O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 22 Compartilhado 9 Comentários

Como usar o Google Maps gastando menos bateria

O Google Maps é um aplicativo extremamente útil, mas que devora a bateria dos dispositivos. Mostraremos aqui como usar o serviço gastando menos energia.

maps teaser
Google Maps: muito útil, mas como castiga a bateria! / © ANDROIDPIT

Algumas medidas para diminuir o consumo de energia do Maps são bem conhecidas, como desativar o update automático de outros apps quando você precisar muito do Maps (em férias por exemplo). Vou tratar aqui de duas dicas menos conhecidas, mas igualmente eficazes.

Limitar a configuração de local

O Maps especifica a localização do usuário constantemente, para que possa realizar seu trabalho de maneira mais precisa. Claro, também é possível desativar completamente a localização nas configurações do Google. Isso economiza bateria e deve ser feito quando não se precisar de GPS. Por outro lado, quem precisar da função pode também limitar a coleta de dados em segundo plano. O Google não especifica a sua localização apenas para o Maps. Outros serviços do Big G também requerem a informação, muitas vezes sem realmente precisar dela. Você pode, portanto, negar o acesso desses outros serviços, bastando abrir o "Mapas > Configurações (abaixo à esquerda) > Config. de local do Google > Relatório de localização do Google”. Em seguida, desative o “Relatório de localização” e o “Histórico de localização”. Isso interrompe os processos em segundo plano e reduz o consumo da bateria.

gmapsbateria
Desativando os processos em segundo plano. / © ANDROIDPIT

Evitar a tela acesa

Um problema conhecido do Maps é o display sempre ativo, que devora a bateria. Para evitar esse consumo, ative a função de navegação orientada por voz. Com ela você escuta onde deve fazer a curva, e não precisa deixar a tela ligada.

gmapsbateria
Com a navegação por voz você pode apagar a tela do seu aparelho e economizar energia. / © ANDROIDPIT

Como vimos, não é possível fazer muito, e o Maps permanece um devorador de bateria. Com as dicas acima, porém, podem fazer a diferença quando você estiver perdido e quase sem bateria.

Conhece outros truques para otimizar o consumo de bateria do Google Maps?

9 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi