropbox, o Google Drive e o Google+ oferecem uma capacidade bem interessante de espaço e sincronização automática de imagens quando em Wi-Fi. Assim, o volume de dados móveis será conservado, o upload das imagens é feito completamente em segundo plano, e irá transferir as imagens para o novo dispositivo a partir da nuvem. Mas lembre-se: configure sua conta primeiro no novo smartphone, depois reset o aparelho antigo.

Para o backup de fotos, recomendamos o Google Fotos, que pode ser encontrado e instalado em diversos modelos de smartphones, além de possuir integração na web e com o Google Drive.

backup googlephotos auto sync
Faça backups regulares no Google Photos / © AndroidPIT
Google Fotos Install on Google Play

Outra alternativa é o envio dos dados via Bluetooth. Porém, muito cuidado, pois a transferência neste padrão pode levar bastante tempo, especialmente quando as imagens estiverem em HD.

Você também pode armazenar imagens no cartão de memória externa e salvá-las diretamente no dispositivo inserindo o mesmo no novo aparelho. Entretanto, talvez seja mais fácil apenas fazer um backup das suas fotos do telefone antigo para o computador e depois copiar e colar no seu novo Android, preferencialmente na pasta DCIM. As novas imagens feitas com o seu novo Android serão automaticamente copiadas para a sua conta do Gmail, por isso, nenhuma ação aqui será necessária.

Como transferir Música

Tudo o que foi feito para salvar as imagens do seu smartphone também se aplica às suas músicas. Porém, seja precavido: uma lista de músicas extensa pode ter vários gigabytes de tamanho, fazendo com que você tenha que planejar a transferência dos arquivos de acordo com o espaço disponível no novo smartphone ou o tempo limite para esta transferência.

AndroidPIT iTunes on Android 3
Use o iTunes para transferir suas músicas / © ANDROIDPIT

Também é possível sincronizar o iTunes com o seu novo smartphone Android. Neste artigo você confere como:

Como transferir Aplicativos

Assim que você se cadastrar no novo dispositivo com a sua conta Google, o smartphone tentará instalar os apps baixados anteriormente da Play Store desde que a sua conta esteja cadastrada no telefone. ( No Android 5.0 Lollipop o sistema perguntará quais aplicativos você gostaria de instalar no novo dispositivo e quais não).

Para transferir os dados dos aplicativos de um Android para outro é preciso um Backup extra dos mesmos. Só então é possível manter as configurações, contas e  informações de jogos para recomeçar os apps e deixá-los prontos para o uso. No artigo abaixo, você descobre tudo sobre backups para Android:

Além do backup, você pode usar os dois métodos a seguir para transferir os aplicativos do seu antigo dispositivo para o novo.

Como transferir um aplicativo pelo computador (PC ou MacOS)

Se você quer transferir um aplicativo para outro dispositivo, basta usar um computador (PC ou Mac) e baixar o Wondershare, um programa completo que te permite transferir qualquer tipo de contudo entre dois smartphones com um só clique. Prepare os smartphones, cabos USB e os aplicativos que você gostaria de transferir. O processo é tão rápido que pode poderia ser executado por si mesmo, sem que você notasse.

Conecte os dois dispositivos no seu computador usando cabos USB e voilá! Bom, quase. Neste ponto, basta abrir o programa, selecionar Apps, localizado entre a imagem dos dois aparelhos e clicar em Start Copy para começar a transferência. Agora é só esperar o processo acabar.

share files xender hero
Transfira seus apps de Android para Android hoje mesmo / © AndroidPIT

Como transferir aplicativos sem usar um computador

Como sempre, o Android tem uma opção para você que está perdido entre cabos ou sem computador. As opções são variadas na Play Store, mas, para simplificar a sua decisão, nós usaremos o aplicativo que consideramos melhor, o APK Extractor.

Trata-se de um aplicativo completamente gratuito e muito fácil de usar. Quando você o abre, uma lista com os seus apps aparecerá e é necessário então selecionar o aplicativo que você quer transferir ou compartilhar e escolher a opção "Compartilhar" no menu. Você pode realizar o processo app por app ou selecionar todos fazendo um clique longo em um dos aplicativos e usando a caixinha que aparecerá no parte superior à direita, clicando no símbolo de compartilhar no canto superior direito.

O aplicativo te mostrará uma série de opções para compartilhar os apps que você escolheu como: e-mail, Skype, Bluetooth e Wi-Fi.

Agora que você transferiu todos os seus dados e aplicativos para o seu novo smartphone Android, é hora de começar a xeretar e explorar as infinitas possibilidades do seu novo aparelho. Te desejo então uma boa jornada de descobertas e muita diversão.


E aí, conseguiu transferir todos os aplicativos que você queria? Você sabe de algum método de transferência mais fácil do que estes? Comente aqui.

52 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi